Secretaria Especial de Comunicação

Sexta-feira, 8 de Dezembro de 2006 | Horário: 16:25
Compartilhe:

Prefeito vistoria obras de reurbanização da rua Oscar Freire

As intervenções englobam rebaixamento de guias para acessibilidade de pessoas com deficiência, aterramento da fiação aérea, instalação de mobiliário urbano (lixeiras e bancos) e colocação de calçadas novas.
O prefeito de São Paulo vistoriou nesta sexta-feira (08/12) as obras de revitalização e substituição do novo calçamento da rua Oscar Freire, localizada na região dos Jardins, na Zona Sul da cidade. O trabalho da Prefeitura está sendo realizado em parceria com a Associação dos Lojistas. As intervenções englobam rebaixamento de guias para acessibilidade de pessoas com deficiência, aterramento da fiação aérea, instalação de mobiliário urbano (lixeiras e bancos) e colocação de calçadas novas.

Os serviços estarão concluídos nos próximos dias. “A obra está quase pronta. Este é um projeto que fincou raízes na cidade, e vai se estender para outras ruas comerciais”, afirmou o prefeito.

A vistoria começou pela esquina das ruas Oscar Freire e Consolação. O prefeito caminhou pela calçada, conferiu os trabalhos. Também inspecionou obras na rua Augusta, onde estão sendo realizados serviços de revitalização e de substituição de calçadas. As reformas da rua Oscar Freire abrangem cinco quarteirões, entre as ruas Mello Alves e Padre João Manuel.

As pistas receberam novo asfalto e tiveram as sarjetas recuperadas. Foram abertas 40 rampas para facilitar a circulação de cadeirantes. As novas calçadas da rua Oscar Freire têm 5,20 metros de largura. A circulação de veículos deverá fluir melhor, pois não será permitido estacionar no meio fio. Foram feitos bolsões de estacionamento. Nesses locais, as calçadas têm três metros de largura.

Ao longo de todo o trecho foram substituídos os postes antigos, com fiação aérea, por 52 postes com luminárias sem fios. Todo o sistema de drenagem de águas pluviais foi limpo e refeito. O novo projeto paisagístico inclui o plantio de 72 ipês roxos, amarelos e brancos. Algumas árvores foram mantidas, mas foi retirada a proteção de concreto, que poluía o ambiente. As raízes foram podadas e as plantas vão receber tratamento paisagístico.

De acordo com o secretário municipal de Coordenação das Subprefeituras e subprefeito da Sé, as obras tiveram custo de cerca de R$ 7 milhões. Numa segunda etapa, serão feitas intervenções em mais três quadras da rua Oscar Freire, a partir da rua Padre João Manuel, até a rua Casa Branca.

A realização de projetos de revitalização de ruas comerciais, segundo o secretário, requer a adesão de 70% dos lojistas. Processos semlhantes, preservando as características das diferentes regiões da cidade, estão ocorrendo na avenida Santa Catarina e nas ruas Mateus Bei e Silva Bueno. A revitalização da avenida Paulista também deverá ser iniciada no próximo ano. Acompanhou o prefeito, ainda, o subprefeito de Pinheiros.

collections
Galeria de imagens