Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Festival Arquivo Aberto
Considerando a entrega de serviços de qualidade à população como foco das instituições públicas, o principal objetivo do Festival Arquivo Aberto constituiu-se em consolidar o Arquivo Histórico Municipal dentro da programação pública da cidade, alavancando sua inserção social num contexto de injustiças e desigualdades. Sob a premissa conceitual da importância dos arquivos públicos para a sociedade, o Festival buscou lançar-se como espaço de construção coletiva das novas bases de preservação e difusão do patrimônio documental.
Diálogos no AHM
Compreendeu um conjunto de palestras e rodas de conversa com foco acadêmico-científico sobre questões prementes às Ciências da Informação e Humanidades, colocando ênfase no valor educativo dos documentos, nas ferramentas de gestão e política documental, nos instrumentos de acessibilidade via plataformas digitais e muito mais.
Laboratório de Formação
Constituído por modalidades técnicas de aprendizado e construção - minicursos e oficinas -, este eixo bebeu do conhecimento teórico para testar novas práticas em laboratório. Buscamos abordagens, ferramentas e práticas patrimoniais que dessem suporte para (des)(re)construções do saber e do fazer, dentro e fora dos documentos.
Ocupação Arquivo Vivo
Por um percurso de intervenções e vivências culturais, contemplando inúmeras linguagens artísticas, o programa Ocupação Arquivo Vivo, criado no início de 2021, vem fomentando o aprendizado, a cocriação e a produção de conhecimento através da criatividade, do lúdico e do marginal, de todas as formas de deslocamento, tanto em pensamento quanto em ação. Aqui os arquivos são considerados abertos, vivos e de
toda a cidade.
Além dos três eixos programáticos propostos, o Festival também ofereceu experiências relacionadas ao processo de pesquisa e extroversão de acervo – desde o atendimento ao consulente, a elaboração de exposição documental e à exposição artístico-visual do nosso patrimônio.
As programações da 1ª e 2ª edição do Festival Arquivo Aberto convidaram o público a explorar documentos originais — cartas, fotografias, mapas, vídeos — e a vivenciar experiências que ampliam o olhar sobre a história social da cidade. Realizadas no Arquivo Histórico Municipal e em seus arredores, no bairro do Bom Retiro, ambas as edições evidenciaram a potência do arquivo como espaço de criação, pesquisa e transformação. Além disso, legitimaram a história e a cultura do bairro onde está sediado, caracterizado por uma simbiose cultural e social que define parte do público do FAA. Dessa forma, a inclusão de artistas e pesquisadores locais tornou-se parte integrante da identidade do festival.
Em breve teremos mais informações sobre a 3ª edição do Festival Arquivo Aberto. Acompanhe as nossas redes sociais e o site oficial do Festival!
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk