Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Cânticos da terra

Canções de Almeida Prado sobre cânticos de Lupe Cotrim
(palestra e apresentação musical)
Dia 27, sexta-feira – das 12h30 às 13h30
Local: Auditório

Poucos meses antes de morrer, o compositor José Antônio de Almeida Prado tomou conhecimento do bestiário Cânticos da terra, coletânea de poemas sobre animais de autoria da poeta paulista Lupe Cotrim Garaude. Com isso, nasceram as canções de câmara Cânticos da terra – uma das últimas obras criadas pelo compositor, cuja finalização contou com apoio da FAPESP e que, pela primeira vez, serão executadas na íntegra.
Antes do concerto haverá uma palestra sobre o compositor e a poeta, por Leila Gouvêa - autora do livro Estrela breve: Lupe Cotrim – uma biografia literária, recentemente publicado pela Imprensa Oficial. 

Compositor:
José Antônio Rezende de Almeida Prado (1943-2010) é considerado um dos maiores nomes da música erudita contemporânea brasileira, com um catálogo formado por mais de quinhentas obras e muitos prêmios. Além de compositor, foi professor da Unicamp, maestro, pianista e Membro da Academia Brasileira de Música.
Poeta:
Lupe Cotrim Garaude (1933-70) foi uma das mais destacadas poetas da cena literária brasileira dos anos 1950-60. Prematuramente falecida, aos 36 anos, deixou sete livros de poesia – o último dos quais, Poemas ao outro, triplamente premiado (Governador do Estado, Fundação Cultural de Brasília e Jabuti). Com formação em filosofia, foi professora da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, cujo centro acadêmico leva seu nome. Aficionada pela música de concerto, estudou canto lírico por vários anos.
Intérpretes:
Maximiliano de Brito, pianista, professor e compositor. É graduado em piano pela Universidade Federal de Uberlândia. Continuou os estudos na Alemanha, na Universidade de Bremen e na Escola Superior de Música de Hamburgo. Em parceria com o barítono Renato Mismetti, desenvolveu projetos como o Poesia&Música, de divulgação da música e da literatura brasileiras na Europa.
Pedro Ometto, bacharel em canto pela Unesp, integra desde 2004 o Núcleo Universitário de Ópera (NUO), com o qual vem-se apresentando regularmente. Dentre os papéis operísticos apresentados destacam-se Danilo (A viúva alegre), Papageno (A flauta mágica), Schaunard (La Bohème) e, recentemente, Major Blanco, da ópera Magdalena, de Villa-Lobos, na produção do Theatro Municipal de São Paulo.

Palestrante:
Leila V.B. Gouvêa é doutora e pós-doutora em literatura brasileira pela USP. Autora de vários livros, entre os quais Estrela breve: Lupe Cotrim, uma biografia literária (Imprensa Oficial, 2011), fruto de seu pós-doutorado, com bolsa da FAPESP, realizado no Instituto de Estudos Brasileiros da mesma universidade (IEB-USP). Cursou cinema e graduou-se em jornalismo pela ECA-USP, onde foi aluna da poeta Lupe Cotrim.