Secretaria Especial de Comunicação

Segunda-feira, 12 de Novembro de 2007 | Horário: 14:25
Compartilhe:

Prefeito vistoria e entrega nova UBS Jardim Olinda, na Zona Sul

Nesta segunda-feira (12/11), o prefeito vistoriou as novas instalações da UBS Jardim Olinda, em Campo Limpo (Zona Sul), que atende exclusivamente o Programa de Saúde da Família e pasou por reformas de adaptação.
O prefeito de São Paulo vistoriou nesta segunda-feira (12/11) as novas instalações da Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Olinda, em Campo Limpo (Zona Sul). O equipamento faz atendimentos exclusivos para o Programa de Saúde da Família (PSF). O imóvel passou por reformas de adaptação para prestar os serviços de saúde, por meio de quatro equipes de PSF. As duas casas geminadas foram integradas para abrigar quatro novos consultórios e outras 12 salas. A UBS já atende 4 mil pacientes por mês.

Localizada na rua Pedro Rodrigues Marques, 141, a UBS/PSF Jardim Olinda beneficia cerca de 15 mil moradores que vivem na região, parte deles em área recentemente urbanizada. Estima-se que 80% dos habitantes são usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Antes tinham de utilizar outros equipamentos de saúde, como as UBSs Parque Regina, Umarizal e Parque Araribá, localizadas a alguns quilômetros do Jardim Olinda.

"Esta reforma vem se somar a outras ações em toda a rede municipal de saúde. Já concluímos a informatização das unidades, a distribuição de remédios hoje é feita de maneira muito mais eficiente. Vamos continuar priorizando o setor, desenvolvendo ações para que possamos prestar cada vez mais um serviço de saúde de excelência à população paulistana", afirmou o prefeito.

A UBS/PSF Jardim Olinda funciona em parceria com a Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein. Todo o prédio passou por obras de adaptação para abrigar os quatro consultórios, que foram equipados e mobiliados para o atendimento. As 12 salas servem para usos diversos, como coleta de exames, aplicação de medicações, vacinação, acolhimento, esterilização, expurgo, curativo, inalação e farmácia. As dependências administrativas ficam em ala separada do bloco de atendimento.

Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. A equipe de profissionais é composta por quatro médicos generalistas, quatro enfermeiros, oito auxiliares de enfermagem e 20 agentes comunitários de saúde. Os principais problemas de saúde dos moradores da região são hipertensão e diabetes. As causas de óbito mais freqüentes são doenças cerebrais vasculares, do aparelho circulatório e neoplasias (cânceres).


collections
Galeria de imagens