Secretaria Especial de Comunicação

Quinta-feira, 23 de Novembro de 2006 | Horário: 08:00
Compartilhe:

Programa Ação Família chega a São Miguel Paulista

Na região, já foram cadastradas e serão atendidas 300 famílias que vivem em situação de alta vulnerabilidade social - que, por diversos motivos, vivem em condições precárias de moradia e possuem baixa escolaridade.
Ampliar a autonomia e melhorar a qualidade de vida das famílias e promover o desenvolvimento local dos jardins Lapenna, Pantanal e São Vicente são os principais objetivos do Ação Família São Miguel, que será lançado nesta quinta-feira (23/11), às 15h, no auditório da Subprefeitura de São Miguel (rua Dona Ana Flora Pinheiro Souza, 76, na Vila Jacuí, em São Miguel).

O programa é uma iniciativa da Fundação Tide Setubal e do Instituto Alana, em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) da Prefeitura de São Paulo, a Subprefeitura de São Miguel Paulista, a Nitro Química e a Votorantim Metais.

“O Ação Família em São Miguel é uma espécie de franquia social, com a disponibilização da tecnologia social por parte do Poder Público”, define o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social. O programa segue os mesmos parâmetros do Ação Família, que já está sob a coordenação da Smads em outras regiões da cidade. O Ação Família desenvolve ações integradas e articuladas entre 12 secretarias municipais.

A meta é atender 30 mil famílias em 19 distritos vulneráveis da cidade. “Essa parceria com a Fundação Tide Setúbal e com o Instituto Alana só tem a acrescentar nesse trabalho, que agora será expandido para a região de São Miguel”, afirma o secretário.

Jardim Lapenna

Em São Miguel, já foram cadastradas e serão atendidas 300 famílias que vivem em situação de alta vulnerabilidade social (segundo classificação da Fundação Seade). São famílias que, por diversos motivos, estão excluídas da rede de serviços, vivem em condições precárias de moradia e possuem baixa escolaridade.

No Jardim Lapenna, o Ação Família irá funcionar no Galpão de Cultura e Cidadania (rua Serra da Juruoca, s/nº), para atender 150 famílias; no Jardim Pantanal, será no Instituto Alana (rua Borboleta Amarela, 481) e atenderá 100 famílias; e, no Jardim São Vicente, a sede será o Clube da Comunidade Tide Setúbal (rua Mário Dallari, 170), beneficiando 50 famílias. Treze agentes de proteção social já estão em campo.

As atividades estão sendo implementadas inicialmente na região compreendida pelos distritos de São Miguel Paulista, Jardim Helena e Vila Jacuí, onde estão localizados três equipamentos públicos da fundação: um hospital, uma escola e um Clube da Comunidade, que levam o nome de Tide Setúbal.

Como propõe a metodologia utilizada pelo Ação Família, cada unidade do programa será coordenada por um técnico da área de psicologia ou assistência social e contará com uma equipe de agentes de proteção social - jovens universitários que visitarão, de casa em casa, as famílias que estão no programa. Por meio dessas visitas, será feito um diagnóstico da situação de cada família, buscando descobrir suas potencialidades e gerando subsídios para a definição dos temas das reuniões com a comunidade.

Um dos pressupostos é que o fortalecimento dos laços afetivos, comunitários e de convívio social permitirá que as famílias se desenvolvam e saibam encontrar de maneira coletiva soluções para melhoria da sua qualidade de vida e também do bairro. Por isso, mesmo aqueles que não estejam diretamente no Programa poderão participar das atividades, que incluem atendimentos individuais, conversas, reuniões, terapia comunitária, encontros de capacitação e debates.

Além disso, cada unidade do programa terá uma comissão local, composta por moradores e lideranças do bairro, diretores dos postos de saúde, de escolas e hospitais, representantes da polícia, líderes religiosos e outras pessoas que participem do cotidiano da comunidade. Eles terão o papel de apoiar o andamento do Programa.

Fundação Tide Setúbal

Criada em 2005, a Fundação Tide Azevedo Setubal é uma instituição privada sem fins lucrativos que nasce com os objetivos de apoiar o desenvolvimento local e fortalecer o exercício da cidadania nas comunidades onde atua. Também sem fins lucrativos, o Instituto Alana é uma organização que desenvolve atividades educacionais, culturais e de fomento à articulação social em comunidades da periferia de São Paulo.

Fruto de uma iniciativa social das empresas que compõem o Grupo Alana, o instituto implantou seu primeiro programa, o Educando na Periferia, no Jardim Pantanal, em São Miguel Paulista. A organização busca contribuir para que cada uma das comunidades onde atua seja capaz de superar as adversidades e descobrir em si o potencial necessário para assumir a condição de agente de transformação social.

Serviço

Lançamento do Programa Ação Família em São Miguel Paulista
Parceiros: Fundação Tide Setubal, Instituto Alana, Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Subprefeitura de São Miguel Paulista, Nitro Química e Votorantim Metais
Data: quinta-feira, 23 de novembro
Horário: 15h
Local: Subprefeitura de São Miguel
Endereço: rua Dona Ana Flora Pinheiro Souza, 76, Vila Jacuí – São Miguel

collections
Galeria de imagens