Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

O Escritor na Biblioteca 2013

Nos meses de agosto, novembro e dezembro Pingo de Fortaleza, Toni C., Bruna Beber, Giba Pedrosa, Paulo Lins e Fernando Gonsales.
O Escritor na Biblioteca/ Estéticas das Periferias

Bate-papo e música com Pingo de Fortaleza
O cantor, compositor e pesquisador cultural Pingo de Fortaleza apresenta, através de canções, relatos e imagens uma síntese de seu projeto "Pérolas do Centauro", que aborda o universo da produção musical cearense, tendo como referência os 40 anos do Pessoal do Ceará - músicos como Fagner, Belchior e Ednardo, que despontaram no cenário musical brasileiro no início dos anos 70 -, e seus 30 anos de Carreira.
Dia 29 de agosto às 19h – Biblioteca Belmonte
Dia 31 de agosto às 14h – Biblioteca Cassiano Ricardo

Toni C.
Autor do livro Um Bom Lugar - Biografia Oficial de Mauro Mateus dos Santos - Sabotage, e do romance "O Hip-Hop Está Morto!" – A História do Hip-Hop no Brasil, organizador dos livros #PoucasPalavras de Renan_Inquérito, Um Sonho de Periferia, Hip-Hop a Lápis e Literatura do Oprimido e colaborador da revista Rap Nacional.
Dia 27 de agosto às 14h – Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 30 de agosto às 14h – Biblioteca Pedro Nava

Bruna Beber
Nascida em Duque de Caxias (RJ), em 1984, publicou A fila sem fim dos demônios descontentes (2006), Balés (2009) e a pequena coletânea rapapés & apupos (2012) e Rua da padaria (Record, 2013). Seus poemas já foram traduzidos e publicados na Alemanha, Argentina, Espanha, Estados Unidos, México e Portugal. Foi escritora convidada da FLIP 2013.
Dia 28 de agosto às 14h – Biblioteca Camila Cerqueira César

Giba Pedroza

Giba Pedroza
Giba é contador de histórias, escritor e pesquisador da tradição oral e cultura infantil há vinte anos. Autor de livros infantis e grande pesquisador da nossa tradição oral, foi integrante do Grupo Girasonhos por 10 anos, com o qual lançou o CD, Roda de Histórias. Com de Renata Mattar lançou o CD “Contos de Todos os Cantos”, que foi finalista do prêmio Tim 2008, como melhor CD infantil. Foi roteirista e apresentador do especial infantil “A Menina Trança Rimas”, produzido e exibido na TV Cultura e que homenageia a escritora Tatiana Belinky.
Dia 7 de novembro às 14hPonto de Leitura Tide Setúbal

Paulo Lins

Paulo Lins
Autor do romance “Cidade de Deus”, iniciou sua história na literatura fazendo poesia. Nos anos 80, fez parte do grupo Cooperativa de Poetas e lançou o livro “Sobre o Sol”. Depois do sucesso de “Cidade de Deus”, impulsionado pelo lançamento do filme homônimo dirigido por Fernando Meirelles, Paulo fez alguns trabalhos como roteirista para a TV (“Cidade dos Homens”) e para o cinema (“Quase Dois Irmãos”). Recentemente lançou o título "Desde que o Samba É Samba", que traça um panorama sobre a origem do samba entre os anos 1928 e 1931 e o surgimento da primeira escola de samba brasileira
Dia 7 de novembro às 19hBiblioteca Paulo Duarte
Dia 8 de novembro às 10hBiblioteca Raimundo de Menezes
Dia 8 de novembro às 14hPonto de Leitura Jardim Lapenna

Fernando Gonsales
Neste evento de encerramento das turmas do segundo semestre do Projeto de oficinas de quadrinhos "Fanzines nas Zonas de Sampa", o quadrinista Fernando Gonsales participa de um bate-papo com os alunos e o público presente. Gonsales é criador do personagem Níquel Náusea, publicado no Folha de São Paulo desde 1985. Teve seus trabalhos publicados em diversos países, como Portugal e Inglaterra, foi contemplado com o prêmio Ângelo Agostini 3 vezes e é o maior premiado na categoria “tira nacional” do troféu HQ Mix.
Dia 7 de dezembro às 14h30 - Sala Adoniran Barbosa – Centro Cultural São Paulo