Secretaria Especial de Comunicação
Educação infantil deve ser pensada de forma intersetorial
A educação e o desenvolvimento infantil na primeira infância ganhará destaque na reestruturação curricular e administrativa educacional do município de São Paulo. A proposta foi defendida na manhã desta terça-feira (6) pela primeira-dama Ana Estela Haddad e pelo secretário municipal de Educação, César Callegari, em palestra organizada pela Diretoria Regional de Educação (DRE) Ipiranga, no Centro Cultural de São Paulo.
"Essa questão está no epicentro das preocupações da Prefeitura e não é para menos", afirmou o secretário. De com Ana Estela, a primeira infância deve, sim, estar entre as prioridades de uma política pública eficaz. "Essa talvez seja a melhor forma de construirmos equidade, para não termos de corrigir, depois, as iniquidades produzidas como consequência de um atendimento e de um ambiente não adequados e de um vínculo familiar não bem constituído para o desenvolvimento infantil", afirmou.
Apesar de ter ressaltado a qualidade dos trabalhos educacionais que vêm sendo realizados no que diz respeito à primeira infância, Callegari afirmou que a qualidade em escala ainda é um dos principais gargalos da área. "A educação infantil, desde os seus primeiros momentos, implica em currículo, em intencionalidade e em adesão aos princípios da qualidade educacional como direito dessas crianças. Todas essas questões são desafios muito grandes em uma cidade do tamanho de São Paulo, com tantas demandas de natureza social e educacional. Soluções para muitos desses desafios, no entanto, já foram encontradas pelos próprios profissionais e unidades de educação da cidade. O nosso grande desafio agora talvez seja garantir que esses avanços sejam de todos e para todos", disse.
Neste contexto, Ana Estela, que é também coordenadora de políticas públicas voltadas à primeira infância, afirmou que o governo deve trabalhar de forma intersetorial de modo a driblar os principais problemas com relação ao desenvolvimento infantil entre 0 e 6 anos de idade.
"Estamos trabalhando e tentando enfrentar um desafio que é o de apoiar a articulação das políticas públicas no município e a articulação com outros níveis da gestão e também com a sociedade civil organizada. Tudo isso para que a gente possa, de certa maneira, fortalecer e trazer mais visibilidade e integração das ações que incidem especialmente sobre a primeira infância", disse.
A primeira-dama afirmou ainda que sua coordenadoria tem conversado e buscado parcerias com diversas secretarias municipais, entre as quais as de Educação, Saúde, Desenvolvimento e Assistência Social, Direitos Humanos, Cultura, Esporte e até mesmo as de Serviços e de Desenvolvimento Urbano. "Temos buscado primeiro inventariar o que já existe para, em segundo momento, vamos procurar fortalecer e articular essas ações", afirmou.
Como exemplo de uma educação integrada a outras áreas, Ana Estela mencionou o programa Saúde na Escola, do Governo Federal, onde ministérios da Saúde e da Educação se unem para promover o desenvolvimento pleno de crianças e jovens, aproveitando o espaço da escola para práticas de promoção e prevenção da saúde. De acordo com a primeira-dama, o programa não chegou ainda a São Paulo, mas há previsão para que isto ocorra em breve, abrangendo também a educação infantil.
Fotos
Créditos: João Luiz/Secom
Foto 1 - A primeira-dama Ana Estela Haddad ressaltou a importância que deve ser dada à primeira infância para um bom desenvolvimento infantil
Foto 2 - Participaram do evento o secretário municipal da Educação, César Callegari, e a Diretora Regional de Educação Ipiranga, Maria Khadiga Saleh
Foto 3 - A palestra foi realizada no auditório do Centro Cultural de São Paulo
Foto 4 - De acordo com os palestrantes, a primeira infância deve ganhar atenção especial na reforma educacional a ser apresentada em breve pela Prefeitura
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk