Secretaria Especial de Comunicação
Prefeitura estuda instalar rede com 3 mil semáforos inteligentes
O prefeito Fernando Haddad visitou nesta quarta-feira (27) a Central de Operações da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e reafirmou a necessidade de modernizar o sistema de controle do trânsito na cidade. “O investimento em tecnologia é fundamental para melhorar inclusive o trabalho dos servidores da CET. Nós temos que nos atualizar, incorporar mais tecnologia para melhorar os serviços prestados”, disse. A intenção da prefeitura é fazer uma renovação tecnológica nos equipamentos ligados ao trânsito, com a aquisição de novos semáforos inteligentes, mais resistentes às chuvas e integrados em rede.
Atualmente existem mais de seis mil cruzamentos semaforizados na cidade. Para melhorar a fluidez de veículos, estão em estudo novas soluções tecnológicas para o controle dos semáforos. Com a instalação de uma rede de três mil semáforos inteligentes integrados por fibra ótica a uma central de monitoramento, haveria uma melhora de 15% a 20% no tempo de espera para o sinal verde.
Os equipamentos estariam conectados a software que monitora o fluxo de cada via, de modo a regular a alternância da sinalização de acordo com os dados levantados. A programação dá ainda prioridade à circulação do transporte coletivo. Esta renovação da rede demanda investimentos na ordem de R$ 500 milhões. “Em curto prazo queremos fazer os semáforos que existem funcionarem. No médio prazo, vamos trocar os equipamentos que estão sucateados, ou que não estão funcionando. No longo prazo ocorre a atualização tecnológica”, explicou Jilmar Tatto, secretário municipal de Transportes.
Encontro
Na visita à CET, Haddad conheceu o sistema de administração dos semáforos e acompanhou o funcionamento da Central de Gerenciamento Emergencial (CGE) e da Central de Controle de Operações Integradas (CCOI). O secretário Jilmar Tatto apresentou ao prefeito o atual sistema de monitoramento do trânsito por câmeras e o atendimento à população pelo telefone 1188. Após o encontro, Haddad foi enfático sobre a importância de atualização no setor.
O Centro Operacional reúne as informações sobre o tráfego, avalia a prioridade das demandas e faz a gestão de recursos disponíveis para atendimento, como a frota de viaturas, caminhões e guinchos. Podem também ser acionados guindastes e tratores com pá carregadeira. Na central trabalham 300 funcionários divididos em turnos.
Distribuídas pela cidade, 297 câmeras enviam imagens diretamente para o local, onde há um painel com 24 monitores, dois telões e uma televisão. São exibidas imagens em tempo real de cruzamentos como a avenida Rebouças com a avenida Faria Lima, e de avenidas como a Paulista e a 23 de Maio. Por meio de rádio, celular e computadores de mão, 1590 agentes de trânsito espalhados pela cidade também registram informações e recebem orientações da central.
CGE e CCOI
Integrada à central da CET, o CGE monitora os fenômenos meteorológicos da capital, para a prevenção de danos causados pelas condições de tempo, como tempestades, baixa umidade do ar ou baixas temperaturas. Trabalham nesta central cinco técnicos em meteorologia, três meteorologistas e um engenheiro.
O CCOI articula informações da CET, da Polícia Militar, dos Bombeiros e do CGE para a resolução de ocorrências críticas nas 31 subprefeituras da cidade. O órgão agiliza a resolução de problemas graves como solapamento de vias, queda de árvores, desabamentos, incêndios e deslizamentos.
FOTOS
O crédito da foto deve ser Cesar Ogata/Secom
Foto 1 - Prefeito observa telas de monitoramento de semáforos
Foto 2 - Equipe da CET explica funcionamento do controle semafórico
Foto 3 - Haddad visita Central de Monitoramento
Foto 4 - Prefeito e secretário conhecem o funcionamento do controle de tráfego
Foto 5 - Haddad cumprimenta equipe do CGE
Foto 6 - Haddad observa ocorrências do CCOI
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
