Secretaria Especial de Comunicação
Velocidade dos ônibus dobra em faixa exclusiva no Corredor Norte-Sul
Implantado na última segunda-feira (5), o segundo trecho de faixas exclusivas do Corredor Norte-Sul conseguiu dobrar a velocidade dos ônibus, diminuindo pela metade o tempo de viagem dos passageiros. O trecho de 10,4 quilômetros, que se soma a outros 2,1 km implantados no dia 29 de julho, começa no Túnel do Anhangabaú, passando pelas avenidas 23 de Maio e Washington Luiz, até 200 metros após a Roberto Marinho.
De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a velocidade média dos coletivos no pico entre às 12h e 15h, saltou de 15,85 km/h, antes da implantação, no sentido Centro, para 31,38 km/h, medidos na quarta-feira (7). A evolução, que é de 97,9%, mostra que o usuário que gastava cerca de 40 minutos para percorrer o trecho, agora demora apenas 20 minutos.
No sentido bairro, a velocidade média no início da tarde aumentou 39,8%, saindo de 15,21 km/h para 21,27 km/h registrados antes da faixa exclusiva. A medição também foi realizada ontem.
No período da manhã, o crescimento da velocidade dos coletivos no trecho foi de 59,6% no sentido Centro e 17,5% no sentido Bairro. Antes da faixa exclusiva no Corredor Norte-Sul, os ônibus tinham velocidade média de 15,16 km/h para o Centro e 17,32 km/h no Bairro. Nesta quinta-feira (8), a velocidade dos coletivos saltou para 24,03 km/h no sentido Centro e 20,70 km/h no Bairro.
Na última quarta (7), a CET registrou, respectivamente, 24,20 km/h e 20,36 km/h. Na terça-feira (6), segundo dia da faixa, o mesmo trecho e sentidos registraram velocidade de 24,08 km/h e 22,52 km/h.
O prefeito Fernando Haddad disse que a criação das faixas exclusivas, sendo 100 km já implantados e a previsão de 220 km até o fim do ano, somada à construção de 150 km de corredores, reforça a priorização do transporte coletivo. “Muitas pessoas vão reconsiderar a utilização do carro para trechos rotineiros, como a ida ao trabalho, escola e universidade. Isso vai ser repensado. Se fosse simples já teriam feito. Mudar uma cultura não é simples. Nós temos de começar isso”, comentou Haddad, em reunião com empresários da Abdib.
3º trecho
Na próxima segunda-feira, 12, está prevista a implantação do terceiro trecho de faixas exclusivas do Corredor Norte-Sul, nas avenidas Washington Luís, Interlagos, Teotônio Vilela, desde a altura da avenida Roberto Marinho até a avenida Atlântica.
Para o prefeito, apesar de algumas críticas de motoristas de transportes individuais os impactos são mais positivos do que negativos para a cidade e a maioria da população.
”É óbvio que nos primeiros dias da implantação de uma faixa você tem efeitos secundários e terciários que você ajusta. A segunda-feira foi diferente da terça, que foi diferente da quarta”, disse Haddad. "Para esses 70% (que usam transporte público) o impacto é favorável. Para os 30% (que usam transporte individual), esperamos que tenha o menor impacto possível. Mas você vai corrigindo ao longo da implantação”, afirmou.
Leia mais
Faixas exclusivas incentivam novo modelo de mobilidade urbana
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk