Secretaria Especial de Comunicação

Segunda-feira, 16 de Outubro de 2006 | Horário: 16:44
Compartilhe:

Prefeito vistoria escola reformada na Vila Matilde

As obras de reforma foram executadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Presidente João Pinheiro, tradicional estabelecimento de ensino instalado há 39 anos no bairro da Zona Leste.
O prefeito de São Paulo inspecionou nesta segunda-feira (16/10) as obras de reforma executadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Presidente João Pinheiro, tradicional estabelecimento de ensino instalado há 39 anos no bairro de Vila Matilde, Zona Leste da cidade. A Prefeitura priorizou 94 escolas da cidade, entre as novas construções já entregues, aquelas em obras e as reformas concluídas e em andamento.

Totalmente reformada, a EMEF está de cara nova. Os muros que a circundam foram pintados com paisagens da natureza. A técnica utilizada foi o grafite, para evitar pichações. A idéia deu certo. O prédio virou uma referência na região e a comunidade está preservando a escola.

Para dar maior comodidade aos alunos especiais, foram construídas rampas de acesso e banheiros adequados nos dois andares do prédio. Também foi instalado um elevador.

Concluída em julho deste ano, as obras incluíram ainda a construção de uma lavanderia e a ampliação da cozinha, além de serviços de eletricidade, hidráulica, alvenaria e troca dos pisos. O valor total da reforma foi de R$ 1,3 milhão.

Após conversar com alunos e funcionários, o prefeito constatou a satisfação de todos. “Os professores e estudantes estão motivados. Esta escola é um bom exemplo dos investimentos públicos”, afirmou o prefeito.

O prefeito observou que a administração municipal está atenta e vem melhorando o uso dos recursos públicos. Como exemplo citou o programa Leve Leite, que teve a sua distribuição aperfeiçoada nesta gestão. “Para se ter uma idéia, estamos gastando R$ 40 milhões a menos por ano, comparando com outras administrações. E ao mesmo tempo estamos distribuindo três meses a mais de leite por ano”.

Para o prefeito, as economias mostram o bom uso do dinheiro público. “Assim vão sobrar recursos, que são muito escassos, para que possamos fazer mais investimentos, em especial nas áreas da saúde e da educação, que são prioritárias nesta gestão”.

Na EMEF João Pinheiro estudam 1.280 alunos de 1ª a 8ª série. No período noturno, a escola atende jovens e adultos que estudam da 5ª a 8ª série.

Estudante da 7ª série, a aluna Jéssica Félix, de 14 anos, realiza diversas atividades na escola. Participa das aulas de informática, de jazz e também é monitora do programa de rádio, no qual alunos trocam informações sobre as atividades desenvolvidas, com estudantes de outras escolas. “Aqui na rádio também fazemos entrevistas e nos intervalos das aulas cuidamos da programação musical”, explica Jéssica.

Mais de 90 escolas novas ou substituídas entre 2005 e 2006

A Secretaria Municipal de Educação deve criar até dezembro deste ano mais 108 mil vagas em toda a rede municipal, com a construção de unidades de ensino, ampliação de salas de aulas e convênios.

Desde o início da atual administração, já foram entregues 58 novas escolas (35 EMEFs, 17 EMEIs e 6 CEIs), entre escolas novas e substituições de escolas metálicas. Até dezembro devem ser inauguradas outras 36 escolas (13 EMEIs, 13 CEIs, 5 EMEFs e 5 CEUs).

Para alcançar esses números, a Prefeitura renegociou os contratos e quitou as dívidas deixadas pela administração passada com empreiteiras Obteve economia que variou de 10% a 48% por m² de obra construída.

collections
Galeria de imagens