Secretaria Especial de Comunicação
Prefeito inaugura novo trecho de prolongamento da Radial Leste
Com a inauguração do novo trecho, o tráfego de veículos no sentido da marginal Tietê ganhará velocidade e fluidez. Segundo a CET, mais de 2.500 veículos vão utilizar as pistas que estão sendo liberadas.
O prefeito de São Paulo inaugurou, na manhã deste sábado (21/04), mais 2,8 km de vias do prolongamento da Nova Radial Leste. Com a inauguração do novo trecho, o tráfego de veículos no sentido da marginal Tietê ganhará velocidade e fluidez. Segundo a CET, mais de 2.500 veículos vão utilizar as pistas que estão sendo liberadas.
“É uma importante obra de infra-estrutura que aproxima Itaquera e a Zona Leste do restante de São Paulo, diminuindo as distâncias e o tempo de circulação dos veículos, portanto facilitando a vida dos que aqui moram”, disse o prefeito durante a inauguração. A obra beneficia os moradores da região de Guaianases, Itaquera, XV de Novembro, José Bonifácio, Vila Progresso e Lajeado.
As novas vias são dotadas de pistas duplas de 10,5 m de largura cada uma e três faixas de tráfego nos dois sentidos da Nova Radial, que liga as proximidades do túnel Jornalista Odon Pereira à estação Artur Alvim do metrô e à marginal Tietê. As calçadas têm 2,5 m de largura e a separação das novas pistas é feita por um muro de contenção. Para iluminar a nova via, o Departamento de Iluminação Pública (Ilume) instalou 93 pontos de luz.
Agora, falta apenas o término das obras do viaduto Artur Alvim, em agosto, para a conclusão da ligação viária de Guaianases à marginal Tietê. Neste período, o acesso às novas pistas no sentido avenida Calim Eid (marginal ao córrego Franquinho) será feito por meio de um desvio planejado pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
O projeto inicial do viaduto previa uma extensão do mesmo de 430 metros, exigindo a desapropriação de 116 imóveis. A gestão atual reduziu-o para 230 metros, diminuindo o número de desapropriações para 41 imóveis, e obtendo uma economia total de R$ 12 milhões, sendo R$ 5 milhões com as obras e o restante nas desapropriações.
A avenida foi construída por cima de uma linha desativada da CPTM. Os moradores dos bairros beneficiados se reuniram e avaliaram que a construção de uma nova via atenderia melhor seus interesses. “O projeto surgiu de uma união popular, que na época conseguiu fazer com que os governos estadual e municipal se entendessem”, declarou Eduardo Pinheiro Borges, líder comunitário envolvido com a via antes do começo das obras.
A implantação da avenida começou em 2003. No começo de 2005, o prolongamento da Radial estava com 5,4 km entre Itaquera e Guaianases. Entre 2005 e 2006, foi entregue o Túnel Jornalista Odon Pereira, alça de acesso ao viaduto que liga a nova via ao centro de Itaquera e estação de transferência de ônibus.
Completo, o complexo viário é composto por 9 km de pista dupla, ligando Arthur Alvim a Guaianases, ligando ambos à marginal Tietê por meio do viaduto Arthur Alvim e da avenida Calim Eid.
Nova via muda a cara de Itaquera
O prefeito fez questão de ressaltar que a importância da nova obra vai além de desafogar o trânsito da região e proporcionar uma nova alternativa para a Zona Leste. “Mais do que isso, é uma demonstração de que a Zona Leste cresce e ganha investimentos. Aqui do lado, há um grande shopping sendo construído, que vai gerar 3.500 empregos”, disse. “Todos nós chegamos à conclusão que a Zona Leste está se reencontrando e caminha para o desenvolvimento, que cada vez mais faz com que as pessoas que aqui moram aqui também encontrem empregos e lazer”.
O shopping que é construído vizinho à nova via é o maior empreendimento realizado em dez anos em Itaquera. De acordo com o subprefeito de Itaquera, o consórcio responsável pela construção do shopping decidiu aumentá-lo em 30% quando soube do prolongamento da Radial.
Além da nova opção de lazer, o shopping abriu 1.500 postos de trabalho para sua construção, e em outubro criará novas 3.500 vagas. “Todas as pessoas serão contratadas por intermédio do Centro de Apoio ao Trabalhador”, contou o subprefeito, se referindo ao posto de intermediação de mão-de-obra de Prefeitura.
Eduardo Pinheiro Borges concorda que o principal benefício da avenida não é a ligação, “apesar de toda sua importância, mas sim a mudança de característica do entorno dessa região, que sempre foi desmerecida e desqualificada”, afirmou.
O prefeito participou da cerimônia de liberação da via ao tráfego, acompanhado pelos secretários de Infra Infra-Estrutura Urbana e Obras, de Habitação, de Assistência e Desenvolvimento Social, do presidente da CET e dos subprefeitos de Itaquera, da Vila Prudente, da Penha e de Ermelino Matarazzo.
“É uma importante obra de infra-estrutura que aproxima Itaquera e a Zona Leste do restante de São Paulo, diminuindo as distâncias e o tempo de circulação dos veículos, portanto facilitando a vida dos que aqui moram”, disse o prefeito durante a inauguração. A obra beneficia os moradores da região de Guaianases, Itaquera, XV de Novembro, José Bonifácio, Vila Progresso e Lajeado.
As novas vias são dotadas de pistas duplas de 10,5 m de largura cada uma e três faixas de tráfego nos dois sentidos da Nova Radial, que liga as proximidades do túnel Jornalista Odon Pereira à estação Artur Alvim do metrô e à marginal Tietê. As calçadas têm 2,5 m de largura e a separação das novas pistas é feita por um muro de contenção. Para iluminar a nova via, o Departamento de Iluminação Pública (Ilume) instalou 93 pontos de luz.
Agora, falta apenas o término das obras do viaduto Artur Alvim, em agosto, para a conclusão da ligação viária de Guaianases à marginal Tietê. Neste período, o acesso às novas pistas no sentido avenida Calim Eid (marginal ao córrego Franquinho) será feito por meio de um desvio planejado pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
O projeto inicial do viaduto previa uma extensão do mesmo de 430 metros, exigindo a desapropriação de 116 imóveis. A gestão atual reduziu-o para 230 metros, diminuindo o número de desapropriações para 41 imóveis, e obtendo uma economia total de R$ 12 milhões, sendo R$ 5 milhões com as obras e o restante nas desapropriações.
A avenida foi construída por cima de uma linha desativada da CPTM. Os moradores dos bairros beneficiados se reuniram e avaliaram que a construção de uma nova via atenderia melhor seus interesses. “O projeto surgiu de uma união popular, que na época conseguiu fazer com que os governos estadual e municipal se entendessem”, declarou Eduardo Pinheiro Borges, líder comunitário envolvido com a via antes do começo das obras.
A implantação da avenida começou em 2003. No começo de 2005, o prolongamento da Radial estava com 5,4 km entre Itaquera e Guaianases. Entre 2005 e 2006, foi entregue o Túnel Jornalista Odon Pereira, alça de acesso ao viaduto que liga a nova via ao centro de Itaquera e estação de transferência de ônibus.
Completo, o complexo viário é composto por 9 km de pista dupla, ligando Arthur Alvim a Guaianases, ligando ambos à marginal Tietê por meio do viaduto Arthur Alvim e da avenida Calim Eid.
Nova via muda a cara de Itaquera
O prefeito fez questão de ressaltar que a importância da nova obra vai além de desafogar o trânsito da região e proporcionar uma nova alternativa para a Zona Leste. “Mais do que isso, é uma demonstração de que a Zona Leste cresce e ganha investimentos. Aqui do lado, há um grande shopping sendo construído, que vai gerar 3.500 empregos”, disse. “Todos nós chegamos à conclusão que a Zona Leste está se reencontrando e caminha para o desenvolvimento, que cada vez mais faz com que as pessoas que aqui moram aqui também encontrem empregos e lazer”.
O shopping que é construído vizinho à nova via é o maior empreendimento realizado em dez anos em Itaquera. De acordo com o subprefeito de Itaquera, o consórcio responsável pela construção do shopping decidiu aumentá-lo em 30% quando soube do prolongamento da Radial.
Além da nova opção de lazer, o shopping abriu 1.500 postos de trabalho para sua construção, e em outubro criará novas 3.500 vagas. “Todas as pessoas serão contratadas por intermédio do Centro de Apoio ao Trabalhador”, contou o subprefeito, se referindo ao posto de intermediação de mão-de-obra de Prefeitura.
Eduardo Pinheiro Borges concorda que o principal benefício da avenida não é a ligação, “apesar de toda sua importância, mas sim a mudança de característica do entorno dessa região, que sempre foi desmerecida e desqualificada”, afirmou.
O prefeito participou da cerimônia de liberação da via ao tráfego, acompanhado pelos secretários de Infra Infra-Estrutura Urbana e Obras, de Habitação, de Assistência e Desenvolvimento Social, do presidente da CET e dos subprefeitos de Itaquera, da Vila Prudente, da Penha e de Ermelino Matarazzo.
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