Secretaria Especial de Comunicação

Quinta-feira, 9 de Novembro de 2006 | Horário: 17:45
Compartilhe:

Cidade de São Paulo vai ganhar Parque Tecnológico

O parque vai permitir a captação de investimentos para o município e agregar empresas de base tecnológica, principalmente nas áreas de serviços, biotecnologia e nanotecnologia. Protocolo de intenções foi assinado nesta quinta-feira (09/11).
O prefeito de São Paulo e o governador Cláudio Lembo assinaram na tarde desta quinta-feira (09/11) um protocolo de intenções para a criação do Parque Tecnológico da cidade de São Paulo. Os parques tecnológicos reúnem empresas, universidades e centros de pesquisa para estimular processos inovadores e o desenvolvimento econômico.

Após a assinatura do protocolo, o próximo passo será a criação de um Grupo de Trabalho entre município e Estado para estudar a implantação do parque. “O protocolo contribui para o desenvolvimento da pesquisa, da ciência e da tecnologia. Com essa parceria esperamos construir um dos mais importantes pólos de desenvolvimento da cidade de São Paulo e do país”, afirmou o prefeito.

O projeto dos parques tecnológicos é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, financiado com recursos do governo estadual, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Iniciado em 2006, o projeto também está sendo desenvolvido nas cidades de Campinas, São Carlos, São José dos Campos e Ribeirão Preto.

Estudos iniciais mostram que o Parque Tecnológico de São Paulo poderá ser instalado na região do Jaguaré e da Vila Leopoldina, na Zona Oeste da cidade. Vai permitir a captação de investimentos para o município e agregar empresas de base tecnológica, principalmente nas áreas de serviços, biotecnologia e nanotecnologia.

“A técnica vai fazer com que os países se diferenciem em níveis local e mundial”, afirmou o governador Cláudio Lembo, que citou os Estados Unidos e países europeus como exemplos de nações que investem em tecnologia para assegurar o desenvolvimento. Os Estados Unidos possuem 81 parques tecnológicos.

“A assinatura desse protocolo é um avanço para a integração de setores que tratam a tecnologia como mola propulsora de qualquer país”, sintetizou a secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Maria Helena Guimarães.

collections
Galeria de imagens