Secretaria Especial de Comunicação

Sábado, 2 de Fevereiro de 2013 | Horário: 15:59
Compartilhe:

“Foco da fiscalização é segurança”, diz Haddad

Começa hoje o trabalho da força tarefa de fiscais, engenheiros e bombeiros. Nesta sexta (1), a Prefeitura determinou a vistoria e interdição de estabelecimentos que foram reprovados pelo Corpo de Bombeiros na blitz que precedeu a parceria.

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, reforçou neste sábado (2) o compromisso da Prefeitura em fiscalizar os locais de reunião (recintos com capacidade para mais de 250 pessoas) da cidade para garantir a segurança da população. "Nesse primeiro momento o nosso foco será na segurança dos estabelecimentos", disse o prefeito, após participar da cerimônia de celebração do Ano Novo Chinês.
 

Na sexta-feira (1), o Corpo de Bombeiros divulgou uma lista de 26 estabelecimentos considerados inseguros na cidade (24 sem Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros e 2 em descumprimento de regras). O trabalho é resultado da Operação “Prevenção Máxima”, desencadeada na semana passada e que não contava com a presença dos agentes vistores da Prefeitura porque antecedeu a parceria firmada entre o governador Geraldo Alckmin e o Prefeito Fernando Haddad.

"Caso seja confirmado o problema de segurança, o alvará de interdição será expedido”, afirmou Haddad.  "Desde quinta-feira (31), Prefeitura e Corpo de Bombeiros integraram as equipes para facilitar os trabalhos de fiscalização de segurança destes locais", disse.
 

A força tarefa do governo do Estado e da Prefeitura começará a fiscalização em locais de reunião das subprefeituras da Sé, Pinheiros, Vila Mariana e Santo Amaro. As equipes são compostas por um engenheiro, um agente vistor da Subprefeitura, um engenheiro do Contru e um bombeiro.

Os locais e horários não serão divulgados previamente. O grupo de trabalho quer evitar constrangimentos indevidos a empresários e clientes. As autoridades se reunirão na próxima terça para apresentar um balanço da primeira etapa de fiscalização.
 

Além disso, a Prefeitura iniciou na quarta (30) o diálogo com os empresários e donos de estabelecimentos noturnos. Na ocasião, Haddad declarou a intenção de unir forças por uma cidade rica em vida noturna, mas muito segura.

Haddad comentou a fiscalização hoje após a abertura da 8ª edição da Festa do Ano Novo Chinês, no bairro da Liberdade, região central da capital. A comemoração, que em 2013 acontece nos dias 2 e 3 de fevereiro, oferece diversas atrações culturais, rituais orientais e outras manifestações artísticas chinesas.
 

Ano Novo Chinês

 

O Ano Novo Chinês é conhecido como o Ano Novo Lunar do Calendário Chinês, e foi criado a mais de 4 mil anos pelos próprios chineses. São usados 12 signos para demonstrar o significado da chegada de cada ano. Em 2013 iniciou-se o ano 4.711, o ano da Serpente, considerada um símbolo de boa sorte entre os chineses.
 

Para o prefeito, trata-se de um evento que enriquece o dia a dia do paulistano. “São Paulo é uma cidade de mil povos, todos eles com suas tradições, suas crenças e suas culturas, e o povo paulistano prestigiar essa festa é um sinal de respeito, acolhimento e hospitalidade.” Haddad entregou a alface aos dragões. O ato simbólico, já tradicional no evento, significa o desejo de prosperidade para São Paulo.

 

FOTOS
 

Os arquivos ficarão disponíveis para download durante 1 mês. O crédito da foto deve ser Vilma Gonçalves/Secom.

 

Foto 1 – Haddad ressaltou a importância da paz entre os povos
 

Foto 2 - A entrega da alface ao dragão significa o desejo de prosperidade à São Paulo

 

 

 

collections
Galeria de imagens