Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Lançamento: “Modernismos 1922 - 2022”

Evento reúne Regina Teixeira de Barros e José Miguel Wisnik em mesa-redonda sobre a Semana de 22

Lançamento: “Modernismos 1922 - 2022”
com Elias Thomé Saliba, José Miguel Wisnik, Regina Teixeira de Barros e Gênese Andrade
19 de fevereiro, sábado
11h
Auditório Rubens Borba de Moraes


A Mário tem a alegria de receber o lançamento de “Modernismos: 1922 – 2022” (Companhia das Letras), reunião de 29 ensaios inéditos que refletem sobre as manifestações e obras artísticas modernistas, reconhecendo suas virtudes e controvérsias, as relações com seu contexto político, social e cultural de produção e recepção.
No evento, a organizadora do volume Gênese Andrade participa de uma mesa redonda com Elias Thomé Saliba, José Miguel Wisnik, Regina Teixeira de Barros e Gênese Andrade, que contribuem com alguns dos textos presentes no livro.
A leitura de “Modernismos: 1922 – 2022” comprova como as questões que envolvem a Semana de 22 estão longe de se esgotar. Revisitar aqueles dias é um processo que envolve avanços e recuos, novas perguntas e respostas em aberto, numa reflexão centenária que gira em torno de antecedentes e desdobramentos, sobre os quais não há consenso.
São muitos os temas e perspectivas que atravessam os ensaios da coletânea: do diálogo com o pensamento feminista, que ecoa nas herdeiras da Antropofagia que marcam a literatura e a música contemporânea, à representação e representatividade do negro na produção artística do período; das reflexões sobre a força do design gráfico de livros e revistas de vanguarda à controversa relação de Tarsila do Amaral com a moda parisiense; das relações dos modernistas com a política à apropriação da temática indígena em algumas de suas principais obras.

Gênese Andrade é professora da FAAP, pesquisadora e tradutora. Autora, entre outros, de “Vicente do Rego Monteiro” (Publifolha, 2013) e “Artistic Vanguards in Brazil, 1917-1967” (Oxford Research Encyclopedia of Latin American History, 2019), organizou os livros “Modernismos 1922-2022“(Companhia das Letras, 2022) e “Correspondência Mário de Andrade & Oswald de Andrade”(Edusp, no prelo).

Elias Thomé Saliba é professor titular de teoria da história na USP, onde realizou seu doutorado e livre-docência. Especialista em história da cultura, com ênfase no Brasil do primeiro período republicano, é autor, entre outros, dos livros “Raízes do riso” (Companhia das Letras, 2002) e “As utopias românticas” (Estação Liberdade, 2008)

José Miguel Wisnik é livre docente em Letras pela USP, compositor e ensaísta. Escreve principalmente sobre música e literatura. É autor, entre outros. de “O Som e o Sentido” (Companhia das Letras, 1989), Machado Maxixe (Publifolha, 2008) e “Maquinação do Mundo – Drummond e a Mineração” (Companhia das Letras, 2018).

Regina Teixeira de Barros é doutora em estética e história da arte pela USP. Coordenou a equipe de pesquisa e a edição do Catálogo Raisonné Tarsila do Amaral (2006-2008), e atuou como curadora da Pinacoteca do Estado de São Paulo (2003-2015). Recebeu prêmios da ABCA e da APCA pela mostra Anita Malfatti: 100 anos de arte moderna (MAM São Paulo, 2017).