Secretaria Especial de Comunicação

Segunda-feira, 21 de Maio de 2007 | Horário: 17:40
Compartilhe:

Despoluição Visual da Rua Augusta em cartaz no Conjunto Nacional

Estudantes de arquitetura apresentam em exposição no Conjunto Nacional suas propostas para valorização do espaço urbano e adequação de fachadas à Lei Cidade Limpa.
Valorizar o espaço urbano e sugerir alternativas para adequação de fachadas. Esses foram os objetivos traçados para um estudo de caso realizado na rua Augusta entre o final de 2006 e início de 2007. Os resultados, que incluem fotos do final do ano passado e desenhos com novas propostas para as fachadas da rua, podem ser vistos na exposição Despoluição visual da Rua Augusta, em cartaz no Conjunto Nacional a partir de hoje (21/05). O estudo foi feito pelos estudantes de arquitetura da equipe de Zeladoria Urbana da Subprefeitura da Sé.

“Esclarecer a população sobre a Lei Cidade Limpa, fazer sugestões de fachadas adequadas à Lei e apresentar a possibilidade de uma cidade sem poluição visual é a finalidade do estudo”, explica o secretário das Subprefeituras e subprefeito da Sé, que idealizou o projeto. Durante dois meses, cerca de vinte estagiários percorreram as quadras da Augusta, fizeram levantamento de fotos das fachadas irregulares e prepararam propostas.

“A despoluição visual é interessante, pois a publicidade esconde a fachada e o cidadão perde o interesse em preservá-la”, diz Fabrizio Rastelli, um dos estagiários que participou do projeto. A exposição apresenta fotos de cada uma das 28 quadras da rua Augusta, além de desenhos detalhados com sugestões de fachadas que valorizam a arquitetura da região. O público também vai conferir pranchas com explicações sobre a Lei Cidade Limpa e sobre o trabalho realizado pela Zeladoria Urbana.

No dia 30 de maio, às 19 horas, será realizada uma palestra sobre a Lei Cidade Limpa com a arquiteta Izildinha Anselmo de Araújo, que colaborou na elaboração da regulamentação. Conhecida como Cidade Limpa, a Lei nº 14.223 surgiu para combater a poluição visual e a degradação ambiental e preservar a memória cultural e histórica de São Paulo.

A melhoria da qualidade do espaço urbano é o objetivo da Zeladoria Urbana, que foi idealizada no início de 2006. No programa, estudantes de arquitetura percorrem as ruas do Centro diagnosticando a situação de cada local e encaminhando as demandas encontradas para os setores responsáveis.

A exposição, realizada pela Subprefeitura da Sé, tem patrocínio da Livraria Cultura, da Cerâmica City e da Led Plas, e conta com apoio do Espaço Cultural Conjunto Nacional, da Iacocca Assessoria de Marketing Cultural, do Instituto dos Arquitetos do Brasil Departamento de São Paulo, do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e da Cadô Presentes Personalizados.

Serviço
Despoluição Visual da Rua Augusta
Palestra sobre a Lei Cidade Limpa: dia 30 de maio, às 19h, com a arquiteta Izildinha Anselmo de Araújo.
Data: de 21 de maio a 30 de junho
Local: Conjunto Nacional - Av. Paulista, 2.073
Grátis

collections
Galeria de imagens