Secretaria Especial de Comunicação

Segunda-feira, 24 de Junho de 2013 | Horário: 15:16
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São Paulo e Amsterdam trocam experiências sobre políticas para bicicletas

Prefeitura recebe delegação holandesa para intercâmbio de informações e iniciativas de estímulo ao ciclismo como meio de transporte

Nas décadas de 60 e 70 as cidades holandesas viviam uma explosão na quantidade de carros. O trânsito era um problema grave e uma barreira para o desenvolvimento local. Então, iniciou-se uma das mais importantes experiências internacionais de estímulo ao uso da bicicleta. Para conhecer mais sobre as iniciativas e políticas públicas utilizadas na transformação holandesa do modelo de mobilidade urbana, a Prefeitura de São Paulo recebeu nesta semana uma delegação liderada por Carolien Gehrels, vice-prefeita de Amsterdã. Até esta terça-feira (25), especialistas holandeses em ciclismo fazem visitas técnicas e trocam informações com a equipe da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) no workshop Mobilidade: Políticas de Bicicletas.

“Queremos buscar soluções criativas e aprender com outras cidades. Não podemos ficar paralisados por conta das dificuldades. Queremos acelerar interligação das bicicletas e as ciclovias com o transporte público”, afirmou a vice-prefeita Nádia Campeão durante a abertura do workshop, na sede da Prefeitura.

Para Carolien Gehrels, a troca de informações entre as cidades é essencial para a melhoria da qualidade de vida da população urbana. “O futuro das pessoas é nas cidades. Por isso temos que compartilhar problemas e achar soluções de mobilidade, de desenvolvimento urbano e econômico”, disse vice-prefeita de Amsterdã, que presenteou Nádia Campeão com uma bicicleta.

A primeira apresentação do evento foi feita por Roelof Witting, diretor da Dutch Cycling Embassy, fundação holandesa de estímulo ao ciclismo. Witting explicou como começou o processo de combate aos congestionamentos. “As políticas públicas para melhorar o fluxo dos carros eram caras demais. Então decidimos controlar a quantidade de carros nas ruas para permitir a circulação de pessoas e bicicletas. No começo, os comerciantes e empresários não gostaram. Mas depois eles decobriram que pedestres e ciclistas são ótimos consumidores”, disse.

Segundo Witting, o estímulo ao ciclismo requer algumas iniciativas, como a criação de uma rede de rotas diretas para os principais destinos, conectada ao transporte público e afastada da circulação dos carros. É importante também preocupar-se com a segurança e com a visibilidade do ciclista. Nas cidades holandesas houve a implantação de um sistema de sinalização e configuração técnica do tráfego que obriga os veículos motorizados a respeitar as bicicletas. O diretor da Dutch Cycling Embassy apresentou também os exemplos de Bogotá, na Colômbia, de Londres, na Inglaterra, e de Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Na tarde desta segunda-feira (24), a delegação visita o Jardim Helena, bairro na Zona Leste com uso intensivo de bicicletas, e a ciclovia Braz Leme. De acordo com os dados da última Pesquisa de Origem e Destino (2007), apenas 0,6% das viagens diárias em São Paulo são realizadas em bicicletas. No entanto, nos últimos 10 anos foi identificado um crescimento de 183% na utilização deste meio de transporte, principalmente em áreas de periferia.

No Programa de Metas da 2013 – 2016, consta o plano de implantar uma rede de 400 km de vias cicláveis na cidade. “Pretendemos investir na infraestrutura cicloviária primeiro nos locais em que ja há um uso importante de bicicletas, nas zonas leste, sul e norte. Depois, queremos estimular a utilização da bicicleta como substituto do automóvel em trajetos com menos de 7 km”, explicou Ronaldo Tonobohn, superintendente de planejamento da CET. Estão previstos também novos pontos de aluguel e estacionamento de bicicletas, além de campanhas educativas.

Atualmente, São Paulo possui 64 km de ciclovias, 3,3 km de ciclofaixas, 58 km de ciclorotas e 120,8 km de ciclofaixas de lazer.

FOTOS
Créditos: João Luiz/Secom

Foto 1
- Na Holanda existem 18 milhões de bicicletas, que são o principal meio de transporte nos centros urbanos

Foto 2
- Peter van Tongeren, gerente da Berenschot Brasil, apresenta a programação do workshop

Foto 3
- Carolien Gehrels fala sobre a importância da cooperação entre as cidades para a busca de soluções para os problemas urbanos

Foto 4
- Nádia Campeão dá boas vindas à delegação holandesa

Foto 5
- Vice-prefeita afirma que a mobilidade é um desafio para as grandes cidades

Foto 6
- Nádia Campeão recebe bicicleta de Carolien Gehrels

Foto 7
- Vice-prefeita cumprimenta líder da delegação holandesa

Foto 8
- Nádia Campeão recebe Roelof Witting, diretor da Dutch Cycling Embassy

Foto 9
- Roelof Witting faz apresentação sobre experiência holandesa

 

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