Secretaria Especial de Comunicação
Recuperação viária vai melhorar fluxo e reduzir congestionamentos
Serão recuperadas estruturas como o viaduto Antonio Abdo, o elevado do Glicério, o viaduto Alberto Badra, ponte Engenheiro Roberto Rossi Zuccolo (Cidade Jardim), viaduto João Julião, viaduto do Café e viaduto Florêncio de Abreu.
A Prefeitura vai realizar a recuperação estrutural das seguintes estruturas elevadas: viaduto Antonio Abdo (Conselheiro Carrão), ponte Engenheiro Roberto Rossi Zuccolo (Cidade Jardim), elevado do Glicério, viaduto Alberto Badra, viaduto João Julião (Beneficência Portuguesa), viaduto do Café e viaduto Florêncio de Abreu (confira os detalhes abaixo). Além dessas obras, o viário deve receber novas estruturas que vão melhorar o tráfego de veículos por todas as regiões de São Paulo.
Está em andamento a construção do viaduto sobre a avenida Águia de Haia, na Zona Leste, que fará a interligação da nova Radial Leste com a avenida Calim Eid, sentido Marginal Tietê. O viaduto terá 230 metros de extensão e suportará uma circulação prevista de mais de 3 mil veículos por hora. Valor das obras: R$ 15,3 milhões.
Também na Zona Leste está em obras o prolongamento da avenida Jacu-Pêssego, com a construção do entroncamento da Jacu-Pêssego com a avenida Assis Ribeiro, obra prevista para o segundo semestre deste ano. A construção do viaduto sobre os trilhos da CPTM e das alças de acesso à rodovia Ayrton Senna está prevista para 2008. O valor da obra é de R$ 230 milhões, com aporte financeiro dos governos federal e estadual.
Na Zona Norte está em andamento a construção do viaduto Jaraguá, sobre os trilhos da CPTM, ligando a Estrada de Taipas à avenida Dr. Felipe Pinel. O novo viaduto, com 153,5 m, vai desafogar o trânsito da região. De acordo com a CPTM, nos horários de pico a cancela para passagem dos trens é fechada de 7 em 7 minutos, provocando um congestionamento de mais de 3 quilômetros. Valor total da obra: R$ 11,7 milhões. Previsão de conclusão: 2008.
Na Zona Sul está em andamento a construção do complexo viário Jurubatuba, localizado entre a avenida Interlagos e avenida Nossa Senhora do Sabará. Em 2006, a atual gestão inaugurou a primeira fase da obra, com uma ponte e parte da duplicação da avenida Miguel Yunes. O valor total da obra é de R$ 110 milhões. Um dos maiores benefícios desta obra é desafogar o trânsito das avenidas Interlagos e Nações Unidas. Até o fim de 2007 estará concluída a duplicação da avenida Miguel Yunes, criando opções para o trânsito da região da Cidade Dutra e Santo Amaro.
Ainda na Zona Sul, está em construção a ponte estaiada sobre o rio Pinheiros, parte do complexo Real Parque. Está em andamento a construção de duas pontes estaiadas sobre o rio Pinheiros, com um mastro de 138 metros de altura. Obra prevista para 2008, no valor total de R$ 233 milhões.
Outra importante obra viária nesta região é a passagem inferior sob a avenida Washington Luís, em frente do Aeroporto de Congonhas. A obra vai melhorar o trânsito para os motoristas que vêm da avenida Washington Luís em direção ao Centro. Pelo local circulam cerca de 10 mil veículos por hora, dos quais 2 mil se dirigem ao aeroporto. A passagem inferior eliminará o semáforo, melhorando o trânsito no sentido Centro. A passagem tem 310 metros de extensão, sendo 160 cobertos e 150 metros descobertos, com duas faixas de rolamento. Esta obra, diferente das demais, é uma compensação de melhoramento viária solicitada pela Prefeitura de São Paulo em função da reforma do Aeroporto de Congonhas, gerenciada pela Infraero.
Confira os locais que receberão as obras
Viaduto Antonio Abdo (Conselheiro Carrão), localizado entre a rua Antonio de Barros e a avenida Conselheiro Carrão. Construído em 1970, possui 720 metros de extensão contando com as alças de acesso. Pelo complexo circulam cerca de 1.700 veículos/hora. O valor total da intervenção é de R$ 8,3 milhões. Em 2007, serão investidos R$ 3,2 milhões e as obras estarão concluídas até o fim do ano.
Ponte Engenheiro Roberto Rossi Zuccolo (Cidade Jardim), responsável pela ligação entre a avenida Cidade Jardim e a avenida Tajurás, sobre o rio Pinheiros. Construído em 1951 e duplicado em 1968, tem 219 metros de extensão, com circulação média de 5 mil veículos por hora. Valor total da obra: R$ 23,7 milhões. Em 2007, serão investidos R$ 3,250 milhões para a recuperação da estrutura no sentido Jaguaré - Interlagos, encerrando a segunda etapa da obras. O rebaixamento da pista da marginal Pinheiros nesse mesmo sentido será feito em 2008.
Elevado do Glicério, localizado sobre a rua do Glicério e avenida do Estado, faz parte da ligação Leste-Oeste. Construído entre 1969 e 1972, tem 1.018 metros de extensão, com 780 metros de rampas de acesso e 350 metros de rampas de contorno, por onde circulam cerca de 16 mil veículos/hora. Valor total das obras: R$ 21,7 milhões. Em 2007, serão investidos R$ 3,327 milhões para a recuperação da parte inferior do elevado, etapa que estará concluída até o fim do ano. Em 2008, será recuperado o pavimento do elevado.
Viaduto Alberto Badra, localizado na avenida Aricanduva, passando sobre a Radial Leste e a Ferroban - Ferrovia Bandeirantes S. A. (antiga Fepasa). Construído em 1970, tem 1.600 metros de extensão (incluindo as alças), por onde circulam 4.500 veículos/hora. Em novembro de 2000 passou por recuperação emergencial em um dos pilares, com troca do aparelho de apoio. Valor contratual da obra: R$ 3,8 milhões. Em 2007, será investido R$ 1,5 milhão para a recuperação dos pilares. O reinício da obra está previsto para maio/junho, com a conclusão estimada para o fim de 2008.
Viaduto João Julião (Beneficência Portuguesa), localizado na rua João Julião, passa sobre a avenida 23 de Maio. Construído em 1970, tem 170 metros de extensão. Valor contratual das obras: R$ 4,2 milhões. Em 2007, será investido R$ 1,5 milhão para a recuperação das fundações e reforço estrutural do viaduto. Início previsto para junho de 2007 e conclusão em 2008.
Viaduto do Café, localizado sobre a Radial Leste com a rua Augusta, sobre a rua Avanhandava e avenida Nove de Julho. Construído em 1969, tem 280 metros de extensão. Valor contratual: R$ 7,3 milhões. Em 2007, serão investidos R$ 2,1 milhões para a recuperação da parte inferior do viaduto. A conclusão está prevista para 2008.
Viaduto Florêncio de Abreu, localizado na rua Florêncio de Abreu, sobre a rua Carlos de Souza Nazareth. Construído em 1936, tem cerca de 20 metros de extensão, com 14 metros de largura. Valor previsto para o restauro do viaduto: R$ 2,5 milhões. Em 2007, serão investidos R$ 800 mil para o início do restauro. O começo da obra está previsto para o segundo semestre de 2007, com conclusão em 2008.
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Obras viárias da Prefeitura vão desafogar trânsito em SP
Está em andamento a construção do viaduto sobre a avenida Águia de Haia, na Zona Leste, que fará a interligação da nova Radial Leste com a avenida Calim Eid, sentido Marginal Tietê. O viaduto terá 230 metros de extensão e suportará uma circulação prevista de mais de 3 mil veículos por hora. Valor das obras: R$ 15,3 milhões.
Também na Zona Leste está em obras o prolongamento da avenida Jacu-Pêssego, com a construção do entroncamento da Jacu-Pêssego com a avenida Assis Ribeiro, obra prevista para o segundo semestre deste ano. A construção do viaduto sobre os trilhos da CPTM e das alças de acesso à rodovia Ayrton Senna está prevista para 2008. O valor da obra é de R$ 230 milhões, com aporte financeiro dos governos federal e estadual.
Na Zona Norte está em andamento a construção do viaduto Jaraguá, sobre os trilhos da CPTM, ligando a Estrada de Taipas à avenida Dr. Felipe Pinel. O novo viaduto, com 153,5 m, vai desafogar o trânsito da região. De acordo com a CPTM, nos horários de pico a cancela para passagem dos trens é fechada de 7 em 7 minutos, provocando um congestionamento de mais de 3 quilômetros. Valor total da obra: R$ 11,7 milhões. Previsão de conclusão: 2008.
Na Zona Sul está em andamento a construção do complexo viário Jurubatuba, localizado entre a avenida Interlagos e avenida Nossa Senhora do Sabará. Em 2006, a atual gestão inaugurou a primeira fase da obra, com uma ponte e parte da duplicação da avenida Miguel Yunes. O valor total da obra é de R$ 110 milhões. Um dos maiores benefícios desta obra é desafogar o trânsito das avenidas Interlagos e Nações Unidas. Até o fim de 2007 estará concluída a duplicação da avenida Miguel Yunes, criando opções para o trânsito da região da Cidade Dutra e Santo Amaro.
Ainda na Zona Sul, está em construção a ponte estaiada sobre o rio Pinheiros, parte do complexo Real Parque. Está em andamento a construção de duas pontes estaiadas sobre o rio Pinheiros, com um mastro de 138 metros de altura. Obra prevista para 2008, no valor total de R$ 233 milhões.
Outra importante obra viária nesta região é a passagem inferior sob a avenida Washington Luís, em frente do Aeroporto de Congonhas. A obra vai melhorar o trânsito para os motoristas que vêm da avenida Washington Luís em direção ao Centro. Pelo local circulam cerca de 10 mil veículos por hora, dos quais 2 mil se dirigem ao aeroporto. A passagem inferior eliminará o semáforo, melhorando o trânsito no sentido Centro. A passagem tem 310 metros de extensão, sendo 160 cobertos e 150 metros descobertos, com duas faixas de rolamento. Esta obra, diferente das demais, é uma compensação de melhoramento viária solicitada pela Prefeitura de São Paulo em função da reforma do Aeroporto de Congonhas, gerenciada pela Infraero.
Confira os locais que receberão as obras
Viaduto Antonio Abdo (Conselheiro Carrão), localizado entre a rua Antonio de Barros e a avenida Conselheiro Carrão. Construído em 1970, possui 720 metros de extensão contando com as alças de acesso. Pelo complexo circulam cerca de 1.700 veículos/hora. O valor total da intervenção é de R$ 8,3 milhões. Em 2007, serão investidos R$ 3,2 milhões e as obras estarão concluídas até o fim do ano.
Ponte Engenheiro Roberto Rossi Zuccolo (Cidade Jardim), responsável pela ligação entre a avenida Cidade Jardim e a avenida Tajurás, sobre o rio Pinheiros. Construído em 1951 e duplicado em 1968, tem 219 metros de extensão, com circulação média de 5 mil veículos por hora. Valor total da obra: R$ 23,7 milhões. Em 2007, serão investidos R$ 3,250 milhões para a recuperação da estrutura no sentido Jaguaré - Interlagos, encerrando a segunda etapa da obras. O rebaixamento da pista da marginal Pinheiros nesse mesmo sentido será feito em 2008.
Elevado do Glicério, localizado sobre a rua do Glicério e avenida do Estado, faz parte da ligação Leste-Oeste. Construído entre 1969 e 1972, tem 1.018 metros de extensão, com 780 metros de rampas de acesso e 350 metros de rampas de contorno, por onde circulam cerca de 16 mil veículos/hora. Valor total das obras: R$ 21,7 milhões. Em 2007, serão investidos R$ 3,327 milhões para a recuperação da parte inferior do elevado, etapa que estará concluída até o fim do ano. Em 2008, será recuperado o pavimento do elevado.
Viaduto Alberto Badra, localizado na avenida Aricanduva, passando sobre a Radial Leste e a Ferroban - Ferrovia Bandeirantes S. A. (antiga Fepasa). Construído em 1970, tem 1.600 metros de extensão (incluindo as alças), por onde circulam 4.500 veículos/hora. Em novembro de 2000 passou por recuperação emergencial em um dos pilares, com troca do aparelho de apoio. Valor contratual da obra: R$ 3,8 milhões. Em 2007, será investido R$ 1,5 milhão para a recuperação dos pilares. O reinício da obra está previsto para maio/junho, com a conclusão estimada para o fim de 2008.
Viaduto João Julião (Beneficência Portuguesa), localizado na rua João Julião, passa sobre a avenida 23 de Maio. Construído em 1970, tem 170 metros de extensão. Valor contratual das obras: R$ 4,2 milhões. Em 2007, será investido R$ 1,5 milhão para a recuperação das fundações e reforço estrutural do viaduto. Início previsto para junho de 2007 e conclusão em 2008.
Viaduto do Café, localizado sobre a Radial Leste com a rua Augusta, sobre a rua Avanhandava e avenida Nove de Julho. Construído em 1969, tem 280 metros de extensão. Valor contratual: R$ 7,3 milhões. Em 2007, serão investidos R$ 2,1 milhões para a recuperação da parte inferior do viaduto. A conclusão está prevista para 2008.
Viaduto Florêncio de Abreu, localizado na rua Florêncio de Abreu, sobre a rua Carlos de Souza Nazareth. Construído em 1936, tem cerca de 20 metros de extensão, com 14 metros de largura. Valor previsto para o restauro do viaduto: R$ 2,5 milhões. Em 2007, serão investidos R$ 800 mil para o início do restauro. O começo da obra está previsto para o segundo semestre de 2007, com conclusão em 2008.
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