Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
4º Fórum Spcine promove mais de 40 atrações gratuitas nesta semana, com a presença de nomes conhecidos do setor, como Camila Pitanga, Bianca Comparato e Raphael Montes

São Paulo, 24 de junho de 2025 - A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Spcine, realiza o 4ª Fórum Spcine, de 25 a 27 de junho, na Cinemateca Brasileira. Consolidado como um dos mais relevantes espaços de debate e formulação de políticas públicas para o audiovisual brasileiro, neste ano o evento apresenta o tema “Uma Década Transformando o Audiovisual e Inspirando o Futuro”, reunindo especialistas nacionais e internacionais em mais de 40 atividades gratuitas e livres, abordando temas como preservação da memória audiovisual, inovação tecnológica, cinema indígena, inteligência artificial, e a potência das empresas públicas no setor. Entre os convidados já confirmados no evento estão as atrizes Camila Pitanga e Bianca Comparato e o escritor, roteirista e diretor Raphael Montes.
O evento é híbrido e, além da participação presencial na programação que ocorre nas salas Grande Otelo e Oscarito da Cinemateca, o público pode acompanhar as atividades por meio da plataforma de streaming Spcine Play. A transmissão amplia o alcance do evento, permitindo que profissionais, estudantes e entusiastas do audiovisual de outras cidades participem e acompanhem os debates e painéis em tempo real.
Para facilitar o acesso ao evento serão disponibilizadas vans de traslado da Estação Vila Mariana do Metrô até a Cinemateca Brasileira, a partir das 9h, todos os dias de programação. A última van retorna da Cinemateca às 20h30. A estação estará com sinalizações do Fórum Spcine e com uma equipe na área externa para apoiar os participantes.
“São Paulo é a maior cidade do hemisfério sul e sua grandeza vai além da extensão, aqui temos uma cena forte e plural do audiovisual. Portanto, firmar políticas como o Fórum Spcine nos consolida como um espaço estratégico para debates, ideias, reflexões e celebrações, apontando toda potencialidade da capital paulista mundialmente”, afirma Totó Parente, Secretário de Cultura e Economia Criativa da Prefeitura de São Paulo. “Reunindo especialistas, artistas e gestores de diversas áreas, o evento reforça o nosso papel como indutor de inovação, inclusão, criação e memória. Celebrar uma década da Spcine e a indicação recente da cidade para integrar a seleta Rede de Cidades Criativas da Unesco na categoria cinema é reconhecer o impacto da cultura na vida das pessoas e reafirmar o compromisso da Prefeitura de São Paulo com um setor audiovisual cada vez mais forte”, finaliza.
“Ao celebrar os dez anos da Spcine, reafirmamos o compromisso da cidade de São Paulo com o fortalecimento de políticas públicas estruturantes que projetam e impulsionam a indústria do audiovisual. O Fórum Spcine se consolida como uma plataforma estratégica de diálogo e articulação entre agentes do setor, poder público e sociedade civil, reunindo especialistas nacionais e internacionais. Seguimos dedicados a promover um ambiente audiovisual competitivo, inclusivo e alinhado às transformações contemporâneas.” afirma Lyara Oliveira, presidente da Spcine.
Programação do 4º Fórum Spcine
A abertura da programação do 4º Fórum Spcine, no dia 25 de junho, destaca o papel dos festivais como vetores de transformação urbana e cultural. Às 10h30, o painel "A Cidade em Cartaz" reúne nomes como Renata de Almeida (diretora da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo), Josiane Osório (presidente do Fórum Nacional dos Festivais) e Karlinne Cordeiro, educadora cultural e gestora pública.
Entre alguns dos destaques do primeiro dia de programação do 4º Fórum Spcine está o lançamento do Mapeamento do Audiovisual Indígena, a partir das 15h, seguido pelo painel "Vozes Originárias – Conhecimento, Território e Cinema", com a participação de Melanie Hadley, integrante da comunidade Minegoziibe Anishinabe e vice-presidente de Indústria, Parcerias e Crescimento no Indigenous Screen Office (ISO), no Canadá, e do jornalista indígena Tácio Melo. Às 16h30, o painel "Cinema e Território – Narrativas Periféricas e a Construção da Memória Coletiva", mediado pelo cineasta Lincoln Péricles (LK), discute o papel das periferias na construção de narrativas audiovisuais transformadoras.
Às 20h, a programação segue com a Cerimônia de Abertura do Fórum, que celebra os dez anos de existência da Spcine. A atividade contará com um painel reunindo os ex-presidentes da Spcine Alfredo Manevy, Maurício Ramos, Laís Bodanzky e Viviane Ferreira para revisitar marcos importantes da empresa e fazerem uma reflexão sobre caminhos para o desenvolvimento do setor audiovisual paulistano. A mediação é de Lyara Oliveira.
O segundo dia do Fórum Spcine amplia o debate em torno de políticas públicas, acesso ao cinema, dados para decisões estratégicas, coproduções internacionais e sustentabilidade no audiovisual a partir do eixo temático “Transformações e Desafios”.
A programação confirmada para quinta-feira conta com o painel "Salas Especiais de Cinema – Políticas de Acesso e Democratização", às 10h, promovendo uma reflexão sobre o papel das salas públicas de cinema e de iniciativas voltadas à democratização do audiovisual; e o Lançamento do Estudo de Impacto e Perfil de Público do Circuito Spcine, realizado pela FIPE, às 10h30. A apresentação vai revelar dados inéditos sobre a audiência das salas públicas de cinema da Prefeitura de São Paulo, seus efeitos sociais e perspectivas para 2025.
Mais tarde, às 15h, a série “Tremembé”, do Amazon MGM Studios, será o centro do painel "Tremembé – O Que Acontece Quando Todo Mundo Cria Junto", que discute a produção audiovisual colaborativa viabilizada por políticas públicas. Participam Bianca Comparato (atriz), Vera Egito (cineasta e diretora), Julia Priolli, Head de Séries da Amazon Studios Brazil, e Ulisses Campbell (roteirista e jornalista), com mediação de Emiliano Zapata.
Ainda no segundo dia do 4º Fórum Spcine, às 17h, o painel "Audiovisual Conectado – Como a Internet Redesenha o Consumo de Conteúdo" reúne nomes como Rafa Dias (DiaTV), Claudine Beyma (Kwai Brasil) e Gabie Fernandes, com mediação da jornalista e apresentadora Martchela, para refletir sobre o impacto das plataformas digitais na produção e circulação do audiovisual; enquanto às 18h30 a Masterclass “Produção Sustentável – Planejamento e Práticas no Audiovisual” aborda estratégias para reduzir o impacto ambiental das produções; e encerrando a agenda, às 20h, o painel "Conexões Criativas – O Audiovisual Coreano e os Novos Diálogos com o Brasil" discute o impacto global da produção coreana e as possibilidades de intercâmbio com o Brasil. Os convidados do painel incluem o Sr. Kim Hyounsoo, representante da Korean Film Council (KOFIC), Isabel C., da (Korea Creative Content Agency (KOCCA), e Dong Hyun, do Centro Cultural Coreano.
Com o eixo Projeção e Inovação, o terceiro e último dia do Fórum Spcine consolida o olhar para o futuro do audiovisual brasileiro, com foco na articulação federativa, inovação tecnológica, infância, regulação, coproduções e o impacto de políticas públicas como o Cash Rebate SP.
Às 10h, o painel "Audiovisual em Rede – A Potência das Empresas Públicas no Audiovisual Brasileiro" abre os trabalhos reunindo representantes de empresas públicas estaduais e municipais para uma discussão sobre o papel estratégico dessas instituições no fortalecimento da indústria nacional. Simultaneamente, às 11h, acontece o painel "O Futuro da Formação de Público Está na Infância", mediado por Beth Carmona, diretora geral do Comkids, e com especialistas nacionais e internacionais, que visa refletir sobre políticas e conteúdos voltados às crianças como base da sustentabilidade do setor.
O terceiro - e último dia – do 4º Fórum Spcine ainda debate a preservação audiovisual com o painel "Tecnologia e Inovação na Proteção e na Memória do Audiovisual", às 12h, com mediação de Guilherme Saviolli, coordenador de Preservação de Filme da Cinemateca Brasileira, e convidados internacionais como Brice Amouroux (vice-chefe do Departamento de Tecnologias do Institut national de l’audiovisuel, na França) e Paolo Tosini (consultor em preservação e restauração de filmes do Archivo General de la Nación da República Dominicana).
A telenovela “Beleza Fatal” ganha protagonismo na sexta-feira, como tema central de dois painéis: um às 14h, de nome "Beleza Fatal e o Impacto Econômico do Cash Rebate São Paulo", com a presença de Geórgia Costa Araújo (produtora e diretora da Coração da Selva), Maria de Médicis (diretora da novela “Beleza Fatal”) e Renata Rezende (responsável pela produção dos conteúdos originais de ficção do grupo Warner Bros. Discovery no Brasil) para discutir os bastidores da produção da novela da Max, filmada em São Paulo com incentivos do Programa de Atração de Filmagens à Cidade e ao Estado de São Paulo; e outro às 18h na Sala Grande Otelo, o painel "Audiência Conectada – Como a Internet Impulsionou Beleza Fatal, com a atriz Camila Pitanga, o escritor Raphael Montes e a diretora de marketing da Warner Bros. Discovery, Clara Volpi, para debaterem com a apresentadora Foquinha o impacto das redes sociais na estratégia de lançamento e engajamento da novela.
O evento se encerra oficialmente às 20h, com a Cerimônia de Encerramento Projeções para o Audiovisual Brasileiro – Reflexões e Compromissos, que apresentará a Agenda de Prioridades construída ao longo dos três dias e contará com falas de representantes da Spcine, do poder público e da sociedade civil.
A programação completa e as inscrições gratuitas podem ser consultadas no site oficial do evento forumspcine.com.br
Sobre a Spcine
A Spcine é uma empresa pública de fomento ao audiovisual vinculada à Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa da Cidade de São Paulo. Atua no desenvolvimento, financiamento e implementação de políticas para os setores de cinema, TV, games e novas mídias, com foco em valorizar o potencial econômico, cultural e social do audiovisual paulista.
Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.
Serviço:
Atração: 4º Fórum Spcine
Onde: Cinemateca Brasileira - Largo Sen. Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino, São Paulo.
Quando: 25 a 27 de junho de 2025
Ingresso: Gratuito
Classificação: Livre
Confira a programação em: forumspcine.com.br
QUARTA-FEIRA (25)
Plenária Grupo de Trabalho: Poder Público
Data: 25/06/2025
Horário: 10h às 11h
PAINEL: A Cidade em Cartaz: o impacto dos festivais de cinema nas cidades
Data: 25/06/2025
Horário: 10h30 às 11h30
PAINEL: Cinemas de rua como resistência na exibição
Data: 25/06/2025
Horário: 12h30 às 13h30
Plenária Grupo de Trabalho Mercado e Indústria
Data: 25/06/2025
Horário: 14h30 às 15h30
Lançamento* do Mapeamento do Audiovisual Indígena
Data: 25/06/2025
Horário: 15h às 15h30
*esta atividade é complementar ao painel "Vozes Originárias - Conhecimento, Território e Cinema" e o público será convidado a permanecer na sala para o painel após a apresentação do estudo
PAINEL* Vozes Originárias - Conhecimento, Território e Cinema
Data: 25/06/2025
Horário: 15h30 às 16h30
*esta atividade é complementar ao lançamento do Mapeamento do Audiovisual Indígena e o público do lançamento será convidado a permanecer na sala para o painel após a apresentação do estudo. Caso tenha interesse em ir somente no painel, a entrada na sala às 15h30 estará sujeita à disponibilidade de assentos liberados ao fim do lançamento.
PAINEL: Cinema e Território - Narrativas Periféricas e a Construção da Memória Coletiva
Data: 25/06/2025
Horário: 16h30 às 17h30
Oficina de Distribuição de Impacto
Data: 25/06/2025
Horário: 17h30 às 18h30
Masterclass Histórico da Regulação e Políticas Públicas do Audiovisual Brasileiro
Data: 25/06/2025
Horário: 18h30 às 19h30
Cerimônia de Abertura + Coquetel Dez Anos de Spcine - Uma Trajetória de Impacto no Audiovisual Paulistano
Data: 25/06/2025
Horário: 20h
QUINTA-FEIRA (26)
Plenária Grupo de Trabalho Instituições de Ensino e Pesquisa
Data: 26/06/2025
Horário: 10h às 11h
PAINEL* Salas Especiais de Cinema - Políticas de Acesso e Democratização
Data: 26/06/2025
Horário: 10h às 10h50
*esta atividade é complementar ao lançamento do Estudo de Impacto e Perfil de Público do Circuito Spcine e o público será convidado a permanecer na sala para o lançamento após o painel
Lançamento* do Estudo de Impacto e Perfil de Público do Circuito Spcine
Data: 26/06/2025
Horário: 10h50 às 11h30
*esta atividade é complementar ao painel "Salas Especiais de Cinema Políticas de Acesso e Democratização" e o público do painel será convidado a permanecer na sala para o lançamento. Caso tenha interesse em ir somente no lançamento, a entrada na sala às 10h50 estará sujeita à disponibilidade de assentos liberados ao fim do painel.
PAINEL: Cooperações Internacionais para o fortalecimento do setor audiovisual
Data: 26/06/2025
Horário: 12h às 13h
PAINEL: Formação e Dados Decisões Estratégicas Baseadas em Evidências
Data: 26/06/2025
Horário: 12h30 às 13h30
Plenária Grupo de Trabalho Entidades Representativas
Data: 26/06/2025
Horário: 14h30 às 15h30
PAINEL: Tremembé - O Que Acontece Quando Todo Mundo Cria Junto
Data: 26/06/2025
Horário: 15h às 16h
PAINEL: Do Local ao Global – Construindo Pontes para o Audiovisual Brasileiro
Data: 26/06/2025
Horário: 16h30 às 17h30
PAINEL: Audiovisual Conectado - Como a Internet Redesenha o Consumo de Conteúdo
Data: 26/06/2025
Horário: 17h às 18h
Masterclass Produção Sustentável Planejamento e Práticas no Audiovisual
Data: 26/06/2025
Horário: 18h30 às 19h30
PAINEL: Visões do Brasil – A Nova Era Internacional do Audiovisual
Data: 26/06/2025
Horário: 19h às 20h
PAINEL: Conexões Criativas O Audiovisual Coreano e os Novos Diálogos com o Brasil
Data: 26/06/2025
Horário: 20h às 21h
SEXTA-FEIRA (27)
PAINEL: Audiovisual em Rede - A Potência das Empresas Públicas no Audiovisual Brasileiro
Data: 27/06/2025
Horário: 10h às 11h
PAINEL: O futuro da formação de público está na infância
Data: 27/06/2025
Horário: 11h às 12h
PAINEL: Tecnologia e Inovação na Proteção e na Memória do Audiovisual
Data: 27/06/2025
Horário: 12h às 13h
PAINEL: Beleza Fatal e o Impacto Econômico do Cash Rebate São Paulo
Data: 27/06/2025
Horário: 14h às 15h
PAINEL: Games e Narrativas Cinemáticas - Convergências no Audiovisual Atual
Data: 27/06/2025
Horário: 14h30 às 15h30
PAINEL: Desafios das Novas Legislações - Impactos e Adequações no Audiovisual Brasileiro
Data: 27/06/2025
Horário: 16h às 17h
PAINEL: Cinema e Tecnologia - Como o Futuro Será Contado?
Data: 27/06/2025
Horário: 16h30 às 17h30
PAINEL: Audiência Conectada - Como a Internet Impulsionou Beleza Fatal
Data: 27/06/2025
Horário: 18h às 19h
PAINEL: Uma Indústria em Construção h A Força das Coproduções Nacionais
Data: 27/06/2025
Horário: 18h30 às 19h30
Cerimônia de Encerramento + Coquetel Projeções para o Audiovisual Brasileiro Reflexões e Compromissos
Data: 27/06/2025
Horário: 20h
Escrito por: Enzo Sapio | Revisado por: Suzane Rodrigues
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk