Secretaria Especial de Comunicação

Sexta-feira, 23 de Novembro de 2007 | Horário: 09:00
Compartilhe:

Passeata para divulgar campanha contra esmolas acontecerá no Itaim Bibi

Campanha “De mais que escola. Dê futuro” visa incentivar os paulistanos a fezerem doações ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente ou às organizações sociais comprometida em tirar as crianças da rua.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) e com o Conselho de Segurança do Itaim Bibi, a Subprefeitura de Pinheiros realiza, no próximo sábado (24/11), uma passeata para divulgar a campanha "Dê mais que esmola. Dê futuro", nas ruas do Itaim Bibi.

A passeata terá início às 9h, na esquina das avenidas Faria Lima e Juscelino Kubitschek. Seguirá pela JK e passará por trechos das vias Eduardo de Souza Aranha, Bandeira Paulista, Pedroso Alvarenga, Renato Paes de Barros, Jesuíno Arruda, João Cachoeira, Joaquim Floriano, terminando na esquina das ruas Clodomiro Amazonas e Tabapuã.

A ação faz parte do Programa São Paulo Protege, da Smads, que promove a inclusão social de crianças, adolescentes, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social e risco pessoal. O São Paulo Protege Crianças possui ações de combate ao trabalho infantil, com atendimento pró-ativo nas ruas de crianças e adolescentes.

É nesse contexto que entra a campanha "Dê mais que esmola. Dê futuro", da Smads, que visa à sensibilização do paulistano a não dar esmolas nem comprar produtos de crianças e adolescentes nas ruas. Como opção à esmola, pode-se fazer doação ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Fumcad) ou diretamente às organizações sociais que trabalham de forma séria e comprometida para tirar as crianças da rua.

O número de crianças que pedem esmola nas ruas da região de Pinheiros aumenta na época de Natal. Por serem bairros com moradores que têm alto poder aquisitivo, muitas pessoas vêm de diferentes regiões da Cidade e da Grande São Paulo atrás de esmolas e doações.

O trabalho feito por assistentes sociais com crianças em situação de rua já mostra resultado. O número de crianças nos faróis da Cidade caiu de 03 mil em 2005 para 1.040 em 2007 (censo Fipe/2007). Além disso, hoje existem 802 crianças vivendo nas ruas, contra 1.030 em 2005.

collections
Galeria de imagens