Secretaria Especial de Comunicação

Terça-feira, 24 de Outubro de 2006 | Horário: 14:30
Compartilhe:

Guia de serviços inédito, “Cartilha do Idoso” ganhará 2ª edição

Os primeiros 10 mil exemplares foram distribuídos aos idosos atendidos pela Smads em albergues, núcleos de convivência para idosos, centros de referência da assistência social e Coordenadoria do Idoso, e já se esgotaram.
A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) estuda a possibilidade de lançamento de uma segunda edição da “Cartilha do Idoso – Mitos e Verdades sobre a Velhice” até o fim do ano. Os exemplares da segunda edição deverão ser distribuídos aos interessados nas 31 subprefeituras da cidade.

Os primeiros 10 mil volumes da Cartilha, lançada no último dia 6, foram entregues aos idosos da rede de proteção da Prefeitura e já se esgotaram. O sucesso da primeira edição foi tanto que a Smads vai providenciar uma versão aprimorada da publicação, com a inserção de novidades sugeridas pelos idosos atendidos pela secretaria.

A Cartilha do Idoso é um guia de serviços inédito, com 147 páginas, exclusivamente voltado à população da terceira idade. A publicação foi produzida em parceria entre a Smads, a Secretaria de Participação e Parceria e o Banco Real, através do Concurso Talentos da Maturidade.

O objetivo da cartilha é fornecer instrumentos para que os cidadãos da terceira idade se sintam incluídos. Além de levar informações estatísticas sobre as pessoas da camada de população acima de 60 anos, a publicação aborda, de forma direta, as questões culturais que costumam interferir negativamente na auto-estima dos idosos.

Logo após a apresentação, o leitor encontra um texto dedicado à desmistificação de preconceitos sofridos pelos idosos. Informações inverídicas, como “o velho é improdutivo”, “o envelhecimento traz impotência sexual” ou “a velhice acarreta perda de memória”, entre outras, são desmentidas na cartilha.

A publicação parte do princípio de que, ao contrário do que vinha sendo observado nas últimas décadas, atualmente existem 120 idosos para cada 100 crianças no país, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A cartilha aborda também a política municipal para o idoso, a rede de assistência social de São Paulo, os direitos do idoso, os serviços jurídicos e de saúde disponíveis e até dicas culturais, como filmes e sites cujo tema principal é a velhice e a ação do envelhecimento.

Os primeiros 10 mil exemplares impressos foram distribuídos aos idosos atendidos pela Smads em albergues, núcleos de convivência para idosos, centros de referência da assistência social e Coordenadoria do Idoso.

collections
Galeria de imagens