Secretaria Especial de Comunicação

Quinta-feira, 4 de Outubro de 2007 | Horário: 09:35
Compartilhe:

Programa de Fomento lança mostra de dança contemporânea

Primeiro evento desse caráter acontece a partir desta quinta-feira com programação variada que abriga espetáculos, exposições e workshops gratuitos, além de palestras sobre o ensino de dança para crianças, discussão sobre a Lei de Fomento.

A Galeria Olido e o Centro Cultural São Paulo (CCSP) recebem, a partir desta quinta-feira (04/10), a 1ª Mostra do Fomento à Dança. Além de ocupar os dois equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura, haverá programação intensa no Lugar, nova sede da Cia. Corpos Nômades, que surge graças ao Programa Municipal de Fomento à Dança, ampliando o acesso do público às criações e produções no gênero.

Na abertura do evento haverá a inauguração da Sala de Pesquisa e Acervo, localizada no Centro de Dança da Galeria Olido, que abrigará o acervo multimeios do Programa - disponível para consulta pública -, além de materiais de dança doados por grupos e instituições. A idéia é que o local se torne referência para pesquisadores e interessados no assunto.

Criado com a proposta de investir, fortalecer e difundir a dança contemporânea na Cidade de São Paulo, o Programa lançou seu primeiro edital em julho do ano passado. Entre os 32 projetos inscritos, foram selecionados 14, que receberam entre R$ 60 mil e R$ 200 mil para custear despesas de circulação, criação de espetáculos e manutenção de companhias. Agora, os espetáculos contemplados pelo primeiro edital integram a mostra que passará a fazer parte do calendário de dança da Cidade anualmente, apresentando coreografias dos projetos selecionados a cada edição e promovendo o trabalho continuado dos grupos e núcleos independentes da dança paulistana.

Para a estréia da iniciativa, estão programados espetáculos, exposições e workshops gratuitos, além de palestras sobre o ensino de dança para crianças, discussão sobre a Lei de Fomento, em vigor desde 2005, e um encontro com coreógrafos e intérpretes dos 14 grupos selecionados, com mediação da bailarina e crítica da Folha de S. Paulo, Inês Bogéa.

E, no mês da criança, a programação contempla também o público infantil. Durante quatro fins de semana, a Sala Jardel Filho, no CCSP, recebe montagens que abordam temas do cotidiano deste público. A Balangandança Cia. leva ao palco três espetáculos: Brincos & Folias, Entranças - descobrindo e redescobrindo o Brasil e Roda Pé. A coreografia dos espetáculos foi concebida a partir de uma pesquisa sobre a leitura corporal do comportamento social das crianças, realizada informalmente pela dançarina e pesquisadora Geórgia Lengos.

Além da Balangandança Cia., no último fim de semana do mês a Taanteatro Cia. apresenta Feifei e a origem do amor. Todos os espetáculos em cartaz foram selecionados pelo primeiro edital do Programa de Fomento à Dança, lançado em 2006.

A coordenação do evento é de Iracity Cardoso, assessora de dança da Secretaria Municipal de Cultura. "Inserimos a programação infantil para atuar também na formação de público", conta ela, que, ao longo de 40 anos, entre outras atividades, dirigiu o Ballet Gulbenkian antes de retornar ao Brasil.

A programação completa do evento está disponível no site do Centro Cultural São Paulo 

Leia mais
Eventos culturais movidos pela dança


collections
Galeria de imagens