Secretaria Especial de Comunicação

Sexta-feira, 13 de Julho de 2007 | Horário: 17:40
Compartilhe:

Lançado novo atendimento-padrão de crianças e adolescentes em situação de risco

Nesta sexta-feira (13/07) foi lançado o novo atendimento-padrão de crianças e adolescentes em situação de risco, feita durante o seminário ''Conceitos e Estrátégias para o atendimento das Crianças e Jovens em Situação de Risco''.
O prefeito participou nesta sexta-feira (13/07) do lançamento do novo atendimento-padrão de crianças e adolescentes em situação de risco. A divulgação foi feita durante o seminário "Conceitos e Estratégias para o atendimento das Crianças e Jovens em Situação de Risco", que encerrou um curso para a padronização do trabalho realizado pelos profissionais da rede de proteção social da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e comemorou o aniversário de 17 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

"Os diversos programas coordenados pela Secretaria, ao focar essas crianças, nos ajudam a identificar a solução de graves problemas da cidade, como as crianças nos semáforos, as crianças nas ruas, os moradores de rua", afirmou ele.

Os gestores, técnicos e educadores dos 14 Crecas (Centros de Referência da Criança e do Adolescente), juntamente com técnicos de Supervisões de Assistência Social (SAS) das 31 subprefeituras e representantes de organizações sociais da região central, participaram de uma capacitação, realizada de 5 de fevereiro a 30 de maio e ministrada por uma equipe multidisciplinar do Projeto Quixote, que foi finalizada pelo seminário.

Os 177 agentes da rede de proteção social receberam subsídios conceituais e práticos para o atendimento de crianças e jovens em situação de risco social e pessoal. Também adquiriram conhecimentos básicos sobre drogas, tipo de uso, classificação, efeitos e funções psicossociais; refletiram sobre os fatores de vulnerabilidade da população atendida; traçaram o perfil das pessoas atendidas na rede da Secretaria; discutiram o papel do educador; saúde mental; situação de risco e modelos de prevenção; alcoolismo e juventude; violência sexual; delinqüência e juventude; situação de rua; além do fortalecimento da rede de atendimento.

"Os nossos programas sociais são bastante extensos. O nosso objetivo maior é colocar as crianças na escola, que hoje na rede pública municipal de ensino atingem 1 milhão e 100 mil crianças. Vamos somar a elas aquelas que estão na rua, através da atuação dos nossos programas sociais", disse o prefeito, que complementou: "A cidade hoje, no campo dos programas sociais, está melhor do que ontem. E amanhã estará melhor do que hoje".


collections
Galeria de imagens