Secretaria Especial de Comunicação
Prefeito atende moradores e visita UBS na Zona Sul
O prefeito Fernando Haddad visitou na manhã desta quinta-feira (29) as instalações da Unidade Básica de Saúde (UBS) e do Pronto Atendimento Jardim Macedônia, localizados no distrito de Capão Redondo, na Zona Sul da capital. A passagem pelo equipamento não estava programada e se deu em meio à visita do prefeito à região. Na ocasião, Haddad foi informado pela população que a unidade não possuía médicos suficientes para o atendimento à comunidade.
No momento da visita havia um médico na unidade. A fila para o atendimento no pronto-socorro, no entanto, era de 20 pessoas. De acordo com a enfermeira chefe da unidade, a UBS conta com um corpo médico de 5 pessoas - um deles estava de férias e outras duas médicas estavam em um treinamento para emergência. Cada turno deveria ser contemplado por três médicos.
Segundo o líder comunitário João Mota, de 51 anos, grande parte do problema da unidade se dá porque a região não tem atraído profissionais da saúde. "Eles alegam que aqui é um lugar violento, mas não temos estatística de violência. Não tem homicídio aqui há dez anos. Tivemos no passado, hoje não mais", garantiu.
Durante a visita, Haddad se reuniu com o médico de plantão, com a enfermeira chefe e com a diretora técnica da unidade para compreender a real situação da UBS e do Pronto Atendimento. À população, o prefeito afirmou que tomará as medidas que forem necessárias para garantir um bom atendimento à população.
Lazer
O prefeito também visitou a Praça Irmãs Nilza e Rosilene, construída em um terreno onde até janeiro havia dois imóveis que desabaram após o rompimento de uma galeria de águas pluviais. O trecho da galeria foi reconstruido, totalizando cerca de 90 metros - sendo aproximadamente 30 metros a céu aberto e 60 metros fechado sob a via, perfazendo a interligação da galeria com o sistema de microdrenagem da rua. O valor gasto na obra foi de R$ 700 mil, antes R$ 860 mil inicialmente previstos.
No espaço dos dois imóveis que desabaram durante as chuvas do início do ano, a SIURB construiu uma pequena praça, com três mesas, rodeadas por bancos e árvores. Sobre a galeria, há hoje não só árvores e gramas, mas também um espaço destinado à atividades físicas - com equipamentos e ginástica e uma quadra coberta. "A reforma foi ótima para a comunidade. Este trecho era abandonado e agora virou ponto de encontro", afirmou Josefa Oliveira, de 55 anos, moradora do bairro.
Educação
No CEU Cantos do Amanhecer, o prefeito se reuniu com pais e professores de alunos para ouvir eventuais demandas. Cultura comunitária, a transformação dos CEUs em polos da Universidade Aberta do Brasil e o apoio a ONGs voltadas para a educação foram alguns dos temas abordados. Haddad aproveitou o momento para esclarecer alguns pontos da reforma do sistema educacional proposta pela Prefeitura e atualmente em debate.
"Todo mundo acha que acabar com a progressão automática é aumentar a repetência. Na verdade, tanto uma quanto a outra são faces da mesma moeda da falta de aprendizado. Em uma o aluno passa sem aprender. Na outra, ele reconhecidamente não aprendeu e por isso repete. Nós queremos acompanhar aluno por aluno e garantir o aprendizado", afirmou o prefeito, explicitando que esse acompanhamento se dará com a aplicação de provas bimestrais, boletins com notas de zero a dez e recuperação no período de férias.
Haddad anunciou ainda uma parceria com o Senai e o Senac no Pronatec, programa do Governo Federal, para a oferta de cursos técnicos profissionalizantes a alunos de Educação de Jovens e Adultos. "Eles terão a oportunidade de fazer cursos voltados à elétrica, mecânica, área de serviços, por exemplo", afirmou. De acordo com o prefeito, a ampliação da educação profissionalizante a alunos de EJA deve começar já neste ano.
Na unidade, Haddad assistiu a uma série de apresentações de crianças e jovens da escola. O prefeito foi recebido pela banda do CEU e posteriormente acompanhou três apresentações de danças de alunos do Centro de Educação Infantil (CEI), da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) e da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF).
Museu itinerante
Na ocasião, o prefeito visitou ainda o Museu-Caminhão Sentimentos da Terra, que exibe gratuitamente filmes e paineis contando a história da luta pela terra no país. Até semana passada instalado no Vale do Anhangabau, o museu itinerante está estacionado do CEU Cantos do Amanhecer, onde permanece até o dia 1º de setembro.
De Canudos às marchas camponesas, o museu reúne 11 curta-metragens que mostram sob diversos ângulos o problema da terra no Brasil. O espaço conta com livros de fotografia de Sebastião Salgado, estação de computadores com acesso à internet e uma biblioteca com centenas de autores relacionadas ao tema.
O Museu-Caminhão é uma iniciativa do Núcleo de Pesquisa, Documentação e Memória da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ao final da visita guiada, o prefeito assistiu a uma encenação realizada pelos alunos da universidade. A relação entre o homem brasileiro e o campo foi retratada desde o descobrimento do país até os dias atuais. Figuras emblemáticas dessa história, como o seringueiro Chico Mendes e a missionária americana Dorothy Stang, tiveram suas lutas explicitadas.
Fotos
Créditos: César Ogata/Secom
Foto 1 – Córrego ao lado da Praça Irmãs Nilza e Rosilene
Foto 2 – Prefeito Fernando Haddad observa córrego
Foto 3 – Em painel, cidadãos podem ver como era a região antes e como ficou
Foto 4 – Haddad conversa com enfermeira chefe da UBS Jardim Macedônia
Foto 5 – Haddad conhece biblioteca temática do museu itinerante
Foto 6 – Ao lado do secretário de governo, Antônio Donato, prefeito assiste a vídeo sobre as lutas por terra no Brasil
Foto 7 – Aluno da UFMG participa de encenação
Foto 8 – Crianças do Centro de Educação Infantil do CEU Cantos do Amanhecer se
Foto 9 – Haddad reúne-se com pais e professores da unidade
Foto 10 – Prefeito cumprimenta aluno que participou da reunião
Foto 11 – Instalações do CEU Cantos do Amanhecer
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk