Secretaria Especial de Comunicação

Sábado, 20 de Abril de 2013 | Horário: 20:46
Compartilhe:

População de Parelheiros discute Programa de Metas para superar desafios sociais e ecológicos

Mais de 350 pessoas compareceram neste sábado (20) à subprefeitura de Parelheiros para audiência pública sobre o Programa de Metas. Principais demandas da população são na área de habitação, educação, saúde e desenvolvimento sustentável.

Mais de 350 pessoas compareceram na tarde deste sábado (20) à audiência pública sobre o Programa de Metas 2013-2016 que ocorreu na subprefeitura de Parelheiros, no extremo sul da cidade. No encontro, a população apontou as principais demandas e apresentou sugestões sobre como aprimorar o planejamento das ações da administração municipal na região. Os principais assuntos em discussão foram habitação, regularização fundiária, educação, saúde e desenvolvimento sustentável.

O Programa de Metas, lançado no dia 26 de março pelo prefeito Fernando Haddad, reúne 100 ações que agregam os principais compromissos da gestão atual com a construção e a melhoria de equipamentos e serviços públicos. As metas passarão periodicamente por processos de adaptação participativa e a versão final do documento será divulgada após o término das audiências. O Município estima investir entre R$ 22 bilhões e R$ 23 bilhões na execução do programa.

Após uma breve apresentação do plano, o subprefeito Adailson de Oliveira convidou as pessoas a apresentarem suas propostas. “É uma oportunidade que todos temos de mostrar quais são as necessidades para melhorar a qualidade de vida da região”, afirmou o subprefeito, que defendeu a importância de aumentar a quantidade de empregos na região, por meio de atividades sustentáveis que explorem as potencialidades de Parelheiros, como o ecoturismo e a agricultura orgânica.

Para o conselheiro tutelar Genivaldo Lima, 42 anos, a educação infantil precisa receber investimentos. “Temos na região cerca de 5 mil crianças fora da creche. Marsilac fica a 12 km de Parelheiros e não tem nenhuma EMEI”, apontou Genivaldo, que atua na região desde 2008. De acordo com o Programa de Metas, está prevista a construção em Parelheiros de pelo menos um Centro de Educação Infantil (CEI) e uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), além de uma unidade da Universidade Aberta. Haverá ainda um novo equipamento esportivo e um cultural.

Na área de saúde, já estão previstos no Programa de Metas uma unidade de Rede Hora Certa e um novo hospital. A área também deverá ganhar dois novos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e dois Centros de Referência Especializado da Assistência Social (Creas).

Localizada em meio a importantes áreas de preservação ambiental, como a Capivari-Monos e Bororé-Colônia, Parelheiros tem como desafio a regularização fundiária. “Quero falar sobre regularização de bairros. Regularização para que? Para termos asfalto, esgoto, iluminação e área de lazer”, defendeu o comerciário John Cledson Mendes Barreto, 41 anos, que mora há 15 anos no Recanto Campo Belo. Entre as ações de habitação, o Plano de Metas aponta que Parelheiros deve receber cerca de 1270 novas unidades habitacionais.

Lia de Moura, 45 anos, propôs a criação de um entreposto para a venda em Parelheiros dos alimentos produzidos na região. Ela trabalha na Cooperapas, que representa 38 produtores orgânicos. “Vendemos atualmente para o Ceasa e para feiras de orgânicos. O entreposto possibilitaria atendermos também os moradores de Parelheiros”, explicou Lia. Outras propostas dos agricultores foram a criação de mais Casas de Agricultura, a implantação de uma escola técnica agrícola e a possibilidade de venda de alimentos para a administração municipal.

Audiências públicas

A Prefeitura de São Paulo encerrou neste sábado (20) o ciclo de audiências públicas nas subprefeituras da cidade para discutir as propostas estabelecidas no Programa de Metas 2013-2016. Esta é a segunda rodada de reuniões de consulta à população. No último sábado (13), cerca de duas mil pessoas acompanharam as audiências em outras 14 regiões da cidade.

Neste sábado, foram realizados 17 encontros em São Mateus, Casa Verde/Cachoeirinha, Freguesia/Brasilândia, Pirituba, Perus, Vila Mariana, Butantã, Lapa, Pinheiros, Ipiranga, Jabaquara, Cidade Ademar, Capela do Socorro, Campo Limpo, M'Boi Mirim, Parelheiros e Santo Amaro.

Além das reuniões nas subprefeituras, também estão programadas audiências temáticas, que têm como intuito aprofundar o debate sobre os três eixos do plano: compromissos com os direitos sociais e civis; desenvolvimento econômico sustentável com redução das desigualdades; e uma gestão descentralizada, participativa e transparente. A Câmara Municipal também receberá uma audiência para a discussão das metas no dia 30 de abril. Estão ainda programadas audiências devolutivas para a prestação de contas à sociedade.

O munícipe também poderá contribuir para o planejamento público enviando sugestões para o Programa de Metas 2013-2016 no e-mail: programademetas@prefeitura.sp.gov.br

Confira a programação detalhada das audiências públicas

Veja o Programa de Metas 2013-2016 na íntegra

FOTOS

Crédito: João Luiz / SECOM

Foto 1 - Mais de 350 pessoas se inscreveram e participaram da audiência pública em Parelheiros

Foto 2 - Subprefeito Adailson de Oliveira convida moradores a apresentarem suas sugestões

Foto 3 - Audiência foi aberta com uma apresentação da estrutura do Programa de Metas

Foto 4 - John Barreto defende a importância da regularização fundiária

 

collections
Galeria de imagens