Secretaria Especial de Comunicação

Sexta-feira, 6 de Outubro de 2006 | Horário: 18:43
Compartilhe:

Cartilha do Idoso traz serviços e informações

A ''Cartilha do Idoso - Mitos e Verdades Sobre a Velhice'' traz informações sobre serviços jurídicos, atendimento de saúde, assistência social, direitos e outros temas de interesse da Terceira Idade.
Os idosos de São Paulo ganharam nesta sexta-feira (06/10) uma publicação pela qual vão obter uma série de serviços e dicas. A “Cartilha do Idoso - Mitos e Verdades Sobre a Velhice” traz informações sobre serviços jurídicos, atendimento de saúde, assistência social, direitos e outros temas de interesse da Terceira Idade. O lançamento da cartilha foi feito pelo prefeito no Theatro São Pedro, na Barra Funda.

“Esse é o reconhecimento da Prefeitura à importância da melhor idade na nossa cidade", afirmou o prefeito. "Que essa cartilha sirva de referência para aqueles que precisam de apoio e orientação. E, mais ainda, que sirva de referência para as cidades que, como São Paulo, tenham o objetivo de valorizar o papel da Terceira Idade”.

A cartilha procura minimizar preconceitos a respeito da velhice. Refuta que o idoso não é apto ao mercado de trabalho, em contraposição à vitalidade do jovem. “O importante numa sociedade democrática e pluralista é respeitar a condição do idoso, sua experiência e conhecimento de vida, em equilíbrio com a capacidade de inovação, iniciativa e vitalidade do jovem”, resume o texto.

Outro trecho faz referência à perda da memória. Segundo a cartilha, “os efeitos do envelhecimento sobre a memória não são inevitáveis nem irreversíveis. As pessoas possuem capacidade de recordar em qualquer idade, desde que exercitem a memória”.

Para ressaltar a capacidade produtiva das pessoas com mais de 50 e 60 anos, o secretário municipal do Trabalho comentou que as áreas de comércio e serviços oferecem vagas de trabalho específicas para essas faixas etárias. “Existem diversos postos de trabalho para essas pessoas, que são bem requisitadas pelas empresas”, disse o secretário, destacando que os Centros de Apoio ao Trabalhador (CATs), criados pela atual gestão, podem intermediar vagas de emprego para esse público.

“Nossos idosos são experientes e têm muito a contribuir”, arrematou o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, cuja pasta foi responsável pela produção da cartilha, em conjunto com a Secretaria Especial de Participação e Parceria. “A cartilha é o mais completo documento já produzido na cidade com informações para os idosos. Ela foi feita por quem tem conhecimento do assunto”, disse.

A cartilha sai com 10 mil exemplares nesta primeira edição. Será distribuída, inicialmente, em toda a rede de proteção social da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, das quais fazem parte albergues, núcleos de convivência para idosos e centros de referência.

Os secretários municipais de Participação e Parceria, de Coordenação das Subprefeituras, e o presidente da Comissão Municipal de Direitos Humanos, José Gregori, também participaram do lançamento.

collections
Galeria de imagens