Secretaria Especial de Comunicação
Workshop debate uso de bicicleta no sistema viário da capital
Evento reuniu 80 profissionais de órgãos da Prefeitura e do governo do Estado para debater projetos de ciclovia e garantir a circulação segura dos ciclistas no trânsito da metrópole
Preocupados com o futuro da mobilidade no trânsito da Cidade de São Paulo e interessados em conhecer como planejar e implementar projetos de ciclovia e o uso da bicicleta como modo de transporte no ambiente urbano, 80 profissionais de órgãos da Prefeitura e do Estado, entre eles engenheiros, urbanistas, arquitetos, técnicos de transito, transporte e meio ambiente, estiveram reunidos no workshop realizado pelo Institute for Transportation e Development Policy (ITDP) em parceria com a Companhia de Engenharia de Tráfego - CET e a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, por meio do Grupo Executivo da Prefeitura para Melhoramentos Cicloviários.
O evento, realizado de 28 a 30 de novembro, focalizou o tema "Planejamento e Implementação de Projetos Cicloviários". De um total de 80 participantes, 38 eram funcionários da CET, técnicos das áreas operacional e de planejamento e projetos.
Diante do crescimento acelerado da frota circulante de veículos na cidade, o encontro estimulou o público, principalmente os técnicos da operação de trânsito, a perceber soluções possíveis para o trânsito e um novo enfoque do sistema viário, tendo em vista o uso da bicicleta como meio de transporte.
No primeiro dia, os participantes realizaram uma visita técnica ao município de Indaiatuba, na região metropolitana de Campinas, interior de São Paulo, onde os participantes conheceram as melhorias no sistema cicloviário da cidade. As palestras ministradas por consultores internacionais do ITDP, instituto presidido por Jonas Hagen, destacaram a bicicleta como alternativa de transporte para o trânsito que também contribui para melhorar a qualidade de vida, além de reduzir a emissão de gases poluentes, melhorar a saúde pela prática de exercícios físicos e ainda como transporte não-motorizado que exige interação mais próxima com o ambiente urbano.
O plano elaborado pelo Grupo Pró-Ciclista da Prefeitura, com participação da CET, já tem um quilômetro de ciclovia implantado em Parelheiros e sinalizado pela CET. A cidade deverá ganhar outros 40 km de ciclovias com projetos em andamento. O carro-chefe é "Caminho Verde", projeto de ciclovia na Radial Leste, parceria entre Prefeitura e o Governo do Estado (Metrô), ao longo do trecho entre as estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera, na Zona Leste. Além desse projeto, a CET também participa do projeto do Parque da Adutora Rio Claro, parceria com a Sabesp, no bairro de São Mateus, Zona Leste, apontando soluções de traçado e de sinalização, visando sempre à segurança dos usuários.
De acordo com a pesquisa Origem e Destino do Metrô, do total de viagens realizadas na Região Metropolitana de São Paulo, as viagens de bicicleta foram as que apresentaram um aumento de 100% de 1997 para 2000, o que representou um salto de 0,3 % para 0,6% do total de viagens feitas por bicicleta. Observações visuais mostram que, cada vez mais, os paulistanos optam pela bicicleta como modo de transporte.
Participaram do evento a Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos (STM), as secretarias municipais do Verde e Meio Ambiente (SVMA), de Planejamento (SEMPLA), de Transportes (SMT), de Infra-estrutura Urbana (SIURB), e de Coordenação das Subprefeituras (SMSP), as subprefeituras de Guaianases, Itaim Paulista, Jabaquara, Butantã, Campo Limpo, Parelheiros, Perus, Pinheiros e Santo Amaro, e as prefeituras de Guarulhos, Santo André, São Bernardo do Campo, Taboão da Serra e Diadema.
Entre as empresas vinculadas à Prefeitura da Cidade de São Paulo e ao Governo do Estado, participaram a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Companhia do Metropolitano de SP (Metrô), Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Empresa Municipal de Urbanização (EMURB), Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), São Paulo Transportes (Sptrans) e Companhia Paulista de Obras e Serviços (CPOS).
O evento, realizado de 28 a 30 de novembro, focalizou o tema "Planejamento e Implementação de Projetos Cicloviários". De um total de 80 participantes, 38 eram funcionários da CET, técnicos das áreas operacional e de planejamento e projetos.
Diante do crescimento acelerado da frota circulante de veículos na cidade, o encontro estimulou o público, principalmente os técnicos da operação de trânsito, a perceber soluções possíveis para o trânsito e um novo enfoque do sistema viário, tendo em vista o uso da bicicleta como meio de transporte.
No primeiro dia, os participantes realizaram uma visita técnica ao município de Indaiatuba, na região metropolitana de Campinas, interior de São Paulo, onde os participantes conheceram as melhorias no sistema cicloviário da cidade. As palestras ministradas por consultores internacionais do ITDP, instituto presidido por Jonas Hagen, destacaram a bicicleta como alternativa de transporte para o trânsito que também contribui para melhorar a qualidade de vida, além de reduzir a emissão de gases poluentes, melhorar a saúde pela prática de exercícios físicos e ainda como transporte não-motorizado que exige interação mais próxima com o ambiente urbano.
O plano elaborado pelo Grupo Pró-Ciclista da Prefeitura, com participação da CET, já tem um quilômetro de ciclovia implantado em Parelheiros e sinalizado pela CET. A cidade deverá ganhar outros 40 km de ciclovias com projetos em andamento. O carro-chefe é "Caminho Verde", projeto de ciclovia na Radial Leste, parceria entre Prefeitura e o Governo do Estado (Metrô), ao longo do trecho entre as estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera, na Zona Leste. Além desse projeto, a CET também participa do projeto do Parque da Adutora Rio Claro, parceria com a Sabesp, no bairro de São Mateus, Zona Leste, apontando soluções de traçado e de sinalização, visando sempre à segurança dos usuários.
De acordo com a pesquisa Origem e Destino do Metrô, do total de viagens realizadas na Região Metropolitana de São Paulo, as viagens de bicicleta foram as que apresentaram um aumento de 100% de 1997 para 2000, o que representou um salto de 0,3 % para 0,6% do total de viagens feitas por bicicleta. Observações visuais mostram que, cada vez mais, os paulistanos optam pela bicicleta como modo de transporte.
Participaram do evento a Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos (STM), as secretarias municipais do Verde e Meio Ambiente (SVMA), de Planejamento (SEMPLA), de Transportes (SMT), de Infra-estrutura Urbana (SIURB), e de Coordenação das Subprefeituras (SMSP), as subprefeituras de Guaianases, Itaim Paulista, Jabaquara, Butantã, Campo Limpo, Parelheiros, Perus, Pinheiros e Santo Amaro, e as prefeituras de Guarulhos, Santo André, São Bernardo do Campo, Taboão da Serra e Diadema.
Entre as empresas vinculadas à Prefeitura da Cidade de São Paulo e ao Governo do Estado, participaram a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Companhia do Metropolitano de SP (Metrô), Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Empresa Municipal de Urbanização (EMURB), Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), São Paulo Transportes (Sptrans) e Companhia Paulista de Obras e Serviços (CPOS).
collections
Galeria de imagens
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk