Secretaria Especial de Comunicação

Exibindo 1 para 1 de 3
Sexta-feira, 8 de Fevereiro de 2013 | Horário: 09:26
Compartilhe:

Carnaval com temperaturas em elevação e chuvas na Capital

Período de folia deve registrar condições típicas de verão

O feriado prolongado de carnaval será marcado pelo retorno gradual do sol e condições mais típicas de verão. Os modelos numéricos de previsão indicam que os próximos dias devem sofrer a influência da Zona de Convergência de Umidade (ZCOU), que já atua na região Sudeste, nas proximidades do Estado de São Paulo, provocando períodos de chuva mais intensa e generalizada.

 

A sexta-feira (08), primeiro dia das comemorações na Cidade, começa com tempo fechado e temperaturas próximas aos 18ºC. Ao longo do dia, o sol aparece entre muitas nuvens e os termômetros se elevam no decorrer da tarde. Neste período, a máxima chega aos 26ºC, e a sensação será de tempo abafado. Há potencial para precipitação em forma de pancadas, que pode apresentar pontos moderados. "Entretanto, a condição para chuvas mais significativas não se estende ao início dos desfiles do grupo especial, previsto para as 23h15. Neste horário, e no período da madrugada, deverão ser observados apenas chuviscos e eventual chuva leve", explica Michael Pantera, meteorologista do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura.

 

No sábado (09), já devem ser observadas condições mais típicas de verão. O dia começa com sol entre nuvens e termômetros por volta dos 19ºC. As temperaturas entram rapidamente em elevação e com maiores períodos de sol, a máxima chega aos 27ºC. Apesar do aumento da temperatura, os índices de umidade do ar não ficam menores que 60%. Entre o final da tarde e início da noite, há previsão de pancadas de chuva que variam de intensidade. "As chuvas diminuem gradualmente com o passar das horas, mas ainda pode haver algum resquício de chuva leve enquanto as primeiras escolas cruzarem a avenida. Depois disso, resta apenas nebulosidade. No decorrer da madrugada, as temperaturas ficam amenas, em cerca de 19ºC", comenta Pantera.

 

No domingo (10), o sol volta a predominar na Capital. No início da manhã os termômetros ainda registram valores próximos aos 19ºC, mas a temperatura sobe rapidamente, atingindo os 27ºC no período da tarde. Com a combinação entre o calor e presença da Zona de Convergência de Umidade (ZCOU), retorna a previsão para pancadas de chuva forte à moderada entre a tarde e o início da noite. A precipitação pode vir acompanhada de descargas elétricas e rajadas de vento. Há potencial para a formação de alagamentos.

 

Na segunda-feira (11) e na terça (12) a condição não muda muito. Nos dois dias, a manhã começa com termômetros em 20ºC e as temperaturas voltam a subir até o início da tarde. Com predomínio de sol, a máxima alcança os 28ºC. São esperadas pancadas de chuva de verão no decorrer da tarde.  

 

A previsão dos meteorologistas do CGE aponta que o tempo volta a ficar ensolarado na quarta-feira de cinzas (13). O dia se inicia com aproximadamente 20ºC, e no decorrer da tarde os termômetros batem os 29ºC. As chuvas retornam no final da tarde, com até forte intensidade. As simulações mais recentes apontam que as condições de sol, calor e pancadas de chuva persistem pelo menos até o final da próxima semana.

 

 

 

collections
Galeria de imagens