Secretaria Especial de Comunicação
Haddad defende revisão da dívida em encontro no Congresso
O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, participa nesta quarta-feira (20), em Brasília, de agenda organizada pela Frente Nacional dos Prefeitos. Haddad elogiou a disposição da presidenta Dilma Rousseff em buscar solução para as dívidas dos municípios, e afirmou que, no caso de São Paulo, é “impagável”. Ele esteve em reunião com os presidentes da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, e do Senado Federal, Renan Calheiros, prefeitos de outras capitais, deputados e senadores. Apontou a possibilidade de as prefeituras serem contempladas com o PAF (Programa de Ajuste Fiscal), instrumento de renegociação do Governo Federal já disponível para os estados. Também defendeu tramitação de proposta no Congresso que permitam a redução das tarifas de transporte público nas capitais.
“A dívida de São Paulo hoje é impagável. A presidenta já fez gestos de que sabe a importância desses temas, que afetam muitos municípios e estados brasileiros”, afirmou o prefeito.
Haddad defende a troca do indexador da dívida do município com a União, do IGP-DI para a Selic ou IPCA, proposta do Governo Federal que seguiu para o Congresso. “Para nós, a agilidade na aprovação de um novo projeto é importante”, completou. O débito do município com a União é de mais de R$ 50 bilhões. Segundo Fernando Haddad, a troca do indexador permitiria a muitos estados e municípios “pagar com mais facilidade a dívida existente”.
“Temos expectativas quanto à troca do indexador e à disponibilidade do PAF para as cidades, além da liberação de recursos para investimentos”, disse o prefeito. “Temos disponível o PAC, e é importante trabalhar para que tenhamos melhorias nos seus projetos, tornando mais ágeis os fluxos de investimentos”, disse.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk