Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Programação de outubro
Vem conferir a programação de outubro no Arquivo Histórico Municipal!
Saberes populares: andanças de Mário e Inezita
até 30/11 | Segunda à sexta - 10:00 às 17:00 | Sábados - 10:00 às 16:00
A exposição Saberes populares: andanças de Mário e Inezita revela as trajetórias entrelaçadas de dois grandes protagonistas da valorização da cultura brasileira: Mário de Andrade, através de seu trabalho pioneiro à frente do Departamento de Cultura de São Paulo (1935-1940), e Inezita Barroso, como continuadora dessa tradição de pesquisa e divulgação dos saberes populares. Por meio de documento e fotografias, a mostra apresenta as expedições etnográficas aos povos indígenas do Mato Grosso, os estudos sobre manifestações afro-brasileiras como a coroação dos reis do Congo, as pesquisas sobre a cultura caipira do Vale do Paraíba, e o mapeamento sistemático das tradições populares paulistas através de questionários e fichas de campo.
A narrativa conecta as investigações dos anos 1930 com o trabalho artístico de Inezita Barroso, que transformou esse conhecimento em canção, perpetuando composições como ""Viola Quebrada"" de Mário de Andrade e consolidando-se como uma das principais intérpretes da música popular brasileira.
A exposição demonstra como essas ""andanças"" pelo Brasil resultaram na construção de um acervo sobre nossa diversidade cultural, evidenciando a continuidade entre pesquisa acadêmica e expressão artística na preservação dos saberes populares brasileiros. "
Classificação livre e sem necessidade de agendamento.
Local: sala 17 do AHM.
Arquivo Nômade: Postais na Praça
03/10 | Sexta - 14:30 às 16:00
O Núcleo Educativo convida o público para um exercício de escrita de cartões-postais. Nessa atividade, uma experiência de se corresponder com outra pessoa de uma forma não-instantânea, pode-se repensar as relações com o tempo e as memórias afetivas com o território paulistano por meio das imagens presentes em nosso acervo.
Local: calçada da fachada do Arquivo Histórico Municipal. Em caso de mau tempo, estaremos no saguão do prédio.
Essa atividade não conta com inscrição prévia
Classificação livre
Arquivo Nômade: edição Galeria ReOcupa
11/10 | Sábado - 14:00 às 17:00
A atividade de envios de cartões postais integra a programação da exposição Entre colapsos e encantamentos, em cartaz na Galeria ReOcupa. Esta ação propõe o contato com a série de postais produzida pela artista e curadora da mostra, Elidayana Alexandrino.
Atividade gratuita e presencial, sem necessidade de inscrição.
Local: Galeria ReOcupa — Ocupação 9 de Julho (R. Maj. Quedinho, 224 - Bela Vista)
Exposição "Ausências Brasil"
até 08/10 | Segunda à sexta - 09:00 às 17:00 | Sábados - 10:00 às 16:00
Na segunda, a ausência do irmão desaparecido pela ditadura militar.
A exposição, do fotógrafo argentino Gustavo Germano, reúne doze pares de fotografias a partir de álbuns antigos de família de vítimas da ditadura militar no Brasil (1964-1985), e fotografias atuais, que foram produzidas com familiares e amigos nos mesmos locais, evidenciando as ausências.
O projeto expositivo, contemplado por emenda parlamentar do Deputado Estadual Antonio Donato, conta com a parceria de 5 instituições públicas de São Paulo e região metropolitana que receberão a mostra: Centro Cultural Diadema (de 2/10 a 3/11), Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (de 6 a 20/12/2024), CEU Vila Rubi (de 14/2 a 26/3/2025), Centro MariAntonia (31/3 a 16/5/2025) e CEU Rosa da China (20/5 a 4/7/2025).
A abertura inaugura o projeto expositivo “Ausências Brasil” que, acompanhado de atividades educativas-culturais (visitas educativas, rodas de conversa com ex-presos políticos e exibição de filmes), busca refletir sobre os abusos de poder, as perseguições e os desaparecimentos forçados ocorridos durante a ditadura militar no Brasil e suas permanências.
Agenda da Exposição
04 de outubro
- 14h: Visita Educativa
- 15h: Rodas de Conversa com ex-presos políticos, com Maurice Politi e/ou Dulce Muniz
- 17h: Projeção do Filme “O Dia que Durou 21 Anos” + Debate com Diretor Camilo Tavares
Fluxos SP
09/10 | Quinta-feira - das 18:00 às 19:00
11/10 | Sábado - das 15:00 às 15:25
16/10 | Quinta-feira - às 18:00
18/10 | Sábado - às 15:00
Fluxo SP, projeto viabilizado pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), é realizado por Instituto Poiesis, Prefeitura de São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, Ministério da Cultura e Governo Federal. Até o final de 2025, o projeto promoverá 700 (setecentas) apresentações artísticas gratuitas, distribuídas por todas as regiões da cidade de São Paulo, com uma atuação consistente nos territórios periféricos e nas áreas com menor oferta cultural. As ações ocuparão espaços como casas de cultura, centros culturais, teatros, bibliotecas e CEUs, fortalecendo a presença da arte no cotidiano da cidade. O Fluxo SP reúne uma ampla diversidade de expressões culturais e artísticas, contemplando as linguagens de Artes Visuais, Circo, Culturas Tradicionais, Dança, Literatura, Música e Teatro.
Sem necessidade de agendamento.
Agenda de espetáculos
- . percebendo ., com Andreza Aguida
Andreza Aguida investiga diferentes espaços e elementos através do corpo – sentidos - identificando limites e possibilidades oferecidas, acessando o movimento pelo contato com superfícies concretas / abstratas . percebendo . através dos sentidos de seu corpo falho de um sentido (visão), os sentidos do local. Com audiodescrição ao vivo de Joelson Lima e interpretação de libras, além da música perceptiva de André Fabiano, a obra propõe uma experiência onde percepção, memória e narrativa se entrelaçam.
Data: 09/10, quinta-feira
Horário: das 18:00 às 19:00
Local: Externa Cultivar
Classificação livre. Essa atividade é um espetáculo de dança com intérprete de Libras.
- Bichos Soltos, com Futura
Bichos Soltos é uma dança para crianças de todas as idades onde quatro bailarinas vestidas com um figurino/fantasia/criatura/fantástica movimentam-se de forma dinâmica, criando um novo estatuto de existência, questionando a relação entre o homem, a natureza e as coreografias sociais estabelecidas. Os bichos são agentes desestabilizadores da normatividade e se apresentam enquanto dispositivo de utopias, possibilitando a criação de camadas ficcionais distintas e sobrepostas - seres que nunca foram vistos, já extintos e que ainda estão por vir nessas cidades.
Data: 11/10, sábado
Horário: das 15:00 às 15:25
Local: Externa Cultivar (entrada AHM)
Classificação livre.
- À Margem da Linha, com CAHLO Núcleo de Dança
À Margem da Linha se plastifica a partir de dois corpos que se comunicam diante do silêncio, escuta, gestos e pelo diálogo com materiais externos. Esse diálogo sensível ocorre pelos meandros de uma linha, que materializa simbolicamente o infinito em um círculo que se desfaz / se transforma em cena pela ação do tempo e de seus desgastes contínuos.
Data: 16/10, quinta-feira
Horário: das 19:00 às 19:30
Local: Saguão do AHM
Classificação livre.
- Hiato expandido, com Felipe Teixeira e Mariana Molinos
HIATO EXPANDIDO é uma dança-instalação, uma construção sobre a materialidade do corpo na relação com o espaço. Uma dança que emerge sutilmente do que se inscreve nos corpos, na coreografia social e geográfica. 6 corpos adentram o espaço e dilatam o tempo.
Derretem lentamente sobre as estruturas do ambiente lembrando que a todo tempo o corpo e o espaço se refazem conjuntamente.
Juntes constróem novas topografias e paisagens, convidando toda matéria a se mover.
Em 40 minutos todo o espaço se amplia e dança, construindo um espectro de presença contínua que mantem o campo coletivo vivo.s.
Data: 18/10, sábado
Horário: das 15:00 às 15:40
Local: Saguão do AHM
Classificação livre.
ZONA CINZENTA, com TF Cia de Dança
11/10 | Sábado - 16:00 às 18:00
18/10 | Sábado - 16:00 às 18:00
Zona Cinzenta dialoga corpo e arquitetura em um desejo consciente de habitar os entres. A obra situa um corpo entre o cotidiano e o extra cotidiano e convoca o espectador acizentado a uma experiência de imersão entre as artes cênicas e as artes visuais, entre o movimento e a paralisia, entre a pulsão e a ruptura. Um estado de transformação que é instaurado pela permanência. Uma insistência pela presença e um convite para partilha e subversão. O tempo do evento é confundido com os períodos de visitação do museu e o público é capturado pela sua própria autonomia diante das ações que se espalham pelos espaços cinzentos. A quais estados o corpo será submetido? Sobreviver ou desistir?
Direção Geral e Concepção: Igor Gasparini
Artistas-Criadores: Igor Gasparini, Karen Marçal, Maju Kaiser, Maria Emília Gomes, Murilo Rocha, Natália Moura, Pasha Gorbachev, Odri Campos e Vik Alves.
Provocação Corporal: Isis Gasparini, Luciana Lara e Marcela Levi.
Arquiteto: Tiago Guimarães
Concepção de Som e DJ: Dani Moraes
Fotos: João Benz, Filipe Berndt e Juan del Villar
Vídeo: Isis Gasparini e Osmar Zampieri
Local: Saguão do AHM.
Classificação etária: 12 anos.
Não há necessidade de agendamento.
Roda de bordado em fotografia: Experimentação poética
15/10 | Quarta-feira - 14:00 às 16:30
Esta atividade propõe uma experimentação conjunta sobre as fotografias históricas salvaguardadas no AHM. Os participantes farão intervenções nos documentos impressos em tecido, utizando a tradicional técnica de bordado e refletindo sobre a desenfreada urbanização vivenciada por São Paulo no último século.
Atenção: atividade direcionada para pessoas com noções básicas de bordado.
Atividade gratuita e presencial, sem necessidade de inscrição.
Local: Arquivo Histórico Municipal.
Estante Compartilhada
18/10 | Sábado - 10:00 às 16:00
O AHM quer tornar a leitura mais acessível e divertida! Por isso, criamos a Estante Compartilhada, um espaço onde podes trazer um livro e levar outro, fazendo as histórias circularem e incentivando a leitura.
A nossa banca funciona assim: você traz um livro e troca por outro do seu interesse. Fácil assim!
“Mas eu não tenho livros para doar, posso dar uma olhada e pegar um livro?”
Sim! Acreditamos que os livros são feitos para serem lidos e devem circular."
Local: Saguão do AHM
Essa atividade não conta com inscrição prévia.
Roda de colagem: Experimentação poética
18/10 | Sábado - 14:00 às 16:30
Neste encontro, o público é convidado a se reunir em um ambiente de criação para produzir colagens individuais e coletivas, de forma livre e a partir de propostas que provocam a imaginação. Estarão disponíveis diversas reproduções de documentos do acervo do AHM, que serão lidos e retrabalhados poeticamente pelos participantes.
Aberto a todos os públicos, com ou sem experiência prévia em colagem.
Atividade gratuita e presencial, sem necessidade de inscrição.
Local: Arquivo Histórico Municipal.
Roteiro Cenas de São Paulo em um Arquivo Vivo
30/10 | Quinta-feira - 10:00 às 12:00 e 14:00 às 16:00
O Roteiro é uma opção para quem deseja conhecer diversos aspectos do AHM numa visita mediada. Ele é formado pelas seguintes etapas:
-
Exposição Acervo e Conservação: com documentos originais do acervo que percorrem a construção da cidade de São Paulo e suas transformações até os tempos atuais;
-
Exposição Atas da Câmara (1555-1899): onde os visitantes poderão conferir, em painéis de grande escala, reproduções dos documentos mais antigos da América Latina;
Local: ponto de encontro Hall de entrada do AHM.
Atividade com retirada antecipada dos ingressos pelo Sympla.
Classificação livre.
Visitas Patrimoniais
para pessoas ou pequenos grupos com interesse no patrimônio edificado e curiosidade sobre as práticas de arquivo.
Terças (14:30), Quintas (10:30) e Sábados (10:30 e 14:00)
O programa de visitação do Arquivo Histórico Municipal de São Paulo estimula diálogos com o acervo e o patrimônio edificado, a cultura material e imaterial e a história da Administração Pública. O Núcleo Educativo realiza propostas de investigação a partir de experiências de mediação para sensibilizar e aproximar os diferentes públicos da documentação, memória e história da cidade de São Paulo.
Atividade presencial e com retirada antecipada dos ingressos.
Caso a data que possui interesse não esteja disponível, significa que neste dia e horário o agendamento de grupos já foi solicitado ou o núcleo educativo possui outra atividade programada. Neste caso, orientamos que escolha outra data de seu interesse.
Visitas Educativas agendadas
Por meio do nosso Programa de Visitas Educativas, grupos escolares, universitários, de entidades sociais e institucionais, terão a oportunidade de vivenciar e aprender com o acervo e o patrimônio edificado, a cultura material e imaterial e a história da administração pública.
O Núcleo Educativo elabora visitas específicas para atender as demandas, datas e horários de grupos interessados em conhecer a documentação, memória e história da cidade de São Paulo.
As visitas agendadas podem ser solicitadas pelo formulário!
💰 Programação 100% gratuita!
📍Todas as atividades presenciais acontecem ou se iniciam no AHM - Praça Cel. Fernando Prestes, 152, bem pertinho da estação de metrô Tiradentes (Linha 1 - Azul)
🤗 Crianças e menores de idade são bem-vindos, desde que estejam acompanhados por um adulto responsável.
⚠️ O AHM estará fechado na segunda-feira, 27 de outubro, em virtude do Dia do Servidor Público. No dia 28 de outubro, terça-feira, abriremos normalmente.
Veja as programações passadas
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk