Secretaria Especial de Comunicação
Programa de Fomento lança mostra de dança contemporânea
A Galeria Olido e o Centro Cultural São Paulo (CCSP) recebem, a partir desta quinta-feira (04/10), a 1ª Mostra do Fomento à Dança. Além de ocupar os dois equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura, haverá programação intensa no Lugar, nova sede da Cia. Corpos Nômades, que surge graças ao Programa Municipal de Fomento à Dança, ampliando o acesso do público às criações e produções no gênero.
Na abertura do evento haverá a inauguração da Sala de Pesquisa e Acervo, localizada no Centro de Dança da Galeria Olido, que abrigará o acervo multimeios do Programa - disponível para consulta pública -, além de materiais de dança doados por grupos e instituições. A idéia é que o local se torne referência para pesquisadores e interessados no assunto.
Criado com a proposta de investir, fortalecer e difundir a dança contemporânea na Cidade de São Paulo, o Programa lançou seu primeiro edital em julho do ano passado. Entre os 32 projetos inscritos, foram selecionados 14, que receberam entre R$ 60 mil e R$ 200 mil para custear despesas de circulação, criação de espetáculos e manutenção de companhias. Agora, os espetáculos contemplados pelo primeiro edital integram a mostra que passará a fazer parte do calendário de dança da Cidade anualmente, apresentando coreografias dos projetos selecionados a cada edição e promovendo o trabalho continuado dos grupos e núcleos independentes da dança paulistana.
Para a estréia da iniciativa, estão programados espetáculos, exposições e workshops gratuitos, além de palestras sobre o ensino de dança para crianças, discussão sobre a Lei de Fomento, em vigor desde 2005, e um encontro com coreógrafos e intérpretes dos 14 grupos selecionados, com mediação da bailarina e crítica da Folha de S. Paulo, Inês Bogéa.
E, no mês da criança, a programação contempla também o público infantil. Durante quatro fins de semana, a Sala Jardel Filho, no CCSP, recebe montagens que abordam temas do cotidiano deste público. A Balangandança Cia. leva ao palco três espetáculos: Brincos & Folias, Entranças - descobrindo e redescobrindo o Brasil e Roda Pé. A coreografia dos espetáculos foi concebida a partir de uma pesquisa sobre a leitura corporal do comportamento social das crianças, realizada informalmente pela dançarina e pesquisadora Geórgia Lengos.
Além da Balangandança Cia., no último fim de semana do mês a Taanteatro Cia. apresenta Feifei e a origem do amor. Todos os espetáculos em cartaz foram selecionados pelo primeiro edital do Programa de Fomento à Dança, lançado em 2006.
A coordenação do evento é de Iracity Cardoso, assessora de dança da Secretaria Municipal de Cultura. "Inserimos a programação infantil para atuar também na formação de público", conta ela, que, ao longo de 40 anos, entre outras atividades, dirigiu o Ballet Gulbenkian antes de retornar ao Brasil.
A programação completa do evento está disponível no site do Centro Cultural São Paulo
Leia mais
Eventos culturais movidos pela dança
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk