Secretaria Especial de Comunicação

Quinta-feira, 23 de Agosto de 2007 | Horário: 10:05
Compartilhe:

Peixes temperados são destaques do Sabores de São Paulo

Evento gastronômico oferece aulas, para o público em geral, a fim de promover a diversidade culinária de São Paulo. O objetivo é dar espaço para as receitas de pratos que fazem sucesso nos bairros, mas não têm visibilidade em toda a cidade.
A Cozinha Mercado Gourmet, do Mercado Municipal, recebe neste fim de semana dois chefs que ensinam a preparar receitas de peixe. Talitha Barros, do restaurante Boa Bistrô, ensina um prato elaborado especialmente para o Programa Sabores de São Paulo desta sexta-feira (24/08): salmão ao molho de limão siciliano, acompanhado pelo risoto de sete grãos ao curry e castanha do Pará. A proposta de Talitha é servir um prato leve e saudável, além de saboroso.

Quem comanda a Cozinha no sábado (25/08), é o chef Alain Uzan, do Expond. Ele prepara a costela de tambaqui ao molho de acerola. O peixe, típico do Amazonas, é selado - vai à frigideira com um fio de azeite, alho, sal e pimenta e depois vai ao forno acompanhado da pupunha, espécie de palmito, também originário daquela região.

Sobre o Sabores de São Paulo

O programa pretende promover a diversidade culinária de São Paulo, reconhecida como uma das capitais mundiais da gastronomia, e que abriga verdadeiras preciosidades ainda desconhecidas dos gourmets. O objetivo é dar espaço para as receitas de pratos que fazem sucesso nos bairros, mas não têm visibilidade em toda a cidade.

A aula inicial aconteceu no dia quatro de maio, quando o chef Roberto Ravióli, que também é líder da comissão selecionadora dos estabelecimentos participantes, ensinou ao grande público que compareceu à cozinha Mercado Gourmet como se prepara uma Dobradinha à Toscana - Trippa allá Toscaza.

As aulas têm capacidade para 40 pessoas e acontecem na cozinha Mercado Gourmet, às sextas e sábados, com a presença do representante de um estabelecimento a cada dia.

Todas as aulas têm quatro vagas reservadas para alunos de gastronomia de qualquer escola. Os interessados devem se inscrever, por e-mail, e podem assistir ao lado do chef e até participar da dinâmica.

Escolha dos participantes

A comissão liderada pelo chef Roberto Ravióli identifica os locais dentro do perfil do programa. Qualquer estabelecimento pode se inscrever e passará por avaliação da equipe selecionadora. Mensalmente, essa comissão irá estabelecer a programação das apresentações, que será divulgada no site do programa e também em cartazes e banners colocados no Mercadão.

Parceiros do projeto

Entre as empresas parceiras do Sabores de São Paulo, a GE Eletrodomésticos está custeando integralmente o projeto, além de manter o Mercado Gourmet, divulgar e preencher o site.

Já a Universidade Anhembi Morumbi forneceu os estagiários do programa. Seus alunos também participarão das aulas no espaço Mercado Gourmet, dando suporte ao estabelecimento e verificando a utilização correta dos utensílios, louças e materiais.

Serviço

As duas aulas acontecem a partir das 11h30.

Os interessados podem se inscrever pelo e-mail do programa saboresdesaopaulo@prefeitura.sp.gov.br

Quem preferir, pode fazer a inscrição pelos telefones (11) 3313-1326 e 3313-4851 ou pessoalmente no Mercado Gourmet - Rua da Cantareira, 306, mezanino da Torre B. Mais informações estão disponíveis no site www.saboresdesaopaulo.com.br

O valor de cada aula é R$ 5,00.

collections
Galeria de imagens