Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Bibliotecas realizam sessões de cinema em seus espaços

São Paulo, agosto de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas, celebra a sétima arte com sessões de cinema gratuitas nas Bibliotecas Clarice Lispector (Siciliano) e Álvaro Guerra (Pinheiros), ambas da zona oeste, a partir desta quinta-feira (21) e ao longo do mês de agosto, juntando com as exibições semanais da Biblioteca temática em Cinema, Roberto Santos, no Ipiranga, pelo Circuito Spcine – que oferece uma nova cartela de filmes a preço popular, incluindo a participação da biblioteca na 36ª KinoForum, festival internacional de curtas.
Estreando as atividades, a Álvaro Guerra realiza o seu CinePapo presencialmente nesta quinta-feira (21), às 14h30, com um filme surpresa sucedido por uma roda de debate e crítica. Já na Clarice Lispector, na próxima semana, nos dias 27, 28 e 29 de agosto, convida o público para três dias de sessão especial de cinema com filmes de classificação livre que celebram a amizade, a lealdade e o carinho, todas às 10h. Na quarta que vem (27), o filme escolhido é “Flow” (2025), vencedor do Oscar de Melhor Animação em 2025; na quinta (28), o filme da vez é o clássico “Meu Amigo Totoro” (1988), animação feita por Hayao Miyazaki, do Studio Ghibli; encerrando, na sexta (29), com outro filme nostálgico: “Irmão Urso” (2003), da Disney.
Como opção com ingressos a preços populares de R$2 a meia e R$4 a inteira, a Biblioteca Roberto Santos, na zona leste, leva, como destaques, sessões de “Jurassic World: Recomeço” (2025) entre os dias 21 e 27 de agosto, em múltiplos horários, e sessão especial para as crianças com transtorno do espectro autista no dia 31 de agosto, de “Viva: A Vida é uma Festa” (2017) – essa, em específico, sendo gratuita e com distribuição de ingressos começando 2 horas antes da sessão, marcada para às 11h. Os filmes brasileiros estreantes no Festival do Rio “O Deserto de Akin” (2025) e “Thiago & Ísis e os Biomas do Brasil” (2025) também chegam no Circuito da Biblioteca.
O Circuito Spcine é a rede de salas de cinema da Prefeitura de São Paulo, sendo a maior rede de salas públicas do Brasil e uma das maiores da América Latina. São 32 espaços distribuídos principalmente em bairros que não possuem salas comerciais, democratizando o acesso ao cinema para aqueles que mais precisam. Criado em 2016, o projeto tem como missão democratizar o acesso ao cinema e ampliar a visibilidade do cinema nacional. Desde o seu lançamento, o Circuito Spcine já recebeu mais de 2 milhões de espectadores e segue oferecendo uma programação diversificada, com filmes nacionais e internacionais. Para isso, conta com equipamentos modernos que garantem alta qualidade de imagem e som.
Veja mais informações sobre o Circuito e reserve seus ingressos online pelo site.
Biblioteca Roberto Santos como casa para os cinéfilos
Sendo temática de Cinema, o acervo dedicado da Biblioteca Pública Municipal Roberto Santos é constituído por um conjunto de filmes representativos da evolução da história do cinema mundial e nacional. Com muitos títulos norte-americanos e franceses, a vertente histórica constrói um panorama das diversas fases do cinema, com origem no cinema mudo. Vários filmes de Charles Chaplin, Alfred Hitchcock, François Truffaut e outros importantes cineastas ajudam a formar essa categoria. No conjunto de filmes nacionais, há filmes raros que não existem em DVD e que foram cedidos por diretores para a biblioteca.
O acervo possui diversos filmes de ficção, políticos e documentários, de diversas épocas. Há também o acervo da cinematografia contemporânea mundial. A Biblioteca possui um grande número de filmes franceses, suecos, iranianos, japoneses, coreanos, indianos, entre outros. Ao todo, o espaço oferece mais de 1200 livros sobre cinema e uma filmoteca, além de uma sala de cinema modernizada da Spcine. Fora os materiais de cinema, a biblioteca possui 49 mil livros, revistas e outros materiais.
A programação completa das bibliotecas de bairro e dos bosques e pontos de leitura, além de outras novidades e avisos, você encontra no site da CSMB e em nossa redes social. Informações gerais estão disponíveis nas redes sociais e no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Consulte online os acervos da biblioteca da cidade aqui
Sobre a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB)
A Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) é um núcleo filiado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo, responsável direta pela administração de 84 equipamentos culturais ao redor da cidade, incluindo 54 bibliotecas de bairro - além da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e as bibliotecas Jayme Cortez e José Paulo Paes dentro dos Centros Culturais da Juventude e Penha, respectivamente - e 29 Serviços de Extensão estabelecidas em praças e parques por meio dos Pontos e Bosques de Leitura. Tendo origem desde a década de 30 como Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura e reajustada como CSMB desde 2007, tem como objetivo integrar todas as bibliotecas públicas municipais e tornar mais eficiente o desenvolvimento de suas políticas, serviços e estrutura informacional. A fim de promover iniciativas que atendam às necessidades de prover amplo acesso à informação, cultura, leitura e produção de conhecimento, a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas promove em seus espaços cursos, oficinas e atrações artísticas mensais e gratuitas para todos os públicos - por meio de programas como “Biblioteca Viva”, “Feira de Trocas de Livros”, “Pegue, Leve e Leia”, “Bibliotecas Temáticas” - e o primeiro serviço de streaming gratuito de leitura - o BiblioSP, que conta com mais de 17 mil livros para leitura online e download.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk