Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Quarta-feira, 9 de Julho de 2025 | Horário: 10:00
Compartilhe:

Bibliotecas mais antigas em atividade na zona leste da capital celebram aniversário com legado de incentivo à leitura e à cultura

As bibliotecas Hans Christian Andersen e Cassiano Ricardo, ambas no Tatuapé, comemoram seis décadas de inauguração com destaque para acervos especializados e ações de promoção da cidadania por meio da literatura

São Paulo, 09 de julho de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e da Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas, celebrou na última quarta-feira (9), o aniversário de inauguração de duas importantes bibliotecas públicas municipais da cidade de São Paulo: a Biblioteca Hans Christian Andersen e a Biblioteca Cassiano Ricardo, ambas localizadas na Zona Leste da capital. As unidades, que há décadas promovem o acesso à leitura, à informação e à cultura, são referência em suas regiões pelo trabalho contínuo de incentivo à formação leitora e pelo protagonismo em atividades socioculturais. Ambas foram inauguradas em 1952 e contam com acervos temáticos: a Hans em Contos de Fadas e a Cassiano Ricardo em Música.

A Biblioteca Hans Christian Andersen é especializada em literatura infantojuvenil e conta com um acervo e espaço dedicados aos contos de fadas. O espaço presta homenagem ao renomado autor dinamarquês, conhecido por esse gênero, já tendo publicado 156 histórias em nove volumes e que foram traduzidos para mais de 125 idiomas. Ao longo dos anos, a unidade se tornou um polo cultural na região, com programação regular de contações de histórias, oficinas, palestras e saraus pelo Programa Biblioteca Viva - confira a programação de julho da biblioteca.

Já a Biblioteca Cassiano Ricardo, inaugurada em 1971, leva o nome do poeta modernista paulista e possui um acervo generalista com mais de 32 mil volumes. Ao longo de sua trajetória, consolidou-se como espaço de encontro entre literatura, cidadania e memória. Também temática, desta vez voltado a Música, a unidade se destaca por ações voltadas à valorização da cultura periférica, como rodas de conversa, clubes de leitura, exposições, cursos e atividades com foco na juventude e na população idosa pelo mesmo programa Biblioteca Viva. Para o dia 16 de julho, a Cassiano Ricardo leva a apresentação “Circo Rock Shorts”, livre para todos os públicos e gratuito, em suas dependências. Leia mais informações aqui.

Ambas as bibliotecas integram o Sistema Municipal de Bibliotecas (SMB), coordenadoria da Secretaria de Cultura e Economia Criativa que administra 84 equipamentos de literatura, e reafirmam, em seu aniversário, o compromisso da Prefeitura de São Paulo com o fortalecimento de políticas públicas voltadas ao livro, à leitura e à democratização do conhecimento. Com espaços acessíveis e programação diversificada, as unidades seguem contribuindo para transformar a relação dos cidadãos com o saber e com a cidade.

A programação completa das bibliotecas de bairro e dos bosques e pontos de leitura, além de outras novidades e avisos, você encontra no site da CSMB e em nossa redes social. Informações gerais estão disponíveis nas redes sociais e no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
 

Sobre a Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB)

A Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) é um núcleo filiado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo, responsável direta pela administração de 84 equipamentos culturais ao redor da cidade, incluindo 54 bibliotecas de bairro - além da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e as bibliotecas Jayme Cortez e José Paulo Paes dentro dos Centros Culturais da Juventude e Penha, respectivamente - e 29 Serviços de Extensão estabelecidas em praças e parques por meio dos Pontos e Bosques de Leitura. Tendo origem desde a década de 30 como Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura e reajustada como CSMB desde 2007, tem como objetivo integrar todas as bibliotecas públicas municipais e tornar mais eficiente o desenvolvimento de suas políticas, serviços e estrutura informacional. A fim de promover iniciativas que atendam às necessidades de prover amplo acesso à informação, cultura, leitura e produção de conhecimento, a Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas promove em seus espaços cursos, oficinas e atrações artísticas mensais e gratuitas para todos os públicos - por meio de programas como “Biblioteca Viva”, “Feira de Trocas de Livros”, “Pegue, Leve e Leia”, “Bibliotecas Temáticas” - e o primeiro serviço de streaming gratuito de leitura - o BiblioSP, que conta com mais de 17 mil livros para leitura online e download.
 

Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa

A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.

 

Escrito por: Enzo Sapio

collections
Galeria de imagens