Secretaria Especial de Comunicação

Quarta-feira, 27 de Setembro de 2006 | Horário: 16:51
Compartilhe:

Avenida Inajar de Souza terá ciclovia

Projeto prevê a construção de ciclovia de sete quilômetros na avenida Inajar de Souza.
Os moradores da avenida Inajar de Souza, Vila Nova Cachoeirinha, Zona Norte, vão ganhar uma ciclovia. Serão cerca de sete quilômetros ao longo da avenida. O projeto foi idealizado pela Subprefeitura de Casa Verde em parceria com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente.

"O projeto e as obras de construção estão em fase de contratação e deverão ter o início de execução entre o final do ano e o início de 2007” afirma o subprefeito.

O objetivo é oferecer aos munícipes uma alternativa de transporte de baixo custo, garantir segurança para adeptos à prática de esporte e ainda reduzir os índices de poluição.

A iniciativa também busca incentivar mais pessoas a utilizarem as bicicletas como um meio de transporte e ligar a região de alta densidade (Cachoeirinha) à ZPI (Zona de Predominância Industrial) do distrito do Limão.

“Ciclistas, trabalhadores, estudantes e esportistas precisam ser apoiados por todos. Apoiados pela Prefeitura, pelos motoristas de ônibus e de automóveis, pois eles contribuem para melhorar o trânsito, para diminuir a poluição do ar e para a diminuição da emissão excessiva de gases de efeito estufa que vêm provocando o perigoso aquecimento do nosso planeta”, afirma o secretário do Verde e Meio Ambiente.

“A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente está apoiando todas as subprefeituras que a exemplo da subprefeitura de Casa Verde queiram instalar bicicletários, ciclofaixas e ciclovias,” completa.

Bicicletas

Deixar o carro na garagem e encarar o trajeto para a escola ou o trabalho em cima de uma bicicleta. Essa é a proposta da Secretaria do Verde e Meio Ambiente para os moradores da Zona Norte da Capital.

“A bicicleta é uma excelente opção para transporte. Esse meio melhora a condição física, reduz a poluição do ar e sonora e ainda diminui o congestionamento de São Paulo", afirma o subprefeito.

Com a construção desta etapa da ciclovia, ficará viabilizado o prolongamento do trecho já existente, entre as ruas Orlando Marchetti e Francisco Lotufo, indo até o Terminal de Ônibus Vila Cachoeirinha e à partir daí será implantada a ciclofaixa.

Como complemento desta obra será feita a requalificação de alguns dos espaços existentes na avenida Inajar de Souza, com a construção de uma pista de skate e de um bicicletário, proporcionado, dessa forma, mais conforto e segurança aos usuários.

Moradores

Os moradores da Vila Nova Cachoeirinha e região aprovaram o projeto. Segundo o comerciante José Zanola Neto, 52 anos, a obra é importante porque incentiva mais pessoas a pedalar, e fazer isso com segurança, que é fundamental.

“A ciclovia está sendo uma surpresa para todos nós. Reivindicávamos isso há anos”, diz ele.

Para Lourdes Pedroso, 48 anos, comerciante, a obra é de muita valia para a região.

“Estávamos carentes de um espaço de lazer para as crianças e agora com a pista de skate isso será sanado. Já a ciclovia vai proporcionar segurança aos ciclistas da região, que atualmente não têm tranqüilidade em pedalar na área. Isso evitará muitos acidentes”, finalizou.

Ciclovia

A ciclovia tem, no total, 7.495 metros de extensão.

A avenida possui duas pistas separadas por um canteiro central, com três faixas de rolamento cada. Recebe faixa adicional para a circulação dos ônibus, com pontos de parada no canteiro central.

No cruzamento com a rua Itaberaba, fica o terminal Vila Nova Cachoeirinha. Já existia uma ciclovia, implantada nos primeiros 1.197 metros, composta de duas faixas com largura de dois metros cada.

O projeto prevê a modificação da atual configuração da ciclovia, prevendo sua implantação com apenas uma pista de rolamento de dois metros e meio de largura, e duas faixas.

Além de planejamento paisagístico ao longo da ciclovia, permanência dos pontos de parada das linhas de ônibus existentes, funcionalidade e segurança e valorização da paisagem urbana.

A subprefeitura e Secretaria do Verde planejaram desenvolver o projeto em três fases. Foi feito um estudo de pré-viabilidade, depois, foi elaborado um projeto executivo e feita a licitação dos serviços.

Na última fase, prevista para novembro, dezembro e janeiro próximos, serão executadas as obras.


collections
Galeria de imagens