Secretaria Especial de Comunicação

Sábado, 6 de Outubro de 2007 | Horário: 09:32
Compartilhe:

Programa Ação Família amplia atuação para toda a cidade

Com a implantação de 27 centros de referência em 25 distritos diferentes, o Programa Ação Família atenderá 23.550 novas famílias. O total de famílias beneficiadas passa então a 55.350 em 39 distritos diferentes da cidade.
O Programa Ação Família - viver em comunidade, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), atenderá 23.550 novas famílias com a implantação de mais 27 Centros de Referência Ação Família (Crafs) em 25 distritos diferentes de 18 subprefeituras. Para atender essa demanda foram contratados 143 novos Agentes de Proteção Social que farão visitas domiciliares e servirão como ponte entre as pessoas beneficiadas e as políticas sociais. A cerimônia de ampliação será realizada neste sábado (06/10), às 10h, na quadra da Escola de Samba Unidos de Vila Maria (rua Cabo João Monteiro da Rocha, 447 - Vila Maria). Está prevista a presença do prefeito de São Paulo a partir das 13 horas.

Nas regiões onde o Programa já estava implantado também foram contempladas mais 1.500 famílias, totalizando 31.800 beneficiários. Essas famílias estão localizadas em 14 distritos diferentes de 10 subprefeituras. O número de Agentes de Proteção Social dos 20 Crafs existentes foi ampliado de 156 para 216 profissionais. Ao todo, o Programa beneficiará, em 2007, 55.350 famílias em 39 distritos diferentes de 27 Subprefeituras e contará no total com a presença de 353 agentes de proteção social e 190 profissionais (técnicos, administrativos e gerentes), que atuarão nos 47 Centros de Referência do Ação Família. "Nossa meta é chegar a 60 mil famílias atendidas pelo Programa até dezembro", diz o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

Para a seleção das famílias beneficiadas pelo Programa, a Smads utilizou o conceito apresentado no Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS/Seade,2004), que tem como definições: a composição familiar, as condições e o acesso a serviços de saúde, a qualidade educacional, a possibilidade de trabalho com qualidade e remuneração adequada, a existência de garantias legais e políticas, entre outros fatores.

O Ação Família - viver em comunidade visa a fortalecer o convívio social no bairro; estimular a economia solidária pela criação e ampliação de alternativas de geração de renda; fomentar programas voltados à infância e à juventude que contemplem esporte, cultura, lazer, educação e saúde para que desenvolvam tanto talentos naturais como laços de confiança, respeito e solidariedade e dêem origem a formas alternativas de educação para valores democráticos, éticos e de participação que promovam o desenvolvimento local. "O objetivo é promover o fortalecimento e a emancipação dessas famílias, por meio de ações integradas com a rede de serviços governamentais e não governamentais", acrescenta Lígia Pimenta, coordenadora do Ação Família.

O Programa desenvolve habilidades com as famílias, contemplando três dimensões: Vida em Família, Família na Comunidade e Vida de Direitos e Deveres. Além disso, a família terá prioridade na inclusão dos programas de transferência de renda dos três níveis do governo (Renda Mínima, Renda Cidadã e Bolsa Família), no São Paulo é Uma Escola (o pós-escola), nas unidades de Saúde e na rede de serviços da Prefeitura.

O Ação Família é resultado de uma ação articulada e em rede, composta por 12 pastas da administração municipal: Assistência e Desenvolvimento Social, Trabalho, Educação, Saúde, Esportes, Cultura, Coordenação das Subprefeituras, Participação e Parceria, Habitação e Verde e Meio Ambiente, além da Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e da Comissão Municipal dos Direitos Humanos.

Novos distritos:

Zona Sul:
- distrito Jardim Niterói/São Carlos e Cidade Júlia (Subprefeitura Cidade Ademar)
- distrito Sacomã (Subprefeitura Ipiranga)
- distrito Jabaquara (Subprefeitura Jabaquara)

Zona Leste:
- distrito Aricanduva/Vila Formosa (Subprefeitura Aricanduva/Vila Formosa)
- distrito Ponte Rosa e Ermelino Matarazzo (Subprefeitura Ermelino Matarazzo)
- distrito Vila Curuçá e Itaim Paulista (Subprefeitura Itaim Paulista)
- distrito Itaquera e José Bonifácio (Subprefeitura Itaquera)
- distrito Arthur Alvim (Subprefeitura Penha)
- distrito Vila Jacuí e Jd. Helena (Subprefeitura São Miguel)
- distrito Sapopemba (Subprefeitura Vila Prudente/Sapopemba)

Zona Norte:
- distrito Cachoeirinha (Subprefeitura Casa Verde/Cachoeirinha)
- distrito Anhanguera e Perus (Subprefeitura Perus)
- distrito Jaraguá (Subprefeitura Pirituba/Jaraguá)
- distrito Tremembé e Jaçanã (Subprefeitura Jaçanã/Tremembé)
- distrito Vila Maria (Subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme)

Zona Oeste:
- distrito Jaguaré (Subprefeitura Lapa)

Centro:
- Bela Vista (Subprefeitura Sé)
- Pari (Subprefeitura Mooca)


collections
Galeria de imagens