Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Terça-feira, 26 de Agosto de 2025 | Horário: 19:58
Compartilhe:

Bibliotecas da zona leste contam com mais de 15 programações gratuitas; veja mais

Programação reúne atividades literárias, oficinas, exposições e encontros fortalecem o papel das bibliotecas como espaços públicos de convivência e transformação

São Paulo, agosto de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas, promove uma série de atividades culturais e educativas nas bibliotecas da zona leste entre os dias 27 e 30 de agosto. O destaque especial fica na programação da Biblioteca Affonso Taunay, que se consolida como um polo de incentivo à leitura, bem-estar e inclusão social. Toda a programação é gratuita e livre para todos os públicos.

A biblioteca, que fica na região da Mooca, todas as quartas-feiras, às 9h, o Projeto Octo, conduzido por Sandra Regina Olivan, ensina a confecção de polvos de crochê para bebês prematuros, promovendo acolhimento e segurança, e mediação de leitura das 10h às 12h, reforçando o papel da literatura na formação emocional e intelectual de crianças e jovens. Na sexta (29), outra mediação de leitura feita pelo time da Taunay acontece no espaço, voltada ao público infantil e no seu despertar ao prazer pela literatura e em seus benefícios, como desenvolvimento de linguagem, vocabulário e imaginação.

Como atividades que se estendem para além da literatura, a Affonso Taunay oferece práticas corporais voltadas ao alongamento e fortalecimento muscular às quartas-feiras a partir das 13h e às sextas às 9h. Também às sextas, das 10h às 11h, há a oficina de inglês com Solange Larese para iniciantes; já para os fãs de artes visuais, até o dia 3 de setembro, a biblioteca também abriga a exposição “Abaporu Periférico”, com visitação de segunda a sexta das 8h às 17h e aos sábados das 10h às 14h. A mostra apresenta releituras grafitadas de obras modernistas feitas por artistas da periferia, celebrando a Semana de Arte Moderna de 1922 com uma abordagem urbana e contemporânea.

No Tatuapé, a Biblioteca Hans Christian Andersen apresenta uma programação diversificada. No dia 28 de agosto, das 10h às 16h, ocorre o IV Festival Literatura Jovem em parceria com a PUC-SP, com debates, oficinas e leituras voltadas ao público juvenil. No mesmo dia, às 20h, o Clube de Leitura Secreto realiza um encontro online para discutir o livro Kindred, de Octavia Butler. Todas as sextas, às 15h, há oficina de pintura em aquarela com a artista Fernanda Renate. Já na sexta (29), às 10h, o teatro narrativo “O Silêncio das Cores”, com Lúcia Bissoto, promete encantar o público com uma história envolvente. Aos sábados, às 11h, Dona Dolores conduz a oficina de agulha mágica e, por fim, somente neste sábado (30), a biblioteca realiza a FliHans – Festa Literária da Hans, das 10h às 14h, com diversas atrações, incluindo a mediação de leitura “Primeiras Leituras” às 11h30 e o Sarau Café com Poesia às 12h.

Ainda no bairro do Tatuapé, a Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet leva a feira de doação de livros “Pegue, Leve e Leia” no dia 29 de agosto, das 10h às 16h, promovendo a doação gratuita de livros ao público, onde cada visitante poderá escolher até dois títulos para levar para casa; e Biblioteca Prof. Arnaldo M. Giácomo inclui uma aula de programação em Python com Daniele Ayumi nesta quarta (27) às 10h, voltada ao público iniciante e realizada com o uso de celulares dos participantes.

Na Vila Nova Manchester, a Biblioteca Lenyra Fraccaroli realiza mediações de leitura de terça a sexta às 10h, conduzidas por funcionários e jovens monitores culturais, que promovem um contato lúdico entre as crianças e os livros. Às quintas, às 15h, a unidade oferece uma oficina de crochê voltada ao desenvolvimento de habilidades manuais e à troca de experiências entre participantes.

Pelo Aricanduva, a Biblioteca Milton Santos oferece a oficina “Profissão MC”, de terça a sexta, das 14h às 15h30, e aos sábados, das 12h30 às 14h. A atividade é voltada a jovens interessados em atuar como MCs, DJs e produtores musicais, abordando desde a composição até os direitos autorais e estratégias de monetização.

Dedicado a pais e filhos de 6 meses a 5 anos, a Biblioteca Ricardo Ramos, na Vila Prudente, promove na sexta (28), às 11h, a oficina “Tempo de Brincar, Tempo de Cuidar”, com a psicopedagoga Betina Serson. A atividade oferece histórias e brincadeiras com materiais do cotidiano, fortalecendo vínculos familiares por meio da ludicidade.

Em Guaianases, a biblioteca temática em literatura feminista, Cora Coralina, promove às 14h desta sexta-feira (29), um bate-papo com as artistas do Boldo Estúdio, responsáveis pela exposição “Narrativas Lésbicas”, em cartaz desde julho. A conversa aborda arte, cultura e vivências femininas em um espaço voltado à valorização da diversidade.

Por fim, a recém-entregue Biblioteca Aureliano Leite é palco, no dia 30 de agosto, das 11h às 13h, para o lançamento do livro “Eu Te Amo Muito Mais”, da autora Maria Eduarda Moura. A obra é uma homenagem à sua avó Irene e aborda temas como luto, memória e amor eterno, convidando o público a refletir sobre os vínculos afetivos que permanecem mesmo após a despedida.

Para mais informações, acesse a programação local de cada biblioteca por meio do link. A programação completa das bibliotecas de bairro e dos bosques e pontos de leitura, além de outras novidades e avisos, você encontra no site da CSMB e em nossa redes social. Informações gerais estão disponíveis nas redes sociais e no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Consulte online os acervos da biblioteca da cidade aqui.

 

Sobre a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB)

A Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) é um núcleo filiado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo, responsável direta pela administração de 84 equipamentos culturais ao redor da cidade, incluindo 54 bibliotecas de bairro - além da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e as bibliotecas Jayme Cortez e José Paulo Paes dentro dos Centros Culturais da Juventude e Penha, respectivamente - e 29 Serviços de Extensão estabelecidas em praças e parques por meio dos Pontos e Bosques de Leitura. Tendo origem desde a década de 30 como Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura e reajustada como CSMB desde 2007, tem como objetivo integrar todas as bibliotecas públicas municipais e tornar mais eficiente o desenvolvimento de suas políticas, serviços e estrutura informacional. A fim de promover iniciativas que atendam às necessidades de prover amplo acesso à informação, cultura, leitura e produção de conhecimento, a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas promove em seus espaços cursos, oficinas e atrações artísticas mensais e gratuitas para todos os públicos - por meio de programas como “Biblioteca Viva”, “Feira de Trocas de Livros”, “Pegue, Leve e Leia”, “Bibliotecas Temáticas” - e o primeiro serviço de streaming gratuito de leitura - o BiblioSP, que conta com mais de 17 mil livros para leitura online e download.

Escrito por: Gheysa Karla | Revisado por: Enzo Sapio

collections
Galeria de imagens