Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

ACONTECEU EM 2009 NA BIBLIOTECA BELMONTE

 
OFICINAS DE XILOGRAVURA

Oficina-de-Xilogravura

Xilogravura
Criação de imagem em madeira e aplicação para o papel. 
4ª feiras, das 14h às 16h30, com o Prof. Valter Eduardo

Quadrinhos em Xilogravura
Oficina que concilia as técnicas dos quadrinhos com a xilogravura.
Sábados, das 9h às 12h, com o Prof. Ezequiel


EXPOSIÇÃO

Visagens, Visões comuns, visões sublimes

Painel Bonato

A exposição é composta por xilogravuras feitas por Ernesto Bonato a partir de retratos também realizados pelo artista, de pessoas que circulam, trabalham ou moram no entorno da biblioteca. Homenageia a arte popular na figura de homens e mulheres comuns, depositários e vivificadores da cultura brasileira.
No saguão da Biblioteca
De 2ª a 6ª feira das 8h às 17h e sábados das 9h às 16h

 

CURSOS


Os Saberes Populares no Brasil - temas para a educação
Curso de atualização sobre cultura popular brasileira

Curso coordenado pelo prof. Alberto Ikeda, voltado para educadores, que abordou a importância do estudo, aprofundamento e disseminação dos saberes e fazeres da cultura popular. Para isso, foram realizadas aulas, palestras, dinâmicas, apresentações de danças e musicais.
 

Cantadeiras de Souza

As Cantadeiras do Souza
Grupo de Mulheres cantadeiras do povoado do Souza, do Vale do Jequitibá (MG), acompanhado de Eliezer Teixeira, fez apresentações de encomendações, benditos, incelências e outras manifestações de temática religiosa e festiva de nossa cultura popular.



EVENTOS EM COMEMORAÇÃO AO CENTENÁRIO DE PATATIVA DO ASSARÉ


Patativa

A Biblioteca realizou uma série de eventos no primeiro semestre de 2009 relacionados à vida e obra do Poeta cearense Patativa do Assaré. Destacaram-se atividades relacionadas à música e à poesia, sempre influenciadas pela obra do artista.  Vale destacar o trabalho desenvolvido com a comunidade do entorno e o acolhimento e comprometimento das escolas do bairro, o que gerou muito aprendizado, cultura, alegria diversão e expressões artísticas, plásticas e literárias dos alunos envolvidos.

Cantoria Pé de Parede
Encontro de duplas de repentistas como Adão Fernandes e João Doutô e João Batista e Manuel Soares em homenagem a Patativa do Assaré.

Visitas monitoradas com oficinas de cordel

Patativa - Visita Monitorada

Oficina de Cordel

Dando sequência à programação comemorativa do Centenário de nascimento de Patativa do Assaré, a Biblioteca recebeu visitas monitoradas de escolas do entorno (Paulo Eiró, Petronila e Rizinni), do colégio Elias Maas e de alunos do curso de jornalismo da Universidade Anhembi Morumbi. Na ocasião, foram realizadas a apresentação da exposição, a exibição de documentário sobre Patativa do Assaré e a oficina de cordel com o poeta cordelista e pesquisador Moreira de Acopiara.

 
O Dia em que Santo Amaro virou Assaré

Evento Patativa

Homenagem ao centenário do poeta Patativa

A Biblioteca Belmonte realizou no dia 24 de junho de 2009 a comemoração do centenário de nascimento do poeta Patativa do Assaré, o maior poeta popular do Brasil.

O evento, que mobilizou funcionários, parceiros, professores, voluntários e membros da comunidade, contou com a presença de artistas ilustres da cultura popular: César Obeid, Moreira de Acopiara, Jorge Mello, Costa Sena, Jackson Ricarte, Adão Fernandes e João Doutô, que cantaram e recitaram poesias de Patativa, além de improvisarem versos e rimas com a participação dos expectadores da praça, proporcionando um belo espetáculo artístico-literário.

evento Patativa



EVENTOS EM COMEMORAÇÃO AO CENTENÁRIO DE MESTRE VITALINO


Palestra Prof. Ikeda


Palestra Inaugural com o Professora Alberto T. Ikeda

Em comemoração ao centenário de nascimento de Mestre Vitalino, a programação do 2º semestre de 2009 da Biblioteca esteve focada na produção plástica da cultura popular.
As atividades envolveram literatura oral, artes cênicas e música, incluíram exposição de peças de cerâmica-figurativa, palestras, oficinas de artesanato, contação de histórias para crianças e apresentações de vídeo-documentários, de teatro de mamulengo e de grupo musical.
Para finalizar a temporada, foi realizada, no dia 28 de novembro de 2009, nas dependências da Biblioteca, a I Feira de Caruaru da Belmonte.


Mestre Vitalino pintando boi

Palestra Vitalino, o artesão-mestre de Caruaru

Por Alberto T. Ikeda, pesquisador e professor de Cultura Popular do Instituto de Artes da UNESP


Palestra voltada para o enfoque de aspectos da vida e da obra de Mestre Vitalino e questões socioculturais. Nela, buscou-se a compreensão do processo que culminou na constituição e no coroamento da localidade do Alto do Moura, em Caruaru - PE, como um dos maiores polos atuais de produção de cerâmica figurativa do Brasil, cujas atividades tiveram início em um histórico grupo de artesãos sob a liderança do Mestre Vitalino. Para adultos.




Panorama da cerâmica popular no Brasil: de Mestre Vitalino ao Vale do Jequitinhonha
Por Lalada Dalglish, pesquisadora da cerâmica latino-americana, chefe do Departamento de Artes e professora de Escultura e Design Cerâmico do Instituto de Artes da UNESP
A palestra mostrou a evolução da cerâmica popular brasileira partindo da iniciativa de Mestre Vitalino, que iniciou uma comunidade ceramista no bairro onde vivia em Caruaru.


Obra inspirada em Vitalino



OFICINA

Oficina com Ana Andre

Modelagem em argila: Mestre Vitalino, a referência
Por Ana André, arquiteta, artista-plástica e arte-educadora
Para público infantil e adulto.


Exposiçao: Painel de Vitalino

I FEIRA DE CARUARU DA BIBLIOTECA BELMONTE


I Feira de Caruaru

A Biblioteca realizou no sábado, 28 de novembro de 2009, a I Feira de Caruaru da Biblioteca Belmonte, evento de encerramento da programação especial em homenagem ao centenário de nascimento de Mestre Vitalino (1909-1963), que contou com a presença de diversos artesãos de várias áreas: cerâmica, bordado, renda, cestaria, além de representações da culinária (com comidas típicas, temperos, cereais, sucos, frutas etc), do cordel e da xilogravura.


SARAU SERTANEJO

Todo último sábado do mês, acontece a apresentação de grupos de viola caipira e cantoria. No tradicional sarau, o público canta, faz poesia matuta, propõe músicas e interage com o organizador Alcione Kosmos.
Apresentam-se duplas, trios, declamadores de poesias, contadores de causos, repentistas, cordelistas, cantores e cantoras.
Constantemente temos a presença dos artistas: Paula Dundee, Alcione Kosmos, Marzito, Mary e Mara Silva, José e Maria – Duo Simpatia, Guaçu, Floriano e Peixoto, Escurinho do Acordeon, O Visitante – O cantor do Povão, Paulistano e Alfredinho, Moraes da Viola, Mauro César, Sebastião Borges, duplas infantis e convidados.

Sarau Sertanejo


Links relacionados aos eventos:

Reportagem exibida pelo SPTV do evento
http://pmsp.boxnet.com.br/visualizar/Tv.aspx?ID=11701212&ID_MESA=5

Música, Teatro, Histórias, RPG, Xadrez, Grafite, Oficinas e Encontros
http://uminstantenabiblioteca.blogspot.com/2009_06_01_archive.html

Sarau sertanejo e palestra sobre culturas populares na educação são destaques da programação da Belmonte neste final de semana
http://uminstantenabiblioteca.blogspot.com/2009/05/sarau-sertanejo-e-palestra-sobre_27.html

Aula-espetáculo abre a exposição "Patativa do Assaré: o poeta e seu chão" na Biblioteca Belmonte
http://uminstantenabiblioteca.blogspot.com/2009/05/aula-espetaculo-inaugura-dia-15-de-maio.html

O dia em que Santo Amaro virou Assaré
http://uminstantenabiblioteca.blogspot.com/2009/06/o-dia-em-que-santo-amaro-virou-assare.html