Secretaria Especial de Comunicação
'Design Made in São Paulo' é debatido na Prefeitura
Com a participação de especialistas internacionais, o encontro tratou da importância do setor para o desenvolvimento econômico do Município. Encontro também buscou entender as necessidades dos pequenos designers e dar apoio a suas iniciativas.
O prefeito de São Paulo abriu nesta quarta-feira (07/11) o seminário "Design Made in São Paulo". Com a participação de especialistas internacionais, o encontro na sede da Prefeitura, no Centro da Cidade, tratou da importância do setor para o desenvolvimento econômico do Município. O seminário também teve a finalidade de entender as necessidades dos pequenos designers - como gestão empresarial, inserção internacional e cursos técnicos - e dar apoio a suas iniciativas.
"É importante o debate sobre este setor, fundamental em uma Cidade de 11 milhões de habitantes, cuja área de serviços é o grande pilar para o seu crescimento econômico", afirmou o prefeito. "Essa discussão também procura estimular investimentos na Cidade, captar as aspirações daqueles que queiram investir e ter uma justa correspondência por parte do poder público", disse.
"É o reconhecimento de que São Paulo tem potencial para ser a capital do design na América Latina. O objetivo é reunir profissionais para alavancar o setor e entender as vantagens comparativas da Cidade", salientou o secretário interino de Relações Internacionais, destacando como exemplo o fato de a montadora francesa Renault ter escolhido a Capital paulista como pólo de design na América Latina para seus modelos automotivos.
Entre os palestrantes estava o designer franco-suíço Vicente Pedretti, que é diretor do Departamento de Design da Renault, e que tratou justamente da escolha de São Paulo para receber o escritório da montadora. Outra palestrante, a antropóloga e designer italiana Daniela Bulgarelli, discorreu sobre o mercado de jóias, outro forte ramo do design. As considerações sobre as palestras ficaram a cargo do arquiteto Ronald Kapaz, formado pela FAU-USP.
O secretário municipal de Relações Internacionais que está em viagem de trabalho em Portugal, enviou carta para dizer que o setor está diretamente ligado ao momento de transição da economia da Cidade, que cada vez mais fortalece a área de serviços. Ele lembrou que o design integra a chamada indústria criativa, que integra atividades de tecnologia, comunicações e outras.
De acordo com dados do secretário, a indústria criativa já é responsável por 10% do PIB mundial. Além disso, 75% das empresas que investem em design vêm ampliando os negócios. Daí a importância de São Paulo tornar-se um pólo desse mercado. "O papel da Prefeitura é apoiar a expansão desses negócios", ressaltou o secretário.
"É importante o debate sobre este setor, fundamental em uma Cidade de 11 milhões de habitantes, cuja área de serviços é o grande pilar para o seu crescimento econômico", afirmou o prefeito. "Essa discussão também procura estimular investimentos na Cidade, captar as aspirações daqueles que queiram investir e ter uma justa correspondência por parte do poder público", disse.
"É o reconhecimento de que São Paulo tem potencial para ser a capital do design na América Latina. O objetivo é reunir profissionais para alavancar o setor e entender as vantagens comparativas da Cidade", salientou o secretário interino de Relações Internacionais, destacando como exemplo o fato de a montadora francesa Renault ter escolhido a Capital paulista como pólo de design na América Latina para seus modelos automotivos.
Entre os palestrantes estava o designer franco-suíço Vicente Pedretti, que é diretor do Departamento de Design da Renault, e que tratou justamente da escolha de São Paulo para receber o escritório da montadora. Outra palestrante, a antropóloga e designer italiana Daniela Bulgarelli, discorreu sobre o mercado de jóias, outro forte ramo do design. As considerações sobre as palestras ficaram a cargo do arquiteto Ronald Kapaz, formado pela FAU-USP.
O secretário municipal de Relações Internacionais que está em viagem de trabalho em Portugal, enviou carta para dizer que o setor está diretamente ligado ao momento de transição da economia da Cidade, que cada vez mais fortalece a área de serviços. Ele lembrou que o design integra a chamada indústria criativa, que integra atividades de tecnologia, comunicações e outras.
De acordo com dados do secretário, a indústria criativa já é responsável por 10% do PIB mundial. Além disso, 75% das empresas que investem em design vêm ampliando os negócios. Daí a importância de São Paulo tornar-se um pólo desse mercado. "O papel da Prefeitura é apoiar a expansão desses negócios", ressaltou o secretário.
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