Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Bibliotecas Públicas abrem espaços para o diálogo, debates e informação com rodas e grupos de conversa

São Paulo, setembro de 2025 – Durante o mês de setembro, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas, nas Bibliotecas Públicas Municipais, uma série de rodas de conversa, grupos e encontros que promovem troca de saberes, debates sobre temas sociais relevantes e atividades de convivência estão programados para acontecer. São reuniões pensadas para diferentes faixas etárias e interesses, sendo um convite à reflexão, ao diálogo e ao fortalecimento comunitário. As atividades são gratuitas e livres para todos os públicos.
As atividades já ocorrem neste final de semana nas bibliotecas, no sábado (13), às 10h30, na Biblioteca Hans Christian Andersen. A Hans promove uma roda de conversa com a psicóloga Carolina Rocca sobre “Setembro Amarelo – Como promover a saúde mental e valorizar a vida”, destinada a maiores de 14 anos. A efeméride novamente é salientada na José Mauro de Vasconcelos às 08h do dia 27 de setembro, com a “Ocupação Caminhada pela Vida”, envolvendo percursos pelo bairro Parque Edu Chaves a pontos símbolos de inspiração e recomeços, e reconhecendo a importância da união nessa luta silenciosa.
Por fim dos destaques, a Hans Christian Andersen também leva a roda de conversa do CIEN (Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Criança) “Por que ter filhos?”, no dia 20 de setembro às 10h. Entre os assuntos discutidos, estão a conscientização sexual, os preparos e deveres que os pais devem ter conhecimento com a chegada do mais novo membro da família e entre outros ganchos. E a Biblioteca Alceu Amoroso Lima, no dia 27, recebe o Encontro de Corais Carlos Cerqueira, que reúne grupos vocais sob regência do maestro, apresentando clássicos da MPB em arranjos exclusivos.
Além dos encontros pontuais, há bibliotecas que realizam rodas e grupos de conversa e debates de forma regular semanalmente. A exemplo, a Biblioteca Mário Schenberg, na zona oeste, abre espaço a reuniões do CnR BomPar – Equipe Lapa todas às quartas-feiras, das 10h às 13h, voltadas a adultos em situação de vulnerabilidade social, e os encontros do CER Lapa III – Equipe APD todas as terças-feiras em dois horários (10h e 13h), para jovens adultos neurodivergentes.
Indicada ao Prêmio Jabuti 2025 e mesas especiais ao patrimônio e história de Perus chegam nas Bibliotecas da ZN
Na terça (16), às 10h e às 14h, a Biblioteca Padre José de Anchieta apresenta uma especial “Contação de Histórias sobre a memória de Perus”, em comemoração aos 91 anos do bairro, trazendo narrativas que resgatam a formação do território, a história da Estrada de Ferro Perus-Jundiaí, a Companhia de Cimento Portland e a luta dos Queixadas.
Na biblioteca, há também o 1º Encontro do Núcleo de Pesquisa do CMQ (Centro de Memória Queixadas) na quinta (18), às 19h, com a mesa “Patrimônio, Educação e Luta por Memórias”. O CMQ trabalha em prol da recuperação e preservação de memórias relacionadas à Fábrica de Cimento Portland Perus e ao bairro de Perus, que foi cenário de lutas históricas por direitos trabalhistas e civis, a partir da perspectiva dos trabalhadores Queixadas. A mesa é composta por Regina Bartoto (da Rede Paulista de Educação Patrimonial - REPEP), Simone Scifone (Professora do Departamento de Geografia da FFLCH/USP), Adriano Sousa (Doutorando em Histórias e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo pela FAU/USP) e Sheila Moreira (Gestora do Centro de Memória Queixadas).
Na sexta (19), o segundo dia de mesa de conversa da Biblioteca Padre José de Anchieta prossegue com o tema “Uso e Transformação da Fábrica de Cimento Perus”, às 19h, com Diogo Vernille (Mestre em Planejamento Urbano e Territorial pela FAU/USP), Giancarlo Lopes (Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU/USP) e Antônio Fabiano (Arquiteto professor da FAU). O terceiro - e último dia de pesquisas e debates - marcado para sábado (20), às 14h, encerra o ciclo com a mesa “Extroversão de Acervo: Práticas da Difusão da Memória Periférica” com o Will da AfroPerifa, Thalita Duarte (Produtora do Grupo Pandora de Teatro) e Angélica Muller e Patrícia Barbosa (gestoras do Centro de Memória Queixadas).
Enquanto a Biblioteca Menotti Del Picchia realiza a live “Virando a Página”, transmitida pelo Instagram da Menotti. O bate-papo, conduzido por Rosangela Araújo, recebe a Mestre em Serviço Social Mariko Hanashiro, indicada ao Prêmio Jabuti 2025, que falará sobre política de assistência social e população LGBTQIA+, além de sua produção poética.
Por fim, a Nuto Sant’Anna, em Santana, promove no dia 27 de setembro, às 11h, a roda de conversa “Bora Falar Inglês?”, voltada a maiores de 16 anos, que busca estimular a prática oral da língua de forma lúdica e descontraída.
A Zona Norte não só protagoniza a maior leva de atividades disponíveis da linguagem, como também promove mais ações regulares semanalmente ou mensalmente, em cinco bibliotecas da região:
A já citada Menotti, por exemplo, promove semanalmente grupos de saúde e bem-estar em parceria com a UBS Vila Sta. Maria: Corpo & Mente (às sextas às 8h30, para pessoas com dor crônica, fibromialgia, ansiedade, e todos que buscam um espaço de relaxamento do corpo e da mente), a Jornada da Alimentação (2ª e 4ª sextas do mês, às 14h, para Gestantes e Puérperas), Ativamente (1ª e 3ª sextas, às 14h, para pessoas com Hipertensão Arterial, Dislipidemia, Doenças Cardiovasculares e Doenças Reumáticas) e o Grupo de Apoio ao Paciente Diabético – GAPD (1ª e 3ª sextas, às 15h). Para participar dos grupos “Ativamente” e do GAPD, é necessário encaminhamento médico.
Na Biblioteca Érico Veríssimo, todas as sextas-feiras, às 14h, acontece o Encontro das Amigas da Biblioteca, dedicado a atividades manuais e trocas comunitárias que priorizam necessidades, angústias e melhorias que a biblioteca precisa para um melhor atendimento e prestação de serviço.
A Biblioteca Brito Broca recebe, quinzenalmente, os encontros do Grupo Maremoto (para adolescentes literários, às sextas das 9h às 10h30) e do Grupo TransLuzir (voltado a pessoas trans e não-binárias, às sextas das 10h30 às 12h30), com o último encontro dos dois marcados para o dia 19 de setembro. Ainda na região noroeste, em Perus, a Padre José de Anchieta, o público pode participar das atividades do Grupo Saúde – SUS, que inclui encontros de autocuidado (quintas às 15h30) e terapia comunitária (sextas às 9h);
Zona Sul conta com encontros de Trovadores e discussões sobre racismo ambiental
No dia 19/09, a programação ainda segue intensa pelas Bibliotecas Públicas Municipais: às 13h, a Biblioteca Belmonte realiza a roda de conversa “Juventudes e Território”, conduzida pela Jovem Monitora Cultural Gabriela Felix, voltada a jovens de 13 a 25 anos. Também às 14h30, a Biblioteca Marcos Rey promove a atividade “Entre Histórias e Memórias: Racismo Ambiental nas Periferias”, que terá participação da artivista Ilana Ori, exibição de mini documentário e práticas de conexão corpo-território no Quilombo Araucária.
Dia 20 de setembro, as atividades se concentram na Viriato Corrêa – às 10h, acontece o encontro da União Brasileira de Trovadores, aberto a todos os amantes da poesia, e em paralelo a conferência “A Experiência Poética como Lucidez do Mundo”, conduzida por Ivan Martucci Forneron, sobre dez poetas brasileiros do século XX.
A programação completa das bibliotecas de bairro e dos bosques e pontos de leitura, além de outras novidades e avisos, você encontra no site da CSMB e em nossa redes social. Informações gerais estão disponíveis nas redes sociais e no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Consulte online os acervos da biblioteca da cidade aqui.
Escrito por: Enzo Sapio | Revisado por: Suzane Rodrigues
Serviço:
BIBLIOTECA MÁRIO SCHENBERG
Endereço: Rua Catão, 611 - Vila Romana
Reuniões CnR BomPar – Equipe Lapa - SMS – Centro Social Nossa - Senhora do Bom Parto
Toda quarta, das 10h às 13h
Classificação: Adultos
Sinopse: O trabalho diário que o Bompar desenvolve com a população em situação de rua possibilita o resgate da dignidade, da autoestima, e dos direitos sociais por meio de convivência humanizadora, concebida no acolhimento e cuidado. Esse trabalho busca corresponder tanto às necessidades básicas (alimentação, higiene e saúde) como também oferecer atividades próprias e oportunidades de futuro.
CER Lapa III - Grupo 1 - Equipe APD (Acompanhante da Pessoa com Deficiência Intelectual)
Às terças-feiras, Grupo I das 10h às 12h e Grupo 2, das 13 às 15h (duas turmas)
Classificação: Jovens adultos neurodivergentes, portadores de deficiência intelectual.
Sinopse: O principal objetivo da estratégia APD, presente em 24 CERs, é o desenvolvimento das potencialidades do paciente para que conquiste a própria autonomia, independência e protagonismo nos diversos espaços e serviços do seu território.
BIBLIOTECA MARCOS REY
Endereço: Av. Anacê, 92 - Jardim Umarizal
Entre Histórias e Memórias: Racismo Ambiental nas Periferias
19/09, às 14h30 | Duração: 60 min
Classificação: Livre
A programação terá início na Biblioteca Marcos Rey com participação da artivista Ilana Ori, fazendo uma introdução à adaptação climática e exibição de mini documentário sobre racismo ambiental. Em seguida, o público será conduzido ao Quilombo Araucária. Lá teremos um momento de conexão " corpo- território" através de uma prática integrativa de Kemetic Yoga com a condução da professora Merit Amon e roda de conversa com a comunidade. A iniciativa está em consonância com a COP 30, destacando o papel central das periferias e comunidades tradicionais por justiça climática e conscientização
BIBLIOTECA BELMONTE
Endereço: Rua Paulo Eiró, 525 - Santo Amaro
Roda de Conversa: Juventudes e Território
19/09, das 13h às 14h30
Classificação: de 13 a 25 anos
Sinopse: Atividade, idealizada e conduzida pela Jovem Monitora Cultural Gabriela Felix, pretende
criar um espaço seguro e acolhedor para jovens de 13 a 25 anos dialogarem sobre suas vivências, o território em que vivem e ideias de transformação da realidade local. Dividida em 3 partes: Acolhimento, Conversa (que inclui debate sobre o bairro, espaços seguros, desejos para a comunidade e o papel da biblioteca, com registros em post-its e mapa de ideias) e Encerramento, essa roda de conversa visa a valorização da escuta coletiva
BIBLIOTECA VIRIATO CORRÊA
Endereço: Rua Sena Madureira, 298 - Vila Clementino
Trovadores
20/09 às 10h
Classificação: Livre
A União Brasileira de Trovadores convida poetas e usuários que gostam de poesia para participarem de seu encontro. Sem inscrições.
Conferência “ A Experiência Poética como Lucidez do Mundo”
20/09 às 10h
Classificação: Livre
Ação cultural conduzida pelo poeta e escritor Ivan Martucci Forneron .
Abordará a poética de dez poetas brasileiros. Cada um dos poetas elencados tem, a seu modo, uma poderosa contribuição para a literatura brasileira. Os poetas reunidos conformam um século de poesia, de modo que abordá-los é também abordar a cultura poética brasileira do século XX e sua presença até os dias de hoje.
BIBLIOTECA ÉRICO VERÍSSIMO
Endereço: Rua Diógenes Dourado, 101 - Conjunto Residencial Elisio Teixeira Leite
Encontro das Amigas da Biblioteca
Todas as sextas-feiras, às 14h - Duração: 2h
Encontros semanais, sob a coordenação da voluntária de Maria José de Figueiredo, que busca o desenvolvimento de atividades manuais, troca de experiências e busca de soluções para as questões da biblioteca e da comunidade.
BIBLIOTECA JOSÉ MAURO DE VASCONCELOS
Endereço: Praça Comandante Eduardo de Oliveira, 100 - Parque Edu Chaves
Ocupação Caminhada pela vida, Abraça Edu Chaves
27/09 às 8h
Classificação: Livre
• 8h Concentração na Biblioteca José Mauro de Vasconcelos –
Área externa
• 9h Início da Caminhada pelo bairro Parque Edu Chaves
• Evento alusivo ao Setembro Amarelo (Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio) e ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, em reconhecimento a importância da valorização da vida e da inclusão social.
BIBLIOTECA BRITO BROCA
Endereço: Av. Mutinga, 1.425 - Jardim Santo Elias
Encontro: Grupo Maremoto
19/08 , às 9h | Duração 90 min
Classificação: 12 a 18 anos
O grupo Maremoto teve seu nome inspirado no livro escrito por Flávia Reis e ilustrado por Elisa Carareto, publicado pela Editora ÔZé, onde adolescentes participam para desenvolver a estima de si, para agir e sentir de acordo com quem são. Assim afirmam a própria identidade, expandindo-se de forma autêntica e potente nos encontros em formas de atendimento grupal e quinzenal, todas segundas e quartas sextas-feiras de cada mês, das 9h às 10h30 com a Renata (Psicóloga) e Vanessa (Assistente Social) das UBS Santo Elias e Vila Pirituba, com a parceria da Biblioteca Brito Broca.
Encontro: Grupo TransLuzir
19/08 às 10h30| Duração 120 min
Classificação: 16 anos
O grupo TransLuzir é um grupo que tem como foco a saúde e o bem estar de pessoas travestis, mulheres trans, homens trans, pessoas transmasculinas, não binárias que estejam em processo de transição ou queiram iniciar esse processo por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), que buscam espaços onde possam encontrar outras pessoas passando pelos mesmos processos, onde possam compartilhar suas vivências, se conhecer e reconhecer. É um grupo onde o diálogo, escuta e acolhimento entre as pessoas é uma peça fundamental. É uma parceria entre o espaço da biblioteca, profissionais da saúde das UBS da região de Pirituba (Vanessa da área de serviço Social; Renata da área de psicologia) que estão na coordenação desse grupo.
BIBLIOTECA NUTO SANT'ANNA
Endereço: Praça Tenório de Aguiar, 32 - Jardim São Paulo
Roda de Conversa: Bora Falar Inglês?
27/09, às 11h | Duração 90 min
Classificação: +16
Venha destravar a língua e perder a insegurança de conversar em inglês. A interação com outras pessoas é fundamental para desenvolver a fala, então usamos métodos lúdicos e divertidos para todos os níveis!
BIBLIOTECA PADRE JOSÉ DE ANCHIETA
Endereço: Rua Antônio Maia, 651 - Vila Perus
1º Encontro do Núcleo de Pesquisa do CMQ e Biblioteca José de Anchieta
Mesa 1 – Patrimônio, Educação e Luta por Memórias | 18/09 – 19h
Mesa 2 – Uso e Transformação da Fábrica de Cimento Perus | 19/09 – 19h
Mesa 3 – Extroversão de acervo: Práticas da Difusão da Memória Periférica | 20/09 – 14h
Grupo Saúde - SUS
• Autocuidado – todas as quintas, às 15h30
• Terapia Comunitária – todas as sextas, às 9h
Contação de história sobre a memória de Perus
16/09, às 10h e 14h
Classificação: Livre
Em comemoração aos 91 anos do bairro de Perus, esta atividade de contação de histórias convida o público a uma viagem no tempo, percorrendo momentos marcantes da formação do território. A narrativa começa com Dona Maria dos Perus, que, ao criar perus em seu sítio, tornou-se referência para tropeiros que passavam pela região e acabou dando nome ao bairro. Em seguida, o público será levado a conhecer a chegada da Estrada de Ferro Perus-Jundiaí (1898), que ainda hoje corta a região, e a inauguração da Companhia Brasileira de Cimento Portland Perus (1924), responsável por atrair moradores e transformar o bairro em um importante pólo operário. A história também destaca a luta dos trabalhadores conhecidos como Queixadas, que, na década de 1960, realizaram a maior greve da história do Brasil, além de referências a lugares antigos, como a Praça Inácia Dias e a Rua Crispim do Amaral. O público conhecerá ainda figuras fundamentais, como João Breno Pinto, Sebastião Silva de Souza (seu Tião) e José Soró, que ajudaram a construir a memória cultural e a vida comunitária de Perus. O encerramento acontece no presente, celebrando o papel do Centro de Memória Queixadas, que hoje funciona dentro da Biblioteca Padre José de Anchieta. Ao final da contação, cada participante receberá o livro de colorir do CMQ, ilustrado com os momentos narrados, e haverá um tempo dedicado à pintura como forma de registrar e recriar a memória do bairro.
BIBLIOTECA MENOTTI DEL PICCHIA
Endereço: Rua São Romualdo, 382 - Vila Barbosa
LIVE: Virando a Página
17/09 às 19 horas
Classificação: Livre
Um bate-papo conduzido pela Rosangela Araujo, ao vivo no instagram @bibliotecamenotti. Desta vez convidamos a Mestre em Serviço Social Mariko Hanashiro que foi indicada ao prêmio Jabuti 2025 de teses científica. “População LGBTQIA+ e política de Assistência Social: Proteção ou desproteção Social”. Mariko também é poetisa e lançou recentemente o livro “ Kokoro no Guinko”. Ou seja, nós vamos ter um bate-papo bem diverso neste dia, do jeito que todos os públicos gostam.
Grupo Corpo & Mente
Sextas às 08h30
Classificação: Livre
Indicada para pessoas com dor crônica, fibromialgia, ansiedade, e todos que buscam um espaço de relaxamento do corpo e da mente. Mais informações na UBS Vila Sta. Maria ou na recepção.
Grupo Jornada da Alimentação
12 e 26/09, das 14h às 15h
Indicado para Gestantes, Puérperas, Responsáveis por crianças de 0 a 3 anos
Grupo Ativamente
19/09, das 14h às 15h
Indicado para pessoas que apresentam diagnóstico de Hipertensão Arterial, Dislipidemia, Doenças Cardiovasculares, Doenças Reumáticas, (sendo necessário encaminhamento médico ou comprovante de acompanhamento de saúde).
Grupo de Apoio ao Paciente Diabético (GAPD)
19/09, das 15h às 16h
Indicado para pessoas que apresentam diagnóstico de Pré Diabete ou Diabetes (sendo necessário encaminhamento médico ou comprovante de acompanhamento de saúde).
BIBLIOTECA HANS CHRISTIAN ANDERSEN
Endereço: Avenida Celso Garcia, 4142 - Tatuapé
Roda de Conversa - Por que ter filhos?
20/09, às 10h | Duração: 120 min
Classificação: +18 anos
Nessa roda de conversa com o Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Criança (CIEN), vamos falar sobre o tema “Por que ter filhos?”.
RODA DE CONVERSA: Setembro Amarelo - Como promover a saúde mental e valorizar a vida
13/09 , às 10h30 | Duração 90 min
Classificação: +14 anos
Vamos fazer uma roda de conversa com a psicóloga Carolina Rocca sobre o Setembro Amarelo, visando promover a saúde mental e a valorização da vida.
BIBLIOTECA ALCEU AMOROSO LIMA
Endereço: Rua Henrique Schaumann, 777 - Pinheiros
Encontro de Corais Carlos Cerqueira
27/09, às 11h00 | Duração 60 min
Classificação: Livre
Neste encontro de corais o Maestro Carlos Cerqueira coordena grupos diversos que vão apresentar clássicos da MPB com arranjos especialmente criados para o evento.
Sobre a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB)
A Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) é um núcleo filiado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo, responsável direta pela administração de 84 equipamentos culturais ao redor da cidade, incluindo 54 bibliotecas de bairro - além da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e as bibliotecas Jayme Cortez e José Paulo Paes dentro dos Centros Culturais da Juventude e Penha, respectivamente - e 29 Serviços de Extensão estabelecidas em praças e parques por meio dos Pontos e Bosques de Leitura. Tendo origem desde a década de 30 como Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura e reajustada como CSMB desde 2007, tem como objetivo integrar todas as bibliotecas públicas municipais e tornar mais eficiente o desenvolvimento de suas políticas, serviços e estrutura informacional. A fim de promover iniciativas que atendam às necessidades de prover amplo acesso à informação, cultura, leitura e produção de conhecimento, a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas promove em seus espaços cursos, oficinas e atrações artísticas mensais e gratuitas para todos os públicos - por meio de programas como “Biblioteca Viva”, “Feira de Trocas de Livros”, “Pegue, Leve e Leia”, “Bibliotecas Temáticas” - e o primeiro serviço de streaming gratuito de leitura - o BiblioSP, que conta com mais de 17 mil livros para leitura online e download.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk