Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Sexta-feira, 1 de Agosto de 2025 | Horário: 10:57
Compartilhe:

Bibliotecas da Zona Norte comemoram o Dia Nacional do Capoeirista com aulas gratuitas aos sábados

As Bibliotecas Érico Veríssimo, na Parada de Taipas, e Padre José de Anchieta, em Perus, recebem as aulas sem limite de vagas.

São Paulo, 1º de agosto de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas, promove aulas de capoeira nas bibliotecas públicas municipais em celebração ao Dia Nacional do Capoeirista, comemorado no próximo domingo (3), como forma de valorização a essa manifestação afro-brasileira reconhecida como patrimônio cultural. A programação de aulas é gratuita e livre para todos os públicos.

Com aulas regulares de capoeira aos sábados, as bibliotecas da zona norte da capital – Érico Veríssimo e Padre José de Anchieta – se destacam entre as atividades gerais do Dia nos equipamentos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, ensinando a arte da ginga e da capoeira, suas regionalidades, força histórica como uma luta de expressão e apropriação sociocultural e sua importância como uma atividade saudável físico mental. As aulas não precisam de inscrição prévia e não possui um limite de vagas, incluindo tanto alunos experientes quanto iniciantes.

Na Biblioteca Érico Veríssimo, a atividade é conduzida pelo Mestre Menegueti e Mestre Vagalume às 11h, reunindo dança, música e jogos. Já na Biblioteca Padre José de Anchieta, a capoeira acontece das 9h às 11h com o Mestre Kleber e a Fundação Lauê Capoeira.

 

A programação completa das bibliotecas de bairro e dos bosques e pontos de leitura, além de outras novidades e avisos, você encontra no site da CSMB e em nossa rede social. Informações gerais estão disponíveis nas redes sociais e no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Consulte online os acervos da biblioteca da cidade aqui

 

Serviço:

Programação do Dia Nacional do Capoeirista nas Bibliotecas

Quando: todos os sábados

Classificação Indicativa: Livre

Ingressos: Gratuitos

 

Atração: Capoeira com Mestre Menegueti
Quando: Todos os sábados, às 11h
Local: Biblioteca Érico Veríssimo - Rua Diógenes Dourado, 101 - Conjunto Residencial Elisio Teixeira Leite | CEP - 02815-060
Sinopse: Capoeira é uma manifestação cultural afro-brasileira que envolve elementos de dança, música e jogo

Atração: Capoeira com o mestre Kleber e a fundação Lauê Capoeira
Quando: Todos os sábados, das 09h às 11h
Local: Biblioteca Padre José de Anchieta - Rua Antônio Maia, 651 - Vila Perus
Sinopse: Mestre Bambam chega junto com a Fundação Lauê, todos os SÁBADOS, às 9h, para ensinar e compartilhar a arte da ginga e da capoeira regional, lembrando que é aberta para todos os públicos! Se interessou? Então coloca uma roupa confortável e vem gingar. Sem capacidade máxima de público.

 

Sobre a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB)

A Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) é um núcleo filiado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo, responsável direta pela administração de 84 equipamentos culturais ao redor da cidade, incluindo 54 bibliotecas de bairro - além da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e as bibliotecas Jayme Cortez e José Paulo Paes dentro dos Centros Culturais da Juventude e Penha, respectivamente - e 29 Serviços de Extensão estabelecidas em praças e parques por meio dos Pontos e Bosques de Leitura. Tendo origem desde a década de 30 como Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura e reajustada como CSMB desde 2007, tem como objetivo integrar todas as bibliotecas públicas municipais e tornar mais eficiente o desenvolvimento de suas políticas, serviços e estrutura informacional. A fim de promover iniciativas que atendam às necessidades de prover amplo acesso à informação, cultura, leitura e produção de conhecimento, a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas promove em seus espaços cursos, oficinas e atrações artísticas mensais e gratuitas para todos os públicos - por meio de programas como “Biblioteca Viva”, “Feira de Trocas de Livros”, “Pegue, Leve e Leia”, “Bibliotecas Temáticas” - e o primeiro serviço de streaming gratuito de leitura - o BiblioSP, que conta com mais de 17 mil livros para leitura online e download.

Escrito por: Enzo Sapio | Revisado por: Suzane Rodrigues

collections
Galeria de imagens