Secretaria Especial de Comunicação

Sexta-feira, 10 de Maio de 2013 | Horário: 11:05
Compartilhe:

Feira da Madrugada deverá ser fechada por 60 dias para reforma

Por questões de segurança, espaço deverá ficar fechado para reformas por 60 dias. Corpo de Bombeiros informou que reformas estabelecidas pela liminar da Justiça Federal para a feira são “insuficientes para a garantia de segurança da integridade física de comerciantes e freqüentadores"

Atualizada às 11h05

Em resposta à Prefeitura de São Paulo, o Corpo de Bombeiros informou que as reformas estabelecidas pela liminar da Justiça Federal para a Feira da Madrugada são “insuficientes para a garantia de segurança da integridade física de comerciantes e freqüentadores”. Portanto, a administração municipal decidiu recorrer da decisão do juiz da 24ª Vara Federal para prosseguir com o plano de reforma previamente negociado e anunciado e informa que recebeu apoio formal de 5 das 7 entidades representativas dos comerciantes do local.

Reforma
A tradicional Feira da Madrugada, no Pátio Pari, está fechada para reforma. A estimativa da Prefeitura é de que o local seja reaberto dois meses após o início das obras. A portaria 14/2013, publicada no último dia 30 de abril no Diário Oficial da Cidade, determinou o fechamento administrativo do espaço por questões de segurança. A necessidade da readequação da feira foi constatada após vistoria técnica do Corpo de Bombeiros.Segundo o secretário de Coordenação das Subprefeituras, Chico Macena, a reforma está orçada em R$ 4 milhões. A intervenção deverá reorganizar os espaços da Feira da Madrugada e afastar, principalmente, riscos de incêndio para comerciantes e frequentadores do local.

De acordo com laudo do Corpo de Bombeiros, a sinalização dos equipamentos de proteção contra incêndio é precária e há materiais inflamáveis, como lonas e botijões de gás. Além disso, as saídas de emergência estão fechadas. “Se alguém gritar ‘fogo’ o cara morre pisoteado. Não há rota de saída. A porta de entrada é a mesma da de saída. Vamos estabelecer um fluxo de segurança e rotas para que as pessoas possam sair”, afirmou o secretário.

Turismo de negócios
Importante espaço de compras de São Paulo, a Feira da Madrugada recebe entre 25 mil e 30 mil visitantes por dia, vindos do interior de São Paulo e de outros estados. “Nossa medida é orientar o turista que vem a São Paulo fazer compras de que a feira estará fechada por 60 dias”, disse Chico Macena, citando que outros locais importantes de compras seguem funcionando normalmente, como a rua José Paulino e a 25 de Março.

O secretário informou que o fechamento da feira apenas no dia 9 foi um pedido dos próprios comerciantes, devido à proximidade do Dia das Mães (próximo domingo). “A data já é uma concessão que eles tiveram. O dia de maior movimento é o de hoje (ontem). ‘É o nosso Natal’ eles disseram”.

Segurança
No último dia 2, o prefeito Fernando Haddad se reuniu com representantes dos comerciantes e garantiu que o fechamento do espaço será feito com tranquilidade e segurança. “Percebo que há uma compreensão dos usuários e dos comerciantes de que a situação se tornou insustentável e é uma retirada para reforma. As pessoas estão cadastradas e depois vão poder retornar, mas em condição de segurança”, disse o prefeito.

O secretário Chico Macena lembrou que uma comissão dos vendedores vai acompanhar a reforma. “A feira retornará após esse período de reforma. Isso é garantido a todos. Vai haver uma comissão de representantes dos comerciantes que acompanharão as obras”, citou.

Boxes
Com a reforma, os boxes serão padronizados e terão 2,5 metros de distância entre eles – atualmente é de 1,5 metro. Além disso, de acordo com o secretário Chico Macena, haverá um ‘arruamento’ da feira, que será feito com a orientação do Corpo de Bombeiros. “Vamos reorganizar a ocupação, inclusive a disposição do estacionamento dos ônibus, que hoje é um impeditivo para o (acesso) dos Bombeiros”.

Atualmente, o levantamento da Prefeitura constatou que há 4.571 boxes na Feira da Madrugada, sendo 3.200 cadastrados. O secretário informou que, apenas após a conclusão da reforma, será definida a quantidade de boxes que caberão no local.

 

 

collections
Galeria de imagens