Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Quarta-feira, 8 de Outubro de 2025 | Horário: 16:05
Compartilhe:

Bibliotecas Milton Santos e Marcos Rey doam livros de graça nesta semana; veja como participar

O projeto “Pegue, Leve e Leia” leva todo mês feiras de doação de livros nas bibliotecas e serviços de extensão do Sistema Municipal de Bibliotecas.

São Paulo, outubro de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas, oferece livros gratuitos para qualquer pessoa, seja para renovar a sua estante ou aquela que precise de um incentivo para ler. As Bibliotecas Milton Santos (Aricanduva) e Marcos Rey (Campo Limpo) realizam nesta quinta (9) e sexta (10), respectivamente, suas feiras de doação de livros “Pegue, Leve e Leia”. Com participação gratuita e livre para todos, cada munícipe pode pegar até dois livros, sem necessidade de inscrição prévia ou algum cadastro nas bibliotecas.

Na Biblioteca Milton Santos, a feira de doação de livros começa das 11h às 14h, com mais de 120 obras selecionadas esperando um (a) novo (a) dono (a). Enquanto a ação do “Pegue, Leve e Leia” da Biblioteca Marcos Rey não tem horário de encerramento, estendendo até esgotar o estoque, começando a partir das 13h. Em especial ao Dia das Crianças, na Marcos Rey, os livros disponíveis para resgate serão de temática infanto juvenil, entre franquias populares das crianças e adolescentes, histórias em quadrinhos e mangás.


 

Mais ações de Pegue, Leve e Leia ao longo do mês

Ao longo de outubro, mais bibliotecas oferecem oportunidades de doação de livros para quem quiser participar. As próximas edições confirmadas do “Pegue, Leve e Leia” são nas bibliotecas Jamil Almansur Haddad (Guaianases), no dia 25 de outubro das 11h às 13h – realizando a feira com uma dinâmica de mediação de leitura e leitura compartilhada – e nas bibliotecas Pedro Nava (Mandaqui) e Paulo Sérgio Duarte Milliet (Tatuapé) no dia 31 de outubro, as duas a partir das 10h às 16h. Na Pedro Nava, na zona norte da cidade, você pode resgatar até três livros por pessoa. Já na Milliet, são mais de 150 livros disponíveis, entre quadrinhos e romances brasileiros e estrangeiros.

O programa “Pegue, Leve e Leia” existe desde 2015 e visa difundir e estimular a leitura por toda a cidade de São Paulo, além de incentivar o uso continuado das bibliotecas e transmitir a importância do livro como instrumento de conhecimento e lazer. As pessoas podem pegar os exemplares, levar para casa e ler, sem precisar devolver a obra. Os livros doados são parte do acervo das bibliotecas públicas municipais parados, em conjunto com doações da sociedade civil e de entidades parceiras. Todos os livros estarão em ótimo estado, participando da feira, além de diversos gêneros, quadrinhos, revistas e materiais audiovisuais.

As feiras estão sujeitas a alteração de horário e local, que serão comunicadas brevemente nos canais de comunicação. Caso termine a quantidade de livros para distribuição das feiras de “Pegue, Leve e Leia”, as bibliotecas podem encerrar as atividades antes do horário previsto, recomendado chegar cedo ao local. A programação completa das bibliotecas de bairro e dos bosques e pontos de leitura, além de outras novidades e avisos, você encontra no site da CSMB e em nossa redes social. Informações gerais estão disponíveis nas redes sociais e no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Consulte online os acervos da biblioteca da cidade aqui.


 

Serviço:

Pegue, Leve e Leia

Quando: Entre os dias 9 e 31 de outubro

Classificação: Livre

Ingressos: Gratuitos

Múltiplos horários

Sinopse: O “Pegue, Leve e Leia” é um projeto de feira de doação de livros do Sistema Municipal de Bibliotecas, onde o munícipe pode retirar gratuitamente qualquer livro selecionado da estante. Cada pessoa pode retirar até dois livros. A medida visa ampliar o acesso à leitura na cidade e ainda incentivar o uso continuado das bibliotecas como pontos culturais e de lazer.

Locais e Datas:

09.10 | das 11h às 14h - Biblioteca Milton Santos - Av. Aricanduva, 5.777 - Vila Aricanduva

10.10 | a partir das 13h - Biblioteca Marcos Rey - Av. Anacê, 92 - Jardim Umarizal

25.10 | das 11h às 13h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad - Rua Andes, 491-A - Guaianases

31.10 | das 10h às 16h - Biblioteca Pedro Nava - Avenida Engenheiro Caetano Álvares, 5903 - Imirim

31.10 | das 10h às 16h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet - Pça. Ituzaingó, s/n° - Vila Regente Feijó


 

Sobre a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB)

A Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) é um núcleo filiado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo, responsável direta pela administração de 84 equipamentos culturais ao redor da cidade, incluindo 51 bibliotecas de bairro - além da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e as bibliotecas Jayme Cortez, Paulo Setúbal, Paulo Duarte, Prefeito Prestes Maia e José Paulo Paes dentro dos Centros Culturais da Juventude e Penha, respectivamente - e 29 Serviços de Extensão estabelecidas em praças e parques por meio dos Pontos e Bosques de Leitura. Tendo origem desde a década de 30 como Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura e reajustada como CSMB desde 2005, tem como objetivo integrar todas as bibliotecas públicas municipais e tornar mais eficiente o desenvolvimento de suas políticas, serviços e estrutura informacional. A fim de promover iniciativas que atendam às necessidades de prover amplo acesso à informação, cultura, leitura e produção de conhecimento, a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas promove em seus espaços cursos, oficinas e atrações artísticas mensais e gratuitas para todos os públicos - por meio de programas como “Biblioteca Viva”, “Feira de Trocas de Livros”, “Pegue, Leve e Leia”, “Bibliotecas Temáticas” - e o primeiro serviço de streaming gratuito de leitura - o BiblioSP, que conta com mais de 17 mil livros para leitura online e download.

collections
Galeria de imagens