Secretaria Especial de Comunicação

Terça-feira, 9 de Outubro de 2007 | Horário: 10:07
Compartilhe:

Prefeitura lança Programa Popular de esportes náuticos

Projeto que reúne conteúdo esportivo, educacional e ambiental, pretende estimular as práticas náuticas e dar noções de meio ambiente junto às crianças e adolescentes de escolas públicas da região, que participam do projeto.
Projeto que reúne conteúdo esportivo, educacional e ambiental, pretende estimular as práticas náuticas e dar noções de meio ambiente junto às crianças e adolescentes de escolas públicas da região, que participam do projeto.

O prefeito de São Paulo lançou neste último domingo (07/10), no Clube ADC Eletropaulo, o Projeto Revelar, às margens da Represa Guarapiranga. Com conteúdo esportivo, educacional e ambiental, o projeto vai estimular as práticas náuticas e dar noções de meio ambiente junto às crianças e adolescentes de escolas públicas da região, que participam do projeto.

O programa, que também levou a abertura do clube à comunidade, já tem 450 matriculados. Em breve, o ADC será transformado também em Clube Escola, uma iniciativa da atual gestão que transforma espaços de lazer em uma espécie de extensão da sala de aula, com atividades esportivas, culturais e educacionais que servem de reforço ao ensino da rede pública fora dos horários de aula.

"A importância desse projeto é resgatar para São Paulo os bons momentos da nossa represa. Queremos valorizar esta área para que tenhamos a prática de esportes, do lazer, da cultura", disse o prefeito, ressaltando as políticas ambientais da Prefeitura. "A Cidade de São Paulo, mais do que nunca, deve ter suas ações voltadas para a qualidade de vida, a recuperação e preservação do meio ambiente", disse.

"Nossa idéia é estender este trabalho para construir um programa de desenvolvimento sustentável aqui na represa do Guarapiranga e, depois, na Billings. O que significa geração de emprego e renda, trabalho social e reforço ao trabalho educacional", disse o secretário de Esportes, Lazer e Recreação, adiantando que a intenção é atingir 7 mil crianças de seis escolas públicas da região. Por isso, comentou o secretário, existe a proposta de ampliar o projeto para outros equipamentos esportivos.

No ADC Eletropaulo, as crianças, participarão de aulas de remo, vela e canoagem e diversas oficinas educativas, durante três horas, em quatro dias da semana. As crianças terão à disposição instrutores, uniformes, barcos e equipamentos de segurança apropriados para a prática. Em contrapartida à matrícula no projeto, os inscritos devem manter médias de nota e freqüência escolar mínimas, com envolvimento dos pais no processo.

Clube Escola Maria Felizarda

Antes de lançar o Projeto Revelar, o prefeito inaugurou o Clube Escola Maria Felizarda, no Clube da Comunidade de mesmo nome, em Santo Amaro, Zona Sul. Foi o oitavo Clube Escola inaugurado pela atual administração. O prefeito também inaugurou um Telecentro no local.

"É mais uma ação da Prefeitura que fortalece o ensino público, a formação dos nossos alunos, integrando a comunidade ao Poder Público. É uma oportunidade para a criança de ter um ambiente que se adiciona ao seu lar, à sua escola", ressaltou o prefeito. "O Clube Escola complementa a formação da criança com atividades em conjunto com a sua família e seus colegas de escola. É muito positivo e gratificante ver que o Projeto Clube Escola continua avançando na Cidade de São Paulo", afirmou.

O Clube da Comunidade Maria Felizarda está situado num terreno com área de 7 mil metros quadrados, dos quais 2 mil metros quadrados de área construída. O local possui campo de futebol, quadra de futebol society, quadra poliesportiva, cancha de bocha, salão de jogos, playground, salão de atividades multiuso e um Telecentro. Com a inauguração do Clube Escola, o espaço ganhará atividades como atletismo, badminton (peteca com raquete), caminhada monitorada, capoeira, futebol de areia, futebol de campo, judô, tênis de mesa, vôlei de areia e xadrez.

collections
Galeria de imagens