Secretaria Especial de Comunicação
Corredor de ônibus na Inajar de Souza começa a ser expandido
A primeira obra da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) na cidade de São Paulo teve início nesta sexta-feira (30). Trata-se do projeto de requalificação e expansão do corredor de ônibus na avenida Inajar de Souza, na Freguesia do Ó, na Zona Norte da capital. Pela manhã, o prefeito Fernando Haddad visitou a obra, acompanhado do ministro das Cidades, Agnaldo Ribeiro, e do secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto.
"Estamos vencendo alguns obstáculos que o ônibus tem pelo caminho para melhorar a velocidade e aproximar (a avenida) o máximo possível de uma via expressa. Tudo será requalificado", afirmou o prefeito Fernando Haddad.
“São Paulo sai hoje na frente por já ter essas obras iniciadas, sobretudo do ponto de vista dos corredores de ônibus”, disse o ministro, ressaltou que no PAC2 Mobilidade Grandes Cidades serão priorizados os projetos que tragam retorno mais rápido a todos. “Precisamos dar à população uma alternativa de transporte coletivo de boa qualidade”, afirmou.
Trajeto
O novo corredor partirá da Praça dos Correios, no Centro, e seguirá até o Terminal Vila Nova Cachoeirinha. O percurso se estende por 14,6 km, compreendendo não só a avenida Inajar de Souza, mas também as avenidas Marquês de São Vicente, Norma Pieruccini Giannotti, Ordem e Progresso, Rudge e Rio Branco.
Será também construída uma passagem subterrânea exclusiva para ônibus de 370 metros de extensão entre as avenidas Rudge e Norma Pieruccini Giannotti.
Atualmente, a avenida Inajar de Souza já conta com um corredor no sentido contrário, Bairro-Centro. Este será reformado com colocação de pavimento rígido em toda sua extensão, demolição das antigas e altas plataformas de ônibus, instalação de novos abrigos de nova sinalização e o atendimento à legislação de acessibilidade.
Orçada em mais de R$ 169 milhões, a obra de requalificação do corredor deverá ser entregue em 24 meses. As demolições feitas nas obras serão 100% recicláveis, já que todo o material fresado será reaproveitado na construção do próprio corredor.
Centro Esportivo
Nesta sexta, o prefeito também vistoriou as obras do Centro Esportivo Osvaldo Brandão, na Vila Brasilândia, também na Zona Norte. O equipamento de 25 mil metros quadrados já conta com duas quadras poliesportiva. A sede administrativa da instituição, ainda em construção, terá cozinha, refeitório, anfiteatro e salas multiuso. Prevê-se ainda a construção de um campo de futebol e de uma pista de skate.
Atualmente, o Centro Esportivo atende cerca de 200 pessoas da comunidade por dia. Após a finalização das obras, prevista para dezembro de 2013, espera-se uma circulação diária de até 2 mil pessoas.
O Centro Esportivo Osvaldo Brandão está localizado ao lado do Clube da Comunidade Augostinho Vieira, local onde a prefeitura estuda instalar o Hospital da Brasilândia – exigência antiga da comunidade.
Campanha para redução de acidentes
Em comemoração ao primeiro ano da campanha “Parada”, promovida pelo Governo Federal, o prefeito Fernando Haddad acompanhou o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, e o piloto Emerson Fittipaldi no autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, para a divulgação de mais uma etapa programa. Sob o tema “Um Pacto pela Vida”, esta nova fase da campanha tem o intuito de conscientizar motoristas sobre os perigos no trânsito. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), o Brasil aparece em 5º lugar entre os países recordistas em acidentes de trânsito.
“Quase cinquenta mil mortes todo ano no Brasil é inadmissível para pessoas que, em geral, acabaram de se habilitar, pessoas entre 18 e 35 anos que perdem suas vidas sem sequer ter tido a chance de realizar os seus sonhos, de começar a constituir uma família, ou às vezes deixando filhos, esposa. É muito triste o que se observa no Brasil no que diz respeito a isso”, afirmou Haddad que também falou sobre os números na cidade. “São Paulo vem reduzindo os acidentes no transito, sobretudo os acidentes fatais. Isso tem sito reiterado. Em 2012 já houve uma queda, em 2013 a queda persiste e nos vamos perseverar no caminho de reduzir ainda mais esse grande descalabro que é a violência no transito”, afirmou o prefeito.
Um levantamento feito pela CET em maio deste ano revelou a importante queda, principalmente no número de atropelamentos na capital após a Campanha de Proteção ao Pedestre (PPP). A redução chegou a 20,4% no período de 11 de maio de 2012 a 28 de fevereiro de 2013 (ou seja, com o Programa vigente) comparado com 11 de maio de 2010 a 28 de fevereiro de 2011 (antes do início do PPP). Foram 34 mortes de pedestres atropelados contra 19 quando o Programa já existia há pelo menos um ano.
Haddad também lembrou que outras ações iniciadas pela Prefeitura auxiliam a diminuir o número de mortes no geral. “A questão do transporte público é um elemento fundamental para a paz no trânsito. As pessoas poderem se locomover com mais agilidade, sobretudo nas grandes metrópoles. Eu fico muito feliz de ter um ministro das cidades essa consciência e um brasileiro a frente dessa bandeira”, destacou Haddad se referindo também ao piloto Emerson Fittipaldi, um dos idealizadores da campanha.
“Hoje nós estamos comemorando o primeiro ano de lançamento da campanha para mais segurança no trânsito, que foi lançada no ano passado com a Le Mans vindo a São Paulo. Eu queria agradecer o prefeito por São Paulo receber às seis horas de Le Mans e o ministro que esta trabalhando junto ao Governo Federal para melhorar a segurança de trânsito no Brasil”, afirmou Emerson Fittipaldi.
Fotos
Créditos: Fábio Arantes / SECOM.
Foto 1 – Prefeito observa projeto de corredor da Av. Inajar de Souza
Foto 2 – O ministro das Cidades, Agnaldo Ribeiro, acompanhou a vistoria às obras
Foto 3 - Obra de requalificação do corredor integra o PAC2
Foto 4 – Prefeito conversa com engenheiro responsável pela obra
Foto 5 – Obras do corredor tiveram início na altura 1.230 da Av. Inajar de Souza
Foto 6 – Prefeito e ministro concederam entrevista coletiva em tenda próxima à obra
Foto 7 – Terreno onde será construído o campo de futebol do Centro Esportivo Osvaldo Brandão
Foto 8 – Ao lado do secretário municipal de Esportes, Lazer e Recreação, Celso Jatene, o prefeito conversa com o administrador do equipamento
Foto 9 – Obras devem ser encerradas até dezembro de 2013
Foto 10 – Prefeito conversa com trabalhadores da obra
Foto 11 – Estrutura externa das quadras poliesportivas
Foto 12 – Quadras poliesportivas do Centro Esportivo Osvaldo Brandão
Foto 13 – Pista de skate ainda está em processo de construção
Foto 14 – Área externa do Centro Esportivo Osvaldo Brandão
Foto 15 – Campo de Futebol do CDC Augostinho Vieira
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk