Secretaria Especial de Comunicação

Quinta-feira, 14 de Setembro de 2006 | Horário: 14:32
Compartilhe:

Jaçanã programa festas pelo 136º aniversário

As comemorações começam às 9h30 desta sexta-feira (15/09) com um passeio de ônibus que sairá da sede da subprefeitura para visitar quatro pontos turísticos da região: Museu do Jaçanã, Asilo, Hospital São Luís Gonzaga e Núcleo do Engordador.
Celebrizado por Adoniran Barbosa na canção “Trem das Onze”, o bairro do Jaçanã, na Zona Norte de São Paulo, está completando nesta quinta-feira (14/09) seu 136.° aniversário. As comemorações preparadas pela Subprefeitura Jaçanã/Tremembé pretendem, além de oferecer diversão à comunidade, resgatar um pouco da história do local com atividades culturais.

De acordo com o Arquivo Histórico Municipal, em 1874 o grande número de mendigos da cidade motivou a criação do Asilo de Medicina Municipal – hoje Hospital Geriátrico e de Convalescentes D. Pedro II. O Hospital dos Morféticos, inaugurado em 1905, abrigou 80 leprosos e funcionou até 1930. Após sua reforma, foi reaberto em 03/06/1931 com o nome de Hospital para Tuberculosos São Luiz Gonzaga – atual Hospital São Luis Gonzaga. Por causa dessas instituições, durante muitos anos o bairro foi praticamente uma zona hospitalar. Além dos hospitais citados, havia ainda o Asilo dos Inválidos e o Sanatório Padre Bento.

Em 1949, o Jaçanã inaugurou o primeiro estúdio de cinema de São Paulo: a Companhia Cinematográfica Maristela, primeiro foco cultural do bairro. O trem, ao qual a música de Adoniran faz referência, ligava o centro da cidade ao reservatório de água da Cantareira. A ferrovia possuía um ramal que passava pelo bairro e chegava a Guarulhos. O Tramway da Cantareira, em atividade desde 1893 até 1965, teve como objetivo inicial suprir a necessidade de transporte de materiais para a construção da adutora que levaria água do reservatório da Cantareira para São Paulo.

No entanto, a “Maria-Fumaça” transformou-se no meio de transporte mais eficiente também para os moradores da região, quando, em 1895, tiveram início as viagens de recreio para a população. Seu traçado férreo está preservado sob o caminho do Metrô entre as estações Luz e Santana/Tucuruvi.

A antiga estação de trem do Jaçanã foi demolida em 1966 e deu lugar à praça Comendador Alberto de Souza.

A programação de aniversário começa às 9h30 desta sexta-feira (15/09) com o programa “Jaçanã quero te ver”, um passeio de ônibus que sairá da sede da subprefeitura (av. Luis Stamatis, 300) e visitará quatro pontos turísticos da região: Museu do Jaçanã, Asilo, Hospital São Luís Gonzaga e Núcleo do Engordador.

Mais detalhes da programação estão disponíveis no portal da Prefeitura: http:// portal.prefeitura.sp.gov.br/subprefeituras/spjt/aniversario/2006.

collections
Galeria de imagens