Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Programação de novembro
Vem conferir a programação de novembro no Arquivo Histórico Municipal!
Saberes populares: andanças de Mário e Inezita
até 30/11 | Segunda à sexta - 10:00 às 17:00 | Sábados - 10:00 às 16:00
A exposição Saberes populares: andanças de Mário e Inezita revela as trajetórias entrelaçadas de dois grandes protagonistas da valorização da cultura brasileira: Mário de Andrade, através de seu trabalho pioneiro à frente do Departamento de Cultura de São Paulo (1935-1940), e Inezita Barroso, como continuadora dessa tradição de pesquisa e divulgação dos saberes populares. Por meio de documento e fotografias, a mostra apresenta as expedições etnográficas aos povos indígenas do Mato Grosso, os estudos sobre manifestações afro-brasileiras como a coroação dos reis do Congo, as pesquisas sobre a cultura caipira do Vale do Paraíba, e o mapeamento sistemático das tradições populares paulistas através de questionários e fichas de campo.
A narrativa conecta as investigações dos anos 1930 com o trabalho artístico de Inezita Barroso, que transformou esse conhecimento em canção, perpetuando composições como ""Viola Quebrada"" de Mário de Andrade e consolidando-se como uma das principais intérpretes da música popular brasileira.
A exposição demonstra como essas ""andanças"" pelo Brasil resultaram na construção de um acervo sobre nossa diversidade cultural, evidenciando a continuidade entre pesquisa acadêmica e expressão artística na preservação dos saberes populares brasileiros. "
Classificação livre e sem necessidade de agendamento.
Local: sala 17 do AHM.
Curso Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil - 2025
1º novembro a 06 de dezembro | Sábados - das 10 às 12h30 e das 13h30 às 16h
O curso Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil visa promover a discussão sobre a ditadura militar brasileira (1964-1985) e o período atual, e refletir sobre a pedagogia dos lugares de memória, considerando que o olhar sobre o patrimônio carrega potencialidades de traçar paralelos entre passado-presente e estabelecer diálogos sobre a democracia brasileira, o momento político e os direitos humanos na atualidade.
O curso apresenta abordagens conceituais e discute experiências internacionais, nacionais e da cidade de São Paulo sobre as políticas de memória e de preservação a partir das experiências de musealização, das perspectivas e dos debates em torno desses espaços-símbolos. Dentre eles, o edifício sede do Deops/SP (atual Memorial da Resistência de São Paulo), o edifício das Auditorias Militares (Memorial da Luta pela Justiça), as dependências do antigo DOI-Codi (atual 36ª Distrito Policial da Vila Mariana). Ao final do curso será realizada uma visita educativa mediada ao antigo DOI-Codi.
Com vistas a ampliar o alcance do conteúdo, o curso será realizado de forma híbrida (presencial e online). Posteriormente, as aulas serão disponibilizadas pelo canal do YouTube do Núcleo Memória.
Público-alvo: aberto a todos os públicos, especialmente estudantes, educadores e demais agentes multiplicadores
N° de vagas: 80 (presencial) e 100 (online)
Inscrições: via formulário
Divulgação dos selecionados: disponibilização de lista no site do NM e confirmação por e-mail
Local do encontro presencial: Auditório do Arquivo Histórico Municipal
Organização: Núcleo de Preservação da Memória Política
Apoio: Instituto Galo da Manhã
Este curso é gratuito e conta com emissão de certificado.
Ressaltamos que no dia 06/12 a aula será realizada no antigo DOI-Codi/SP, por meio de uma visita mediada.
Arquivo Nômade: Jardim da Luz
06/11 | Quinta-feira - 14:00 às 16:30
Tendo como eixo central a relação do AHM com seu território e comunidade, essa ação educativa focaliza o Jardim da Luz, primeiro parque urbano de São Paulo. A criação de espaços de lazer e a importância das áreas verdes na cidade serão temáticas abordadas durante a atividade. Também será discutido o histórico do parque justaposto ao contexto de expansão urbana da capital, especialmente nos bairros da Luz e Bom Retiro, através da apresentação de documentação presente no AHM e uma caminhada de imersão e reconhecimento do parque.
Atividade gratuita e presencial, inscrições pelo Sympla.
Local de início: calçada da fachada do Arquivo Histórico Municipal.
Arquivo Nômade: Postais na Praça
07/11 | Sexta-feira - 14:30 às 16:00
O Núcleo Educativo convida o público para um exercício de escrita de cartões-postais. Nessa atividade, uma experiência de se corresponder com outra pessoa de uma forma não-instantânea, pode-se repensar as relações com o tempo e as memórias afetivas com o território paulistano por meio das imagens presentes em nosso acervo.
Local: calçada da fachada do Arquivo Histórico Municipal. Em caso de mau tempo, estaremos no saguão do prédio.
Essa atividade não conta com inscrição prévia
Classificação livre
Fluxos SP
[DATAS E HORÁRIOS EM BREVE]
Fluxo SP, projeto viabilizado pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), é realizado por Instituto Poiesis, Prefeitura de São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, Ministério da Cultura e Governo Federal. Até o final de 2025, o projeto promoverá 700 (setecentas) apresentações artísticas gratuitas, distribuídas por todas as regiões da cidade de São Paulo, com uma atuação consistente nos territórios periféricos e nas áreas com menor oferta cultural. As ações ocuparão espaços como casas de cultura, centros culturais, teatros, bibliotecas e CEUs, fortalecendo a presença da arte no cotidiano da cidade. O Fluxo SP reúne uma ampla diversidade de expressões culturais e artísticas, contemplando as linguagens de Artes Visuais, Circo, Culturas Tradicionais, Dança, Literatura, Música e Teatro.
Sem necessidade de agendamento.
Agenda de espetáculos
[MAIS INFORMAÇÕES EM BREVE]
Formação de Professores "Mililitros de Arte"
08/11 | Sábado - 10:00 às 15:30
Nesta atividade, a técnica conhecida como Antotipia, um processo fotográfico histórico que utiliza a fotossensibilidade dos pigmentos de plantas e frutos para criar imagens, servirá como dispositivo para adentrar ao universo caipira através da Fotografia. A proposta da oficina é um convite a refletir e imaginar processos de apagamento e nascimento das imagens, onde serão apresentadas algumas fotografias do acervo do AHM (Arquivo Histórico Municipal), a fim de possibilitar uma reflexão sobre memória e esquecimento, elaborando novas perspectivas e ferramentas para a produção de conhecimento dentro da educação.
Atividade gratuita e presencial com inscrições via Sympla. Limite de vagas: 20.
Uma vez esgotadas as vagas, uma lista de espera será liberada na plataforma Sympla, condicionada à desistência dos participantes da lista principal.
Formação gestão cultural para novos tempos
11/11 | Terça-feira - das 17:30 às 19:30
18/11 | Terça-feira - das 17:30 às 19:30
25/11 | Terça-feira - das 17:30 às 19:30
Em parceria com o CULTSP PRO, o Arquivo Histórico Municipal irá realizar um ciclo de palestras que propõem reflexões sobre os desafios contemporâneos da gestão cultural e das relações entre instituições e seus públicos. Em três encontros, o especialista André Fonseca abordará como o setor cultural pode se adaptar e responder criativamente às transformações aceleradas da sociedade contemporânea.
Programação da formação:
Cultura (e gestão cultural) em tempos de incertezas
Data: 11/11 às 17h30
Como repensar a gestão cultural e as atuações de agentes culturais diante de novos desafios trazidos pelos tempos atuais de mudanças aceleradas e crises permanentes em diversas esferas? A palestra propõe reflexões e possibilidades para responder essa questão, a partir de um panorama de como essas transformações impactam o setor cultural e seus públicos.
Cultura e públicos: comunicação, experiências e relações
Data: 18/11 às 17h30
As principais mudanças que estão ocorrendo na comunicação, no consumo cultural e nos comportamentos e expectativas dos públicos. E isso transforma as relações entre museus e espaços culturais e seus públicos.
Diversidade em espaços e projetos culturais: como a comunicação e as experiências podem ser mais inclusivas
Data: 25/11 às 17h30
Por meio de exemplos e casos reais, a palestra mostrará as experiências de diferentes grupos minorizados em espaços e projetos culturais, e como elas podem ser planejadas para ficarem mais inclusivas.
As palestras são independentes. Se inscreva na palestra que tiver mais interesse, ou em todas!
André Fonseca
Educador, consultor e pesquisador independente. Seu trabalho é focado em (re)pensar a comunicação (e as relações com públicos) sob uma perspectiva inclusiva, humanizada e cultural. Já atuou com instituições e projetos como Museu Catavento, Museu do Café, Fundação Bienal, Instituto Brincante, Museu da Diversidade Sexual, Red Sudamericana de Danza, Instituto Tomie Ohtake, SESC, Museu da Energia, MIS (Museu da Imagem e do Som), Goethe-Institut São Paulo, Acessa BH, Circo Zanni, IPHAN, Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo, Biblioteca Mário de Andrade, Museu Casa das Rosas e SENAC, além de diversas secretarias e fundações de cultura. Currículo completo na área cultural
Local: Auditório AHM
Incrições: via formulário
Classificação: a partir de 16 anos
Haverá emissão de certificado para cada dia de formação.
Roda de colagem: Experimentação poética
12/11 | Quarta-feira - 14:00 às 16:30
Neste encontro, o público é convidado a se reunir em um ambiente de criação para produzir colagens individuais e coletivas, de forma livre e a partir de propostas que provocam a imaginação. Estarão disponíveis diversas reproduções de documentos do acervo do AHM, que serão lidos e retrabalhados poeticamente pelos participantes.
Aberto a todos os públicos, com ou sem experiência prévia em colagem.
Local: Sala 16 do Arquivo Histórico Municipal.
Minicurso “Realizando pequenos reparos em acervos de papéis”
13/11| Quinta-feira - das 10:00 às 13:00
14/11 | Sexta-feira - das 10:00 às 13:00
O minicurso "Realizando pequenos reparos em acervos de papéis" faz parte da programação do V Seminário de Tecnologia e Organização da Informação em Bibliotecas, Museus e Arquivos, que neste ano traz como tema “Porque a informação é necessária”, a ser realizado entre os dias 10 e 14 de novembro de 2025.
O Seminário, em sua quinta edição, consolida-se como espaço de diálogo interdisciplinar, reunindo especialistas, gestores, pesquisadores e profissionais da informação para refletir sobre os desafios e inovações que permeiam a organização, a preservação e o acesso à informação em equipamentos culturais e informacionais.
O AHM foi convidado a sediar este minicurso, que trata-se de uma formação prática voltada à conservação de documentos em suporte papel, aspecto essencial para a preservação de acervos arquivísticos, e será ministrado por Cristina Sanches Morais. Esta atividade contará com 20 vagas e será uma oportunidade de formação prática voltada à conservação de documentos em suporte papel, aspecto essencial para a preservação de acervos arquivísticos.
O V Seminário de Tecnologia e Organização da Informação em Bibliotecas, Museus e Arquivos é organizado pela Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas - CSMB.
REALIZANDO PEQUENOS REPAROS EM ACERVOS DE PAPEIS, com Cristina Sanches Morais
A conservação de acervos documentais em papel exige atenção constante e intervenções periódicas para garantir sua preservação a longo prazo. Pequenos reparos, quando realizados adequadamente, podem significar o prolongamento da vida útil de documentos históricos, obras raras e materiais bibliográficos, prevenindo danos mais graves que exigiriam intervenções complexas.
Intervenções básicas quando realizadas com conhecimento técnico de conservadores e o uso de materiais apropriados, contribuem significativamente para a preservação do patrimônio documental, garantindo que as gerações futuras possam acessar e estudar esses importantes testemunhos históricos.
Local: Sala 16 do Arquivo Histórico Municipal.
Incrições: via formulário.*
ATENÇÃO: os certificados serão fornecidos mediante a, no mínimo, 75% de presença durante as mesas de debate do evento.
*No dia 04 de novembro, segunda-feira, a organização do V Seminário de Tecnologia e Organização da Informação em Bibliotecas, Museus e Arquivos irá solicitar confirmação. Caso não haja resposta, será assumida a desistência.
Roda de bordado em fotografia: Experimentação poética
26/11 | Quarta-feira - 14:00 às 16:30
Esta atividade propõe uma experimentação conjunta sobre as fotografias históricas salvaguardadas no AHM. Os participantes farão intervenções nos documentos impressos em tecido, utizando a tradicional técnica de bordado e refletindo sobre a desenfreada urbanização vivenciada por São Paulo no último século.
Atenção: atividade direcionada para pessoas com noções básicas de bordado.
Atividade gratuita e presencial, sem necessidade de inscrição.
Local: Sala 16 do Arquivo Histórico Municipal.
Roteiro Cenas de São Paulo em um Arquivo Vivo
29/11 | Sábado - 10:30 às 12:00 e 14:00 às 15:30
O Roteiro é uma opção para quem deseja conhecer diversos aspectos do AHM numa visita mediada. Ele é formado pelas seguintes etapas:
-
Exposição Acervo e Conservação: com documentos originais do acervo que percorrem a construção da cidade de São Paulo e suas transformações até os tempos atuais;
-
Exposição Atas da Câmara (1555-1899): onde os visitantes poderão conferir, em painéis de grande escala, reproduções dos documentos mais antigos da América Latina;
-
Visita à Biblioteca do Arquivo, especializada em temas relacionados à cidade de São Paulo.
Local: ponto de encontro Hall de entrada do AHM.
Atividade com retirada antecipada dos ingressos pelo Sympla.
Classificação livre.
Visitas Patrimoniais
para pessoas ou pequenos grupos com interesse no patrimônio edificado e curiosidade sobre as práticas de arquivo.
Terças (14:30), Quintas (10:30) e Sábados (10:30 e 14:00)
O programa de visitação do Arquivo Histórico Municipal de São Paulo estimula diálogos com o acervo e o patrimônio edificado, a cultura material e imaterial e a história da Administração Pública. O Núcleo Educativo realiza propostas de investigação a partir de experiências de mediação para sensibilizar e aproximar os diferentes públicos da documentação, memória e história da cidade de São Paulo.
Atividade presencial e com retirada antecipada dos ingressos.
Caso a data que possui interesse não esteja disponível, significa que neste dia e horário o agendamento de grupos já foi solicitado ou o núcleo educativo possui outra atividade programada. Neste caso, orientamos que escolha outra data de seu interesse.
Visitas Educativas agendadas
Por meio do nosso Programa de Visitas Educativas, grupos escolares, universitários, de entidades sociais e institucionais, terão a oportunidade de vivenciar e aprender com o acervo e o patrimônio edificado, a cultura material e imaterial e a história da administração pública.
O Núcleo Educativo elabora visitas específicas para atender as demandas, datas e horários de grupos interessados em conhecer a documentação, memória e história da cidade de São Paulo.
As visitas agendadas podem ser solicitadas pelo formulário!
💰 Programação 100% gratuita!
📍Todas as atividades presenciais acontecem ou se iniciam no AHM - Praça Cel. Fernando Prestes, 152, bem pertinho da estação de metrô Tiradentes (Linha 1 - Azul)
🤗 Crianças e menores de idade são bem-vindos, desde que estejam acompanhados por um adulto responsável.
⚠️ O AHM estará fechado nos dias 20, 21 e 22 de novembro, conforme o Decreto 64.005/2025. No sábado do feriado da Proclamação da República, 15 de novembro, abriremos normalmente.
Veja as programações passadas
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
