Secretaria Especial de Comunicação
Subprefeitura e comunidade discutem aumento da segurança em Itaquera
Segurança é um tema que sensibiliza os novos administradores da Subprefeitura Itaquera. Com esta preocupação, o membro do Conselho Comunitário de Segurança de Itaquera, Amaury Roldan Pereira, foi prontamente recebido no final do mês passado pelo Subprefeito Guilherme Henrique de Paula e Silva, pelo Chefe de Gabinete José Carlos Medeiros da Silva e pela Coordenadora de Finanças, Ana Cristina da Silva Leal. O assunto do encontro foi a utilização da instalação já existente no terreno da antiga sede da Subprefeitura, futuro pólo cultural, para assunção do serviço da atividade pelo efetivo da Operação Delegada.
O local é um ponto estratégico de Itaquera, localizado no centro do bairro, na esquina da rua Américo Salvador Novelli com a rua Ignácio Alves de Mattos, onde se concentra um grande número de comércios e agências bancárias. A logística, que determinará a circulação de policiais pela região, foi traçada pelo comando da 1ª Companhia da Polícia Militar do 39º Batalhão de Polícia Militar de Itaquera. O objetivo é utilizar a antiga base como abrigo, refeitório e sanitários. Hoje, atuam na Operação Delegada 64 PMs, divididos em duas turmas, que trabalham nos períodos das 6h50 às 15h e das 14h10 às 22h10.
A base passou por reforma há quatro anos e, desde então, permanece fechada por falta de efetivo e de segurança. Tendo em vista a falta de segurança, a unidade foi devidamente blindada pelas obras realizadas pela Coordenadoria de Projetos e Obras da Subprefeitura Itaquera. Para sanar a ausência de efetivo, propõe-se hoje que a unidade sirva de apoio aos policiais que circulam pelas ruas do bairro, trazendo mais segurança aos moradores e comerciantes da região.
Como base comunitária, a unidade funcionava 24 horas, com um efetivo de 12 PMs que se revezavam, em grupo de três, a cada 12 horas. Na ocasião de seu funcionamento, os registros constatavam menores índices de criminalidade na região, a exemplo da ação criminosa conhecida como “saidinha de banco”. “Certamente, a utilização da antiga base pelos policiais da Operação Delegada, bem como o translado feito por eles da 1ª Cia., onde dão início às suas atividades, até o centro do bairro, irradiará mais segurança ao local, que possui diversas agências bancárias e inúmeras lojas que comercializam todo o tipo de mercadoria, de alimentos a roupas, calçados, artigos para casa e computação em geral”, esclarece o Subprefeito.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
