Secretaria Especial de Comunicação
Virada Esportiva: mil ciclistas ocupam as ruas do Centro em passeio noturno
Cerca de mil ciclistas ocupam as ruas do Centro de São Paulo na noite deste sábado (21) com o ‘Passeio Ciclístico – Pedalada Noturna’, que percorre 33 km, com partida do Parque das Bicicletas, passando pelo Memorial da América Latina e Vale do Anhangabaú. O prefeito Fernando Haddad puxou o grupo nos primeiros quilômetros do percurso, ao lado do diretor do Serviço Social do Comércio (Sesc-SP), Danilo Miranda. A largada do passeio, que faz parte das mais de duas mil atividades programadas para a 7ª Virada Esportiva, aberta pela manhã, foi dada pelo secretário municipal de Esportes, Lazer e Recreação, Celso Jatene.
Antes da largada, o prefeito reafirmou o compromisso da Prefeitura de priorizar o transporte coletivo e também o alternativo, como a bicicleta. O Programa de Metas 2013-2016 prevê a construção de 150 km de corredores de ônibus e 340 km de vias para as bicicletas. Até agora, mais de 160 km de faixas exclusivas foram implantadas na cidade e objetivo é atingir 220 km até o fim deste ano.
Haddad também citou o projeto de transporte de ônibus por 24 horas, que deverá se iniciar no próximo ano, e a ocupação da cidade em todos os horários, dando vida para São Paulo. “As pessoas têm horários muito diferenciados em São Paulo. Os 11 milhões de habitantes, cada um tem uma rotina. É óbvio que durante o dia se concentram as atividades, mas muita gente tem atividades noturnas e gostaria de transporte, de parque e atividades, quando há disponibilidade de tempo. Estamos procurando responder a isso”, afirmou. “Quanto mais ocupação da cidade, mais segurança e mais bem estar, que é o que a gente quer”, disse.
O prefeito também valorizou a parceria com o Sesc, que organizou essa atividade com o ciclistas, em parceria com a Prefeitura. “Ia só dar a bandeirada, mas fui convidado a pedalar. O Danilo (Miranda) me desafiou e vou pedalar”, disse Haddad. “O dia a dia de São Paulo é o dia a dia do Sesc”, afirmou.
Virada Esportiva
Por volta das 10h deste sábado (21), o prefeito Haddad e o secretário Celso Jatene abriram a sétima edição da Virada Esportiva de São Paulo. O evento conta com mais de duas mil atividades em mais de 200 pontos espalhados por toda a cidade, com uma programação de mais de 34 horas.
Na abertura, o prefeito assistiu a apresentação de taekwondo do Instituto Olga Kos, com alunos com deficiência intelectual e síndrome de down, no Vale do Anhangabaú. Haddad também acompanhou apresentações de dança de senhoras da terceira idade no Centro de Referência do Idoso e um jogo de Bossa Ball, mistura de vôlei, futebol e música, na Praça dos Correios, promovido pelo Instituto Cartão Vermelho.
A programação da Virada Esportiva segue até às 18h deste domingo (22), em 45 centros esportivos municipais, dez parques, 45 Centros Educacionais Unificados (CEUs), 90 praças, 12 unidades do SESC e em arenas como a do Vale do Anhangabaú. Neste domingo (22), às 9h30, acontece a Skate Run com partida da Praça Charles Miller. A corrida de skate, que terá trajetos de 3 a 8 km e reunirá mais de 10 mil participantes, é considerada uma das maiores do mundo.
Haddad ressaltou que essa edição da Virada Esportiva é a mais participativa, e não apenas contemplativa. Cerca de 95% das atividades propostas poderão ser praticadas pelo público que comparecer ao evento. “A principal característica dessa Virada é que ela convida à participação mais do que simplesmente a observar alguém fazendo esporte”, afirmou.
“Essa é uma demanda da cidade contra o sedentarismo, pela saúde e pela mobilidade. São Paulo está ganhando um colorido novo com essa questão do transporte público, cicloativismo, pedestre, caminhada e a Virada faz parte dessa mudança de cultura”, disse o prefeito.
O secretário Celso Jatene também ressaltou que além das atividades específicas, outros 300 clubes da comunidade (CDC) também seguem com suas programações normais no fim de semana. “Uma Virada que está espalhada em todas as regiões da cidade, mais próximo da casa de cada morador de São Paulo, em seu bairro, para que todos pratiquem esporte e façam exercícios físicos”, disse.
FOTOS
Crédito: Vilma Gonçalves / SECOM
Foto 1 - Passeio ciclístico noturno reuniu mais de 1 mil pessoas
Foto 2 - Prefeito Fernando Haddad puxou grupo pedalando
Foto 3 - Haddad ressaltou ocupação de São Paulo por seus cidadãos
Foto 4 - Percurso do passeio foi de 33 km pelas ruas do Centro
Foto 5 - Atividade faz parte da programação da Virada Esportiva 2013
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk