Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Ciclos de palestras - Coluna Prestes: Encruzilhadas da Marcha da Esperança

Ciclos de palestras

O Teatro e a História: procedimentos criativos

Coluna Prestes e o Brasil
da década de 1920

28/1 - 16h - Companhia do Latão
29/1 - 16h - Amílcar Guidolim
4/2 - 16h - Ave Terrena
5/2 - 16h - Marlei Rodrigues da Cunha
4/3 - 14h - Estudo de cena
4/3 - 17h - Anita Leocádia Prestes
5/3 - 14h - Maria Shu
5/3 - 17h - Jones Manoel


De janeiro a março deste ano, aos sábados e domingos, a Mário recebe em seu auditório diversas palestras promovidas pelo Coletivo de Galochas.

A atividade é parte do projeto "Coluna Prestes: Encruzilhadas da Marcha da Esperança", que busca reconstituir no âmbito teatral um dos momentos mais significativos da história do Brasil no século XX, a marcha da Coluna Prestes, que marca o fim da República Velha. 

As palestras dividem-se em dois ciclos temáticos. Reunindo dramaturgos e companhias de teatro, o "Teatro e História: procedimentos criativos" resgata abordagens metodológicas de trabalhos teatrais que partiram de acontecimentos históricos diversos. 

O ciclo "Coluna Prestes e o Brasil da década de 20", por sua vez, convida pesquisadores e intelectuais para resgatar esse período da história do país, despertando interesse pelo tema. 

No sábado do dia 29, como parte do primeiro ciclo, o professor Sérgio de Carvalho e sua esposa Helena Albergaria, membros da "Companhia do Latão", comentam o percurso e o projeto do conhecido grupo de teatro, interessado em refletir criticamente sobre o presente e com grande interesse na obra de Brecht. 

No domingo, dia 30, integrando o segundo ciclo temático, o pesquisador e doutor em história Amílcar Guidolim reflete sobre como a união de militares e civis, no contexto do movimento tenenista de 1924, desencadeou na marcha da Coluna Prestes pelo Brasil. Neste dia, Guidolim estará lançando o livro "Militares e Maragatos em Armas: as revoltas tenentisast de 1924 e a formação da Coluna Prestes no Rio Grande do Sul", resultado de sua tese de doutorado.

As mesas são gratuitas e as senhas ficam disponíveis com uma hora de antecedência das atividades.