Secretaria Especial de Comunicação

Segunda-feira, 4 de Junho de 2007 | Horário: 19:41
Compartilhe:

Operação Inverno vai controlar emissão de poluentes de caminhões

A operação vai até 26 de setembro. O objetivo é evitar o aumento da concentração de poluentes no ar de São Paulo. Nesta época do ano, com as condições meteorológicas desfavoráveis, o excesso de poluição prejudica a saúde das pessoas.
O prefeito de São Paulo participou nesta segunda-feira (04/06) do lançamento da Operação Inverno 2007, promovida pela Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental (Cetesb). Caminhões movidos a óleo diesel foram inspecionados na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), para que fossem medidos os níveis de material particulado lançado na atmosfera. Veículos a diesel são responsáveis pela emissão de 40% de todo material particulado despejado no ar da Cidade. A ação desta segunda-feira teve caráter educativo e não multou os motoristas.

A Operação Inverno vai até 26 de setembro. O objetivo é evitar o aumento da concentração de poluentes no ar de São Paulo. Nesta época do ano, com as condições meteorológicas desfavoráveis, o excesso de poluição prejudica a saúde das pessoas. Os caminhões serão inspecionados por opacímetros, equipamentos que coletam amostras dos gases expelidos e emitem laudos aprovando ou não os níveis de emissão. Dois grandes comandos serão realizados no Estado, mobilizando 200 técnicos, policiais ambientais e rodoviários.

Na fiscalização também será utilizado um cartão com um furo no centro, com cinco padrões de cinza impressos ao redor, indo do mais claro até o mais escuro. O fiscal olha pelo furo em direção ao veículo e compara a cor da fumaça. Quando a cor da fumaça for equivalente às cores três, quatro ou cinco da escala, o veículo será multado. O valor da multa é de R$ 853,80. No caso de reincidência, o valor dobra.

Durante a Semana do Meio Ambiente, motoristas receberão nos pedágios panfletos comunicando o início da Operação Inverno e informações sobre a necessidade de regulagem dos caminhões. Haverá um trabalho de educação ambiental dirigido especificamente a proprietários de veículos movidos a óleo diesel. Estão programadas novas inspeções e distribuição de material de orientação nos dias 11 e 12 de junho, no Sesc Itaquera, na Zona Leste, onde também serão realizadas medições com opacímetros em ônibus.

"Agora, Prefeitura e Governo do Estado estão juntos, combatendo a poluição do ar ainda antes do início do Inverno. Recentemente tivemos a oportunidade de dar continuidade ao que o governador havia feito na Prefeitura com a inspeção de ônibus", disse o prefeito. Ele relembrou que na semana passada teve início a fiscalização de ônibus fretados em operação na Cidade. "É importante todos saberem que graças a um convênio entre Prefeitura e Governo do Estado e, com o apoio do Governo Federal, em poucos meses iremos fiscalizar os veículos por meio de chips. Cada veículo vai ter sua placa eletrônica. Isto vai ser coordenado pelo Estado, por meio do Detran, junto com a Prefeitura. Com isso vamos identificar os veículos que não passaram pela fiscalização, o que vai ajudar a melhorar a qualidade do ar", acrescentou.

O secretário municipal de Verde e Meio Ambiente lembrou pesquisa realizada pelo Hospital das Clínicas de São Paulo segundo a qual a poluição causada por veículos a gasolina e a diesel é responsável pela perda de um ano e meio de vida da população paulistana. "De acordo com o estudo, cerca de sete pessoas morrem por dia na Cidade devido à poluição do ar. Os mais atingidos são crianças e idosos", explicou o secretário.

Ainda nesta segunda-feira, o prefeito participou do São Paulo Ethanol Summit, um encontro realizado no World Trade Center, na Zona Sul da Cidade, que debateu o etanol e as implicações socioeconômicas e ambientais do uso do combustível.


collections
Galeria de imagens