Secretaria Especial de Comunicação

Exibindo 1 para 1 de 3
Quarta-feira, 26 de Setembro de 2007 | Horário: 08:26
Compartilhe:

Leilão de créditos de carbono acontece na BM&F

Crédito formado a partir do controle do metano que deixou de ser lançado na atmosfera, pelo aterro sanitário Bandeirantes, pode ser obtido por empresas internacionais. Com isso, a Prefeitura é capaz de arrecadas R$ 30 milhões.
O prefeito participa nesta quarta-feira (26/09), às 10h, na Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F), do leilão de 808.405 créditos de carbono da Prefeitura de São Paulo.

O leilão despertou o interesse de 14 empresas internacionais, que se inscreveram mediante o depósito de um milhão de euros, cada uma. A expectativa da Prefeitura é arrecadar cerca de R$ 30 milhões. O preço mínimo de cada crédito foi fixado em 12,7 euros.

Esses créditos de carbono são resultado do controle do metano que deixou de ser lançado na atmosfera pelo Aterro Sanitário Bandeirantes, localizado em Perus, Zona Norte, em volume correspondente a 808.405 toneladas de dióxido de carbono. No aterro Bandeirantes foi instalado um complexo sistema de captação dos gases produzidos pela decomposição das 7 toneladas de lixo urbano ali depositadas diariamente. Esses gases - principalmente o metano e o gás carbono - são os principais causadores do efeito estufa.

No Bandeirantes, 80% desses gases são absorvidos e transformados em matéria-prima para a geração de energia elétrica em uma usina com capacidade para gerar 175 mil Mwh/ano. Isso faz do Bandeirantes o aterro com melhor performance no mundo em redução de emissão de gases que provocam o efeito estufa, de acordo com a certificação dos órgãos técnicos da Organização das Nações Unidas (ONU).

O projeto se insere no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) instituído pelo Protocolo de Kyoto, por meio do qual os países desenvolvidos, além de assumirem metas locais de redução de gases poluentes, podem adquirir créditos de carbono gerados por países em desenvolvimento, financiando, assim, as metas globais.

Este será o primeiro leilão, no Brasil, de créditos de carbono de titularidade de um órgão público. A Prefeitura optou por realizar a venda desta forma, com a intermediação da BM&F, para dar a maior transparência possível ao processo. O leilão será feito via internet e poderá ser acompanhado por telão.

Às 9h30 será exibido um filme explicativo sobre o sistema de negociação de créditos de carbono da BM&F.

A Prefeitura vai investir o valor arrecadado no leilão em melhorias ambientais na região de Perus e Pirituba, vizinhos ao Aterro Bandeirantes, de acordo com projetos definidos em audiências públicas com a população local.

Serviço

Leilão de créditos de carbono da Prefeitura de São Paulo
Data: 26/9/2007
Horário: 10h
Local: Bolsa de Mercadorias & Futuro - Praça Antonio Prado, 48 – Centro

collections
Galeria de imagens